Geral
30/03/2022 11:15 - Supermercados reforçam vocação de saúde e bem-estar
Ideia de “alimento como remédio” ganha força no varejo e é bem aceita por quase metade dos consumidores americanos
Nos Estados Unidos, as redes de supermercados estão indo além de sua missão tradicional de oferecer alimentos a preços competitivos. Cada vez mais, as empresas do setor estão assumindo a vocação de ajudar os consumidores a melhorar sua saúde e bem-estar.
De acordo com o relatório “The Food as Medicine Opportunity in Food Retail”, desenvolvido pelo FMI, 48% dos consumidores acreditam que seu supermercado preferido contribui para sua saúde, índice superior ao de nutricionistas (47%) e farmacêuticos (45%).
Segundo o relatório, a pandemia teve um efeito positivo sobre os hábitos alimentares dos americanos, já que eles perceberam a importância de uma alimentação mais saudável: 35% dos consumidores dizem estar se alimentando melhor do que antes de março de 2020. O mesmo percentual de entrevistados disse que sua visão sobre os alimentos mudou de forma permanente nos últimos dois anos.
Com isso, cresce o conceito de “alimento como remédio”. Nada melhor do que comer comida “de verdade” para estar mais saudável – isso é visto como positivo por 70% dos varejistas ouvidos no estudo.
Quase 80% dos americanos dizem estar comendo mais frutas e vegetais, enquanto 70% passaram a consumir grãos integrais, por exemplo. Quase 40% ativamente buscam produtos com baixo teor de açúcar, 33% com baixo sódio e 31%, itens com muitas fibras e sem adição de açúcar. Isso tem muita relação com o fato de que, atualmente, 48 milhões de residências americanas têm pelo menos um indivíduo com uma doença que vem sendo administrada por meio da dieta, como obesidade, problemas cardíacos ou diabetes.
Para o relatório do FMI, é possível aplicar o conceito de “alimento como remédio” nos supermercados de 5 maneiras diferentes (e complementares): programas de prescrição alimentar, programas de incentivo à alimentação saudável, nutrição personalizada, marketing ao longo da jornada de compras, e educação nutricional personalizada.
Segundo o estudo, os supermercados têm hoje a oportunidade de aumentar suas chances de sucesso ao combinar estrategicamente esses diversos modelos, dando suporte a iniciativas específicas e desenvolvendo indicadores para medir o sucesso das ações.
Redação SuperHiper
Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria