Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

11/01/2023 12:17 - 3 tendências para incrementar a experiência do cliente

Personalizar os serviços de atendimento é uma das tendências mais relevantes para 2023

 

 

O Panorama Mobile Time/ Opinion Box sobre mensageria no Brasil aponta que 48% dos brasileiros com smartphones receberam mensagens de SMS e 6% enviam mensagens de texto todo dia ou quase todo dia, sendo este um dos canais mais em conta para a comunicação entre marcas e público. 89% dos consumidores querem ter a possibilidade de iniciar uma conversa em diferentes canais móveis e sociais, além de ter a possibilidade de responder mensagens enviadas pelas empresas, deixando mais da metade (53%) frustrado ao descobrir que não poderia responder a uma mensagem de celular enviada por uma marca, segundo relatório State of the Customer Experience, Sinch 2022.


Embora falemos muito em transferência entre canais, na prática o consumidor não quer ir de um para outro. Muitas empresas dizem ser omnichannel, mas na prática não são, e mesmo entendendo do conceito de atendimento multicanal, a experiência oferecida em cada um deles é diferente. O público aguarda por esse movimento das empresas, oferecendo algo voltado para eles e que com pouca interação possam chegar ao resultado final esperado.

 

Para ajudar a afinar a relação entre consumidores e marcas, a Sinch, líder em mensageria conversacional compartilha as 3 tendências estratégicas para impulsionar a experiência do cliente em 2023:

 

  1. Chatbot: investir em uma boa plataforma de mensagens, baseada em Inteligência Artificial, com atendimento 24 horas por dia, capacidade ilimitada de atendimento, pode ser a solução para muitas indústrias. Os resultados positivos de investir nesse tipo ferramenta são percebidos pelo público, que ganha agilidade quando consegue resolver 70 a 80% dos casos sem a necessidade de um atendimento humano.
  2. URA inteligente: criar um menu bem estruturado, disponível 24X7, tem baixo custo e automatiza o atendimento, com maior agilidade para o consumidor. A tecnologia de reconhecimento por voz também é uma aliada nesse processo, trazendo maior segurança ao autoatendimento.
  3. SAC 4.0: dar atendimento especializado, direcionando o consumidor de forma clara e objetiva para o canal ou plataforma que adequado para o problema dele, sem que ele tenha que repetir novamente todas as informações é fundamental. Todos os dados colhidos na jornada de atendimento, como Chatbot ou URA, já são recebidos e o cliente tem uma melhor experiência, com menor tempo de resolução.

 

O cliente moderno está aberto a novas experiências, disposto a experimentar canais mais interativos e está menos interessado em interagir com os seres humanos, porque agora a máquina pode ser mais rápida e eficaz. Em alguns casos, conversar com um assistente pode ser constrangedor, se o tema for renegociação de dívidas, por exemplo. Canais de conversação como WhatsApp ou SMS, por exemplo, permitem essa evolução, com personalização baseada em inteligência artificial e Machine Learning (Aprendizado automático).

 

Portanto, qualquer empresa que queira se diferenciar de sua concorrência em 2023 precisa investir em uma área de CRM (Customer Relationship Management), uma vez que esse software os ajudará a obter os dados do comportamento de seus clientes, analisá-los com frequência para saber o que lhes interessa e, com base nisso, tomar decisões estratégicas que impactam diretamente seus consumidores, criando experiências personalizadas e, com isso, obter resultados que impactam positivamente nos negócios. Engajamento, vendas e fidelização.

 

“Parece um caminho sem volta e vai ao encontro com a Sociedade 5.0. A experiência do consumidor será cada vez mais questionada, serão exigidos altos níveis de atendimento, de resolução de problemas e isso trará às marcas a oportunidade, ou não, de se diferenciarem em um mercado altamente competitivo. De qualquer forma, estamos ainda no começo dessa evolução e não acho que vamos chegar à maturidade do tema em 2023, mas sim nos próximos 5 ou 10 anos. Os próprios canais de comunicação estão buscando se adaptar para essa nova realidade, tudo isso leva tempo”, concluiu Bárbara Gurjão, diretora comercial para América Latina da Sinch.

 

Redação SuperHiper 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>