Geral
21/01/2010 14:53 - Radar mais amplo para novas aquisições
Depois de adquirir o Ponto Frio e a Casas Bahia, o que mais o Grupo Pão de Açúcar pode comprar? A resposta é ampla. Redes de farmácias, postos de gasolina e até mesmo cadeias de vestuário podem entrar no radar da companhia. Em princípio, e a grosso modo, tudo que é vendido em um hipermercado interessa à maior varejista do país.
"Nos consideramos uma varejista no sentido mais amplo, não só de alimentos", afirma Enéas Pestana, que assumiu recentemente o cargo de vice-presidente executivo de operações - em inglês, chief operating officer (COO). Pestana deve ser conduzido à presidência do Pão de Açúcar no futuro.
Para definir o que serve e o que não serve para a varejista, Pestana usa o termo "aderência estratégica". Isso quer dizer que, para que o Pão de Açúcar se interesse por um novo negócio, é preciso que haja alguma complementariedade e ganhos de sinergia. "Se a operação dá retorno e há algum fator que irá alavancar o mercado, ela pode nos interessar", diz Pestana. No caso da aquisição da Casas Bahia e do Ponto Frio, o que pautou o apetite do grupo foi a recuperação do mercado imobiliário. "Se você compra uma casa, vai querer comprar uma geladeira, um sofá", diz Pestana.
Chegaram a circular rumores, antes do anúncio da aquisição da Casas Bahia, de que o Pão de Açúcar estava conversando com uma grande rede varejista de material de construção, mas os boatos não são confirmados.
Um negócio mais provável seria a aquisição de uma rede de farmácias, segmento em que o Pão de Açúcar vem realizando uma forte investida nos últimos anos. E alguns possíveis alvos de aquisições no setor já são cogitados pelo mercado. Segundo Pestana, está nos planos da companhia a abertura de drogarias independentes, que não estejam necessariamente anexas à alguma loja. E isso também vale para postos de combustíveis. Nos dois casos, a empresa decidiu usar a marca Extra. (CF)
Veículo: Valor Econômico

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria