Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

09/02/2010 11:11 - Revolução nos tecidos

"A comparação que faço é com a fotografia digital". É assim que Roberto Valentim, dono da recém-criada RValentim Estamparia Digital, explica o revolucionário processo de estampar tecidos. A proposta da RValentim é ser uma "grife" no mercado de estamparia, oferecendo serviços cada vez mais customizados e exclusivos para profissionais como arquitetos, decoradores e designers. Ele vai produzir também acessórios - bolsas, lenços de seda, objetos de decoração. "É um caminho sem volta. Esse processo permite agilidade, rapidez, variedade e a possibilidade de imprimir peças únicas, com alta tecnologia", afirma Valentim. As estampas, até pouco tempo atrás, eram feitas por meio de cilindros e quadros de silk screen. Mas a DuPont lançou uma máquina impressora que permite que inúmeras criações - motivos, estampas, cores quaisquer - sejam gravadas em um arquivo digital e vá direto para a impressora. A "sutil" diferença é que do outro lado sai tecido e não papel. Outras vantagens, segundo Valentim, são a redução de estoque e a agilidade no processo. "Com essas impressoras - por enquanto há apenas duas, a da DuPont e uma italiana - os profissionais podem criar o que quiserem, com cores ilimitadas. As provas ficam prontas velozmente e, o mais importante, em pequenas quantidades; nesse mercado vai acontecer tudo muito rápido".

 

Valentim não utiliza nenhum processo químico na produção das estampas. A tinta usada na impressora - a Pigmento, da Dupont - é à base de água e não tem corantes. Ele já está testando imprimir em tecidos de lona de caminhão reciclados e outros feitos de garrafas tipo pet. "Eu pretendo ser 100% sustentável, embora ache o termo 'produto verde' um tanto desvalorizado". O empresário tem diversos anos de experiência nessa área. Durante 17 deles foi diretor de marketing da Artfix Print Solutions, empresa especializada em impressão de cartazes, painéis, adesivos. Ele lembra que quando começou no setor todos usavam o processo de serigrafia e demorou aproximadamente dez anos para surgir os primeiras parques gráficos digitais.

 


Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>