Geral
07/12/2021 10:07 - Sem churrasco, Natal deve ter frango e carne de porco à mesa
ABPA revela que venda de kits natalinos poderão crescer em comparação ao ano passado
A transferência de demanda da carne bovina para proteínas mais baratas, que tem ocorrido neste ano – como reflexo, também, do aumento dos preços dos alimentos – deve prosseguir no consumo associado às festas de fim de ano. A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) estima que as vendas de kits natalinos deverão crescer até 3% neste ano em relação a 2020.
O aumento da inflação e o alto desemprego no país pressionam o poder de compra da população, o que deve reforçar a procura por carnes de frango e suína. Fernando Iglesias, analista da Safras & Mercado, diz que o frango deve ser o principal beneficiado pela alta da carne bovina, uma vez que é a proteína com o preço mais acessível. No caso da carne suína, o último bimestre é, historicamente, o período de maior consumo dessa proteína.
“As celebrações serão de aves e suínos, e não de churrasco [de carne bovina] e bacalhau”, afirma o vice-presidente de Mercado Brasil da BRF, Sidney Manzaro. A companhia projeta que o número de reuniões familiares deverá crescer em comparação com o ano passado, já que 70% da população brasileira completou o ciclo vacinal contra a covid-19.
Rafael Palmer, diretor de marketing da Seara, acredita que as comemorações se estenderão ao longo de todo o mês. “Nossa expectativa é superar o crescimento que tivemos no Natal de 2020, de 8% em volume e 23% em faturamento”, diz ele. Já a Cooperativa Aurora projeta vendas 5% maiores do que em 2020, segundo o diretor-presidente de mercados, Leomar Somensi.
Para o presidente da ABPA, Ricardo Santin, a retomada do trabalho presencial também impulsionará o consumo nesse período, já que em bares e restaurantes é mais comum haver “sobras” no aproveitamento dos cortes. O pagamento do 13º salário, a possível aprovação do Auxílio Brasil, programa que substituiu o Bolsa Família, e a restrição de viagens internacionais devido à variante ômicron do coronavírus também são elementos importantes para o aumento do consumo no mercado interno.
De olho nas famílias que não consomem aves inteiras ou mesmo que não podem pagar pelos tradicionais superfrangos natalinos, as empresas expandiram seus portfólios de pratos prontos. “Estamos preparados para essas ocasiões de consumo”, afirma Sidney Manzaro, da BRF. Já Leomar Somensi, da Aurora, diz que a crise econômica fez com que o consumidor valorizasse os produtos de qualidade para não “errar e ter que desembolsar outra vez”.
O mercado brasileiro atingiu um novo patamar de preços e custos, que deve se manter, avalia Santin. Para o presidente da ABPA, o cenário para o primeiro semestre de 2022 é de cotações dos grãos estáveis ou até um pouco abaixo – mas não muito – durante a colheita de uma safra que provavelmente será farta. Iglesias concorda que a perspectiva é de oferta suficiente, mas reforça que o “mercado climático” ainda exige atenção.
Fonte: Valor
Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria