Geral
20/01/2010 10:26 - No Brasil, empresas lideram em balas e gomas
Cadbury e Kraft são duas grandes competidoras não apenas no mercado americano, mas também no Brasil. A Cadbury é dona de 70% das vendas de goma de mascar no País, graças a produtos como Trident, Bubbaloo e Chiclets. A marca mais vendida é a Trident. A empresa é ainda dona da marca Halls, referência no mercado de balas.
A Kraft também tem participações expressivas no País. Exibe 36,4% de participação nas vendas de chocolates (a liderança é da Nestlé), 11,5% nas de biscoito, 46,7% em bebidas em pó (refresco) e 34% em sobremesas, segundo dados do Instituto Nielsen. Entre as principais marcas estão a Lacta (com chocolates como Bis e Diamante Negro), Club Social, Trakinas, Tang e Royal (gelatinas). Apesar disso, caso o negócio entre as duas seja concretizado e se o portfólio atual for mantido, não deve haver sobreposição de produtos.
"O mercado nacional tem crescido muito e os investimentos, aumentado ano a ano. Não teria porque qualquer empresa estabelecida no Brasil, seja lá por qual motivo, optar por encolher a operação", analisa Getúlio Ursulino Netto, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Balas e Derivados (Abicab).
Atualmente, segundo Ursulino, o País ocupa o quarto lugar no ranking mundial de consumo de balas e chocolates e conta com 85 empresas. O consumo per capita é baixo. Dos 180 milhões de habitantes, 85 milhões são consumidores regulares e 50 milhões, eventuais. Ou seja, ainda há 45 milhões que não compram nem uma bala.
Em 2009, a Kraft anunciou a construção de uma fábrica em Vitória de Santo Antão (PE). Hoje, emprega cerca de 7 mil pessoas nas 4 fábricas no País. Em 2008, faturou R$ 4 bilhões. A Cadbury faturou R$ 1 bilhão e tem crescido 15% ao ano. Tem 2.300 empregados e uma fábrica em Bauru (SP).
Veículo: O Estado de S.Paulo

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria