Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

26/09/2022 14:38 - Oito tendências para o setor de supermercados

Relatório da PSFK mostra como os supermercados podem aumentar seu impacto junto aos consumidores e aumentar suas vendas

 

*Por Renato Muller

 

bureau de tendências PSFK indicou em um report 8 pontos que terão um grande impacto sobre o comportamento das pessoas em suas visitas aos supermercados. Desenvolvido a partir de entrevistas com consumidores americanos, o relatório identifica estratégias emergentes e inovadoras que podem gerar diferenciação e ajudar as redes de supermercados a aumentar a fidelização dos clientes.

 

Os 8 pontos são os seguintes:

 

  1. Ir ao supermercado é um prazer

 

Nada menos que 89% dos consumidores americanos dizem ter prazer em suas idas aos supermercados. Um em cada cinco afirmam que a experiência é muito prazerosa. “Está claro que os supermercados americanos estão criando boas experiências. A questão é: o que vem depois?”, afirma Piers Fawkes, fundador da PSFK. Com expectativas cada vez mais elevadas, é preciso apresentar experiências cada vez melhores.

 

  1. Os consumidores querem otimizar seu tempo

 

Existe uma boa razão para o avanço dos supermercados em segmentos como food service – muita gente quer fazer uma pausa para comer depois das compras. Participar de eventos e resolver tarefas como pagar contas, ir à academia ou fazer cursos também são razões que levariam os americanos aos supermercados. Transformar o supermercado em um mini shopping center faz sentido do ponto de vista do consumidor. “É preciso pensar no que está alinhado às necessidades dos clientes naquele momento”, recomenda Fawkes.

 

  1. Busque parcerias com fornecedores

 

O varejo não é o único responsável pela entrega de novos serviços e experiências – os consumidores dizem que as marcas têm um papel a desempenhar na criação de produtos e na oferta de soluções. Quase 75% dos entrevistados pela PSFK esperam que as marcas da indústria, prestadores de serviços e outras empresas ajudem a trazer novos produtos e experiências para o PDV.

 

  1. Nem sempre tecnologia é a solução…

 

Muito se fala em adoção maciça de tecnologia e personalização, mas muitos consumidores podem se sentir invadidos quando são recebidos no supermercado pelo nome. O estudo da PSFK indica que, nos supermercados, a personalização não é vista com tanta importância pelos clientes quanto outros serviços e experiências. “Os consumidores não fazem questão de ser chamados pelo nome dentro da loja, mas querem que seu histórico de compras esteja disponível e possa ser acessado pela equipe, pois isso melhora a entrega de ofertas e soluções”, analisa Fawkes.

 

  1. Mas tecnologia ajuda muito

 

Os consumidores já estão acostumados a usar recursos como self checkout self scanning, seja nas lojas físicas, seja utilizando seus smartphones. Em vez de colocar robôs nas lojas, analise as tecnologias que podem ser usadas para ajudar os clientes a navegar pela loja e encontrar produtos mais rapidamente.

 

  1. Envolva a comunidade

 

A forma como a loja envolve a comunidade que está no entorno é fundamental para criar vínculos e estimular a fidelidade. Isso porque o supermercado é visto como uma parte essencial do bairro. Pessoas se encontram, trabalham ali e acessam outros serviços. Os supermercados são muito mais do que “lugares para vender produtos”: eles podem ser essenciais na integração da comunidade. “As redes de supermercado precisam encontrar um equilíbrio entre suas ambições de crescimento e a capacidade de se conectar com a vizinhança”, comenta Fawkes.

 

  1. Seja acessível a todos

 

Os consumidores esperam que os supermercados estejam acessíveis a todo perfil de cliente – 80% dizem que essa característica democrática é muito ou extremamente importante. “Inclusão é o alicerce de toda comunidade. Por isso, os supermercados precisam abraçar a diversidade – em todas as suas formas”, recomenda o fundador da PSFK.

 

  1. Seja sustentável

 

O impacto que a loja tem sobre o meio ambiente tem uma relação direta com a conexão que ela tem com a comunidade. E faz muito sentido isso: comunidades são feitas de pessoas, que estão cada vez mais atentas ao seu impacto socioambiental. Considerando que os clientes estão dispostos a comprar produtos que reduzam a geração de resíduos e gerem impacto positivo na sociedade, é preciso conectar as iniciativas ESG ao propósito do negócio.

 

Redação SuperHiper 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>