Geral
21/01/2010 10:46 - Carrefour planeja investir R$ 2,5 bi em dois anos
As três gigantes do setor de supermercados planejam investimentos recordes para este ano, com a maior parte dos recursos destinados para a região Nordeste. O Carrefour anunciou ontem que vai aplicar R$ 2,5 bilhões no biênio 2010/2011, segundo o diretor Financeiro da companhia, Daniel Magalhães. Neste ano, serão aplicados R$ 1,250 bilhão. No ano passado, os investimentos somaram R$ 1 bilhão.
"Excluindo a compra da rede Atacadão em 2007 por R$ 2,2 bilhões, os investimentos em expansão para este ano serão recordes", disse o executivo. Magalhães não deu detalhes sobre o número de lojas que serão abertas, nem sobre a criação de postos de trabalho. "Estamos discutindo os detalhes com o grupo na França." Ele adiantou, porém, que o foco da expansão será as regiões Norte e Nordeste e que a marca Atacadão deverá absorver a maior fatia dos recursos. "Neste trimestre, vamos abrir um novo centro de distribuição em Manaus."
Segundo Magalhães, o Carrefour tem forte presença no Norte e Nordeste e já se beneficiou dos ganhos de renda das classes C e D. Sem revelar cifras, ele disse que o faturamento da rede cresceu 14,1% em 2009 na comparação com o ano anterior e que a rede Atacadão cresceu no mesmo período 10%, levando-se em conta as mesmas lojas.
No mês passado foi a vez do Walmart, o maior varejista do mundo, anunciar os planos para este ano. A companhia vai aplicar R$ 2,2 bilhões em 2010. O presidente da companhia no Brasil, Héctor Núnez, disse, na época da divulgação, que é o maior aporte de capital no País desde que a empresa iniciou a operação no Brasil, há 14 anos. Além disso, é uma cifra quase 40% superior à que foi investida em 2009 (R$ 1,6 bilhão). Também o foco da rede será as classes de menor renda C, D e E. Das 104 novas lojas previstas para este ano, mais da metade delas serão das bandeiras Todo Dia (varejo) e Maxxi (atacado).
"O Nordeste será o campo de batalha das redes", observou Eugênio Foganholo, consultor da Mixxer Empresarial. Além dos ganhos de renda obtidos pela população local, ele ressaltou que pesquisas indicam que o Nordeste é a região com menor presença de grandes redes de supermercados.
Veículo: O Estado de S.Paulo

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria