Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

04/07/2022 09:55 - DM, de cartões, fecha compra da Finansinos e prevê girar R$ 10 bi em 24

Por conta da pandemia, compra estava parada no Banco Central desde o fim de 2019 e só agora ocorreu a assinatura final

 

DM Financeira, que atua no segmento de cartões private label para o varejo, acaba de finalizar um movimento que vai permitir ao negócio dobrar o volume total de pagamentos (TPV) dentro de dois anos. A companhia processa hoje um volume financeiro, via cartões, de R$ 5 bilhões e vai ter condições para elevar esse total a R$ 10 bilhões até o fim de 2024.

 

Em busca de financeiras de prateleira, ou seja, que tivessem caído em desuso, a companhia comprou, no fim de 2019, a Finansinos, um grupo da Região Sul do Brasil.

 

Com a pandemia no meio, os processos de aprovação do Banco Central (BC) ficaram parados e só agora a assinatura final aconteceu. O fato relevante foi divulgado na noite de quinta-feira.

 

Com os registros da Finansinos junto ao BC dentro de casa, a DM vai poder buscar funding para sua operação de concessão de crédito via cartão em condições muito mais interessantes. No lugar de contar apenas com mercado de capitais, com instrumentos como FIDCs, debêntures e securitizações, poderá captar via Fundo Garantidor de Crédito (FGC), usando ferramentas como letras de câmbio e recibos de depósitos bancários (RDB), entre outros.

 

“Muitas novas frentes de crescimento se abrem a partir de agora”, explica Tharik Moura, diretor de operações da DM. A companhia vem, ao longo dos últimos três anos, se preparando para esse momento. “A gente percebeu que, ou nos estruturávamos para crescer com força, ou seríamos engolidos”, relembra. “Naquele momento, abria uma fintech por dia no Brasil”, brinca.


A novidade vem a calhar, considerando o cenário de aumento do custo de funding com a alta da taxa de juros. O executivo explica que a DM não colocou o pé no freio, mas tirou do acelerador. A carteira de ativos cresceu 60% no último ano, para R$ 850 milhões. Neste ano, a expansão deve ficar em torno de 30%, mas com as margens preservadas. Ciente do aumento da inadimplência, a estratégia da empresa foi aumentar a venda de serviços e produtos nos melhores clientes e segurar o ritmo de crescimento da carteira.

 

Além de organizar a governança, a companhia também investiu para azeitar toda sua plataforma. Em abril, esses esforços culminaram em um aporte de R$ 100 milhões pela Vinci Partners. Agora, com a flexibilidade que a Finansinos agrega, a empresa vai não só seguir a expansão na frente de cartões, como também se prepara para experimentar novas frentes.

 

Fundada em 2002, em São José dos Campos (SP), por Denis Correia e Moisés Souza, a DM tem atualmente 300 clientes. O foco hoje está principalmente no varejo de supermercados, com quase 95% da operação. “Já fomos focados no pequeno varejo. Hoje, não precisamos ficar restritos. Nosso maior cliente, a BH Supermercados, tem receita anual de R$ 12 bilhões e é a 6ª maior rede do país”, diz, citando outros nomes da carteira como a rede Zaragoza e Sonda.

 

No front, está a entrada no setor de vestuários e utensílios. Um primeiro contrato foi fechado já neste mês. A estimativa de Moura é que os clientes atuais tenham um faturamento somado da ordem R$ 35 bilhões ao ano. Somente nas negociações em andamento, há cerca de 20 e 30 potenciais novos, com receita anual somada e R$ 50 bilhões. “Alguns contratos serão fechados ainda neste ano”, conta.

 

Porém há ainda mais sendo feito. A DM já está tateando outras oportunidades que vão além da expansão da carteira de clientes, como a entrada no ramo de crediário, que ganhou o título gourmetizado de buy now, pay latter, e até mesmo partir para o mercado B2C, com a administração de cartões vendidos diretamente à pessoa física.

 

“O Brasil tem 30 milhões de desbancarizados e nós temos 1,2 milhão de clientes ativos. É um espaço enorme ainda a explorar. Mas sabemos que é preciso ir com cuidado”, ressalta Moura. A DM já tem 118 mil clientes diretos de cartões sem ter feito nenhum esforço de divulgação. A expectativa é colocar esse produto na rua no começo de 2023.

 

Do contrário, sabe que vai prejudicar as conquistas já realizadas. Neste ano, a empresa inaugurou sua participação na Pesquisa Nacional de Cartões de Crédito (PNCC), realizada pela CardMonitor, e conseguiu desempenho impressionante. Tem a melhor nota referente ao serviço de SAC entre bancos e varejistas, a segunda melhor nota como aplicativo e a terceira maior, entre bancos e varejistas, de forma geral. Vale a velha máxima: construir toma tempo e esforço, enquanto destruir é rápido. Por isso, o ritmo cauteloso com as novidades.

 

Fonte: Graziella Valenti, Exame

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>