Geral
01/03/2023 16:02 - Sem desperdício: cresce o nível de consciência e influencia na hora da compra
Consumidores estão cada vez mais preocupados com o desperdício de comida e aceitam produtos imperfeitos desde que com custo mais acessível
Os consumidores estão cada vez mais conscientes e exigindo posturas diferenciadas das empresas e marcas. Uma das questões mais atuais é o combate ao desperdício. Pesquisa realizada pela consultoria Capgemini sobre perda e desperdício de alimentos – que chega a 40% da produção global – identificou que os consumidores estão ansiosos para mudar. Tanto que, a grande maioria, recorre à lista de compras para não se exceder no supermercado. Nos últimos 12 meses, as buscas online por métodos para aumentar a vida útil dos alimentos em casa cresceram 80%.
O levantamento ouviu 10 mil pessoas e executivos de mais de mil empresas do setor na América do Norte, Europa e Ásia.
Mas esse cuidado não é exclusivo: eles querem compartilhar com as marcas. Hoje, 61% deles acreditam que marcas, lojas e supermercados devem fazer mais para ajudar a reduzir o desperdício e 57% se sentem desapontados com essas organizações por não se importarem o suficiente com o problema.
Embora as empresas acreditem que estão tomando medidas positivas para reduzir o desperdício, o público quer que elas façam mais em áreas como inovação de produtos, embalagens, clareza dos rótulos de data de validade e educação do consumidor.
Por exemplo, as pessoas gostam de ver etiquetas digitais com mais informações úteis em códigos QR, que fornecerão mais informações sobre a jornada e a qualidade do produto. Apenas 33% estão satisfeitos com a rotulagem atual.
Redução de danos
Outras expectativas dos clientes também foram listadas: 76% acreditam que as lojas deveriam oferecer porções apropriadas/customizadas; 67% gostariam de ter acesso a aplicativos que comercializassem os itens não vendidos em supermercados e restaurantes por preços mais baixos; 63% esperam que as vendas online tenham porções e quantidades menores.
O estudo também listou as vantagens que o combate ao desperdício trará para as empresas:
- aumento da confiança do consumidor, pois 91% dos respondentes afirmou estar disposto a comprar de marcas que tratam o desperdício com transparência;
- benefícios financeiros, já que os custos associados às perdas giram em torno de 5,5% das vendas;
- atingir os objetivos de ESG, considerando que o desperdício de alimentos é responsável por 8% da emissão de carbono no planeta.
Ao envolver empresas, varejistas, supermercadistas, consumidores e toda a cadeia produtiva e de transporte, é possível criar novas soluções, evitar perdas e oferecer alimentos mais acessíveis para todos.
Redação SuperHiper
Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria