Geral
26/01/2010 11:40 - O fim de Mappin e Mesbla não matou o modelo
A falência do Mappin e da Mesbla no fim dos anos 90 encerrou a era de ouro das lojas de departamento no Brasil - diferentemente de outros países latino-americanos, como o Chile, onde esse formato de varejo ainda resiste. O vácuo deixado por Mappin e Mesbla foi rapidamente ocupado pelos hipermercados, como Carrefour, Extra e Walmart, e pelas redes especializadas em eletrodomésticos e móveis, como Casas Bahia, Ponto Frio e Magazine Luiza.
Mas esse modelo ainda não está totalmente morto. Ao vender uma diversificada lista de categorias, a Pernambucanas e a Lojas Americanas seguem, de certa forma, a tradição das lojas de departamento. Enquanto a Pernambucanas comercializa artigos para o lar, como vestuário, cama, mesa e banho e eletrodomésticos, a Americanas vende desde cosméticos a lingeries e bombons.
Consultores especializados em varejo avaliam que o colapso do Mappin e da Mesbla não deveria ser atribuído ao modelo de negócio em si mas à má gestão das duas grandes varejistas, que foram adquiridas pelo empresário Ricardo Mansur nos anos 90.
Os concorrentes souberam aproveitar a oportunidade. Uma parte dos consumidores, em especial aqueles com maior poder aquisitivo, preferiu migrar para o varejo especializado. A outra parte foi atraída pelos hipermercados e cadeias de eletrodomésticos, que oferecem preços mais baixos e melhores condições de pagamento.
Apesar dos arranhões à imagem, a marca Mappin foi comprada em leilão judicial realizado em dezembro pela Marabraz, por R$ 5 milhões. Os donos da rede de lojas de móveis são avessos à entrevista e não se sabe que fim darão ao nome. A Justiça impediu que Mansur usasse a marca Mesbla, cujo valor é avaliado em R$ 1 milhão, após uma tentativa de abrir um site com o nome da ex-varejista. A marca também terá de ir à leilão.
Veículo: Valor Econômico

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria