Geral
22/01/2010 08:27 - Aprovada compra da Montes Claros pela 3 Corações
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, quarta-feira, a compra da Montes Claros pela Três Corações.
O negócio foi realizado em 2009 e elevou para mais de 54% o domínio da Três Corações nas vendas de capuccino, além de ampliar a participação nos mercados de café com leite e café torrado e moído. Mas foi aprovado porque, segundo o relator do processo, conselheiro Olavo Chinaglia, as participações da Montes Claros eram muito pequenas e pouca acresceram à Três Corações. O Cade determinou apenas uma mudança na operação: reduziu a cláusula de não concorrência entre as empresas de dez para cinco anos.
No mercado de café torrado, a liderança é da Sara Lee, que detém as marcas Pilão, Do Ponto, Caboclo, União e Seleto. Ao todo, essas marcas dão 20,3% à Sara Lee. O grupo Santa Clara é o segundo, com as marcas Absoluto, Três Corações, Pimpinella e Kimimo (14,3%). Em terceiro, está a Melitta e a Bom Jesus, com 7,7%. A Montes Claros tem só 0,6%.
No mercado de capuccino, a Santa Clara é líder, com 54%. O segundo lugar está bem distante: são 10% de participação da Companhia Cacique Café Solúvel. O domínio da marca Três Corações está bem acima do piso de 20% previsto pela Lei Antitruste (nº 8.884). É a partir de 20% do mercado que o Cade e as secretarias de Direito e de Acompanhamento Econômico (SDE e Seae) dos ministérios da Justiça e da Fazenda passam a olhar com mais atenção para a operação. Porém, a Montes Claros tem só 0,4% do mercado de capuccino.
Com esse dado, as secretarias concluíram que o ganho de mercado decorrente da operação é insuficiente para aumentar o poder da Três Corações de maneira a ameaçar a concorrência. Assim, a SDE e a Seae recomendaram ao Cade a aprovação do negócio.
No mercado de café com leite, a situação é bem mais tranquila. A Três Corações tem 5,2% e a Montes Claros, 0,05%. Aqui, a operação vai manter o grupo Santa Clara no segundo lugar, seguido pela Melitta, com 4%. A liderança é da Nestlé, com 31%.
Veículo: Valor Econômico

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria