Geral
26/09/2022 14:38 - Oito tendências para o setor de supermercados
Relatório da PSFK mostra como os supermercados podem aumentar seu impacto junto aos consumidores e aumentar suas vendas
*Por Renato Muller
O bureau de tendências PSFK indicou em um report 8 pontos que terão um grande impacto sobre o comportamento das pessoas em suas visitas aos supermercados. Desenvolvido a partir de entrevistas com consumidores americanos, o relatório identifica estratégias emergentes e inovadoras que podem gerar diferenciação e ajudar as redes de supermercados a aumentar a fidelização dos clientes.
Os 8 pontos são os seguintes:
- Ir ao supermercado é um prazer
Nada menos que 89% dos consumidores americanos dizem ter prazer em suas idas aos supermercados. Um em cada cinco afirmam que a experiência é muito prazerosa. “Está claro que os supermercados americanos estão criando boas experiências. A questão é: o que vem depois?”, afirma Piers Fawkes, fundador da PSFK. Com expectativas cada vez mais elevadas, é preciso apresentar experiências cada vez melhores.
- Os consumidores querem otimizar seu tempo
Existe uma boa razão para o avanço dos supermercados em segmentos como food service – muita gente quer fazer uma pausa para comer depois das compras. Participar de eventos e resolver tarefas como pagar contas, ir à academia ou fazer cursos também são razões que levariam os americanos aos supermercados. Transformar o supermercado em um mini shopping center faz sentido do ponto de vista do consumidor. “É preciso pensar no que está alinhado às necessidades dos clientes naquele momento”, recomenda Fawkes.
- Busque parcerias com fornecedores
O varejo não é o único responsável pela entrega de novos serviços e experiências – os consumidores dizem que as marcas têm um papel a desempenhar na criação de produtos e na oferta de soluções. Quase 75% dos entrevistados pela PSFK esperam que as marcas da indústria, prestadores de serviços e outras empresas ajudem a trazer novos produtos e experiências para o PDV.
- Nem sempre tecnologia é a solução…
Muito se fala em adoção maciça de tecnologia e personalização, mas muitos consumidores podem se sentir invadidos quando são recebidos no supermercado pelo nome. O estudo da PSFK indica que, nos supermercados, a personalização não é vista com tanta importância pelos clientes quanto outros serviços e experiências. “Os consumidores não fazem questão de ser chamados pelo nome dentro da loja, mas querem que seu histórico de compras esteja disponível e possa ser acessado pela equipe, pois isso melhora a entrega de ofertas e soluções”, analisa Fawkes.
- Mas tecnologia ajuda muito
Os consumidores já estão acostumados a usar recursos como self checkout e self scanning, seja nas lojas físicas, seja utilizando seus smartphones. Em vez de colocar robôs nas lojas, analise as tecnologias que podem ser usadas para ajudar os clientes a navegar pela loja e encontrar produtos mais rapidamente.
- Envolva a comunidade
A forma como a loja envolve a comunidade que está no entorno é fundamental para criar vínculos e estimular a fidelidade. Isso porque o supermercado é visto como uma parte essencial do bairro. Pessoas se encontram, trabalham ali e acessam outros serviços. Os supermercados são muito mais do que “lugares para vender produtos”: eles podem ser essenciais na integração da comunidade. “As redes de supermercado precisam encontrar um equilíbrio entre suas ambições de crescimento e a capacidade de se conectar com a vizinhança”, comenta Fawkes.
- Seja acessível a todos
Os consumidores esperam que os supermercados estejam acessíveis a todo perfil de cliente – 80% dizem que essa característica democrática é muito ou extremamente importante. “Inclusão é o alicerce de toda comunidade. Por isso, os supermercados precisam abraçar a diversidade – em todas as suas formas”, recomenda o fundador da PSFK.
- Seja sustentável
O impacto que a loja tem sobre o meio ambiente tem uma relação direta com a conexão que ela tem com a comunidade. E faz muito sentido isso: comunidades são feitas de pessoas, que estão cada vez mais atentas ao seu impacto socioambiental. Considerando que os clientes estão dispostos a comprar produtos que reduzam a geração de resíduos e gerem impacto positivo na sociedade, é preciso conectar as iniciativas ESG ao propósito do negócio.
Redação SuperHiper
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