Geral
01/08/2022 14:55 - Na Alemanha, é hora de vender ovos sem embalagem
Rede Kaufland adota sistema de reuso em 280 lojas para evitar as montanhas de lixo geradas por embalagens descartáveis de ovos
*Por Renato Müller
Em várias regiões do mundo, não é incomum que ovos sejam vendidos em unidades nas ruas ou diretamente dos produtores. Mas, nos supermercados, vendê-los em embalagens de papel, isopor ou plástico é parte do dia a dia. A não ser que você visite uma loja do grupo alemão Kaufland.
A varejista decidiu abrir mão das embalagens descartáveis de ovos (que geram uma imensa quantidade de lixo depois do uso dos produtos) e adotar opções reutilizáveis. Em 280 de suas 670 lojas, os consumidores podem comprar uma embalagem de plástico 100% reutilizável para 10 ovos orgânicos por 1,99 euro. No checkout, são cobrados de acordo com a quantidade de ovos comprados.
“Nossa prioridade principal é adotar um design responsável para economizar recursos. Com a nova caixa de ovos reutilizável, nossos clientes podem agora mais uma vez ajudar a evitar materiais de embalagem ao fazer compras e, assim, evitar o desperdício”, disse Stefan Rauschen, Diretor de Compras de Produtos Frescos da Kaufland.
A iniciativa faz parte da visão do Grupo Schwarz, controlador da Kaufland, de utilizar menos plástico e desenvolver ciclos fechados de reuso de produtos. A Kaufland tem investido em diversas frentes para que o uso de materiais de embalagem seja evitado ou reduzido, incluindo potes retornáveis para mantimentos e estações para venda de produtos sem embalagem em suas lojas.
Segundo a WGSN, o uso de embalagens retornáveis para a venda de ovos pode ganhar tração no varejo. Afinal de contas, ovos já são, por natureza, “embalados” individualmente – a maior dificuldade é transportá-los de forma segura. Em mercados como o alemão, o uso de sacolas e embalagens retornáveis é um hábito da população, e mesmo em países sem esse costume não é uma medida difícil de ser adotada. Cada um desses hábitos aumenta a prática dos clientes de agir ativamente para um futuro com menos quantidade de lixo e aumenta as expectativas dos consumidores sobre as ações sustentáveis das marcas.
Redação SuperHiper
Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria