Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

01/07/2022 10:48 - Multinacional de alimentos ganha mercado em itens de consumo básico

Operação brasileira da General Mills é uma das cinco maiores fora dos EUA

 

 

Dona da Yoki e da Kitano no Brasil, a fabricante americana de alimentos General Mills conseguiu, apesar da crescente inflação em todo o mundo, registrar crescimento de receita e lucro líquido no ano fiscal de 2022, encerrado em 29 de maio.

 

No período, o lucro líquido somou US$ 2,71 bilhões, alta de 15,7% em base anual, e a receita cresceu 5%, para US$ 19 bilhões. O cenário macroeconômico, porém, acendeu a luz amarela para três fatores no ano fiscal de 2023, que começou nos últimos dias de maio: o bolso do consumidor, o ambiente inflacionário e a frequência e gravidade das interrupções na cadeia de suprimentos.

 

A projeção, informou a General Mills em seu relatório de resultados, é que haja crescimento de dois dígitos no custo de produtos vendidos. “Estimamos que a elasticidade de volume aumente, mas permaneça abaixo dos níveis históricos e as interrupções na cadeia de suprimentos se reduzam lentamente em relação ao ano fiscal de 2022.”

 

No ano fiscal encerrado em maio, a subida nos preços e as interrupções na cadeia de suprimentos pesaram sobre as margens. Esse efeito negativo foi reduzido por cortes de despesas gerais e de vendas. A empresa também intensificou desinvestimentos, como a venda do negócio Laticínios Carolina no Brasil, em consonância com um movimento de reformular seu portfólio globalmente.

 

Sem abrir números locais, o presidente da companhia no Brasil, Waldemar Thiago Jr., diz que mesmo com os ventos contrários, a operação registra “crescimento forte”. Esse desempenho colocou o país entre os cinco maiores mercados da empresa fora de Estados Unidos e Canadá. A multinacional opera em mais de 100 países.

 

“Temos ganhado participação de mercado nas categorias que estamos, como temperos, snacks, batata palha e farofa. Esse crescimento vem, em parte, do mercado que está bem favorável para o portfólio e, também, dos nossos investimentos”, afirma o executivo, destacando que os produtos vendidos são de consumo básico, dentro do lar e que se posicionam em diferentes faixas de preços. No último mês, lançou a linha de temperos premium, a Kitano Reserva, com produtos de maior valor agregado.

 

Segundo ele, o consumidor busca por economia, mas também quer risco baixo na hora de comprar. “Você tem menor risco quando vai para marcas confiáveis. Como nossas marcas principais são marcas acessíveis, como Yoki e Kitano, não percebemos tanta elasticidade.” Quem tem portfólio com uma marca forte para jogar bem no meio pode até perder numa ponta, mas ganha na outra. Quem opera mais nas pontas pode ser mais pressionado, argumenta.

 

O executivo reconhece, no entanto, que o cenário exige uma boa calibragem de corte de desperdícios, mix de produtos e reajustes de preços – que “tem acontecido e vão acontecer de acordo com a inflação percebida de insumos”.

 

A companhia também sentiu a migração das vendas para atacarejos, na busca por menores preços. “É o canal e que mais crescemos e notamos avanço mais acelerado das embalagens grandes. Por isso, lançamos versões maiores das embalagens de farofa e amendoins.” (Colaborou Cristiana Euclydes)

 

Fonte: Raquel Brandão e Cristiana Euclydes, Valor

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>