Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

14/01/2010 11:02 - Redes enxugam número de marcas próprias

O Walmart e o Grupo Pão de Açúcar aglutinam suas marcas próprias para ganhar escala e reduzir custos. As duas varejistas abandonam as marcas "de bandeira", vendidas em uma rede apenas, e migram seus produtos para um guarda-chuva de marcas próprias "transversais", que podem ser vendidas em qualquer loja, independentemente do formato, seja um supermercado ou hipermercado.

 

Com essa nova estratégia, as varejistas não vão mais precisar fazer embalagens diferenciadas para cada rede de lojas, o que vai proporcionar ganhos de escala e diminuir os custos de distribuição. O Grupo Pão de Açúcar planeja manter apenas duas marcas próprias, a Taeq e a Qualitá, e aposentar as demais marcas associadas às bandeiras - até mesmo à da rede de supermercados Pão de Açúcar, a mais sofisticada, do grupo, ou do Extra.

 

A Taeq passa a ser a marca institucional e conceitual do Grupo Pão de Açúcar, identificada com atributos como bem-estar e saúde. E a Qualitá será a marca de combate, para "brigar" por preço com as marcas líderes de cada categoria. "Com isso, poderemos aproveitar as sinergias", diz Isadora Sbrissa de Campos, gerente da marca Taeq.

 

Em seu reposicionamento estratégico, que ainda está em fase de finalização, o Walmart elegeu quatro marcas ou quatro "alicerces", diz Fernando Rossini Menezes, vice-presidente no Brasil. Os nomes escolhidos ainda são segredo. Um deles será a marca Sentir Bem, cujo posicionamento assemelha-se ao da Taeq e da Viver, do Carrefour.

 

O Walmart lançou sua marca própria de produtos saudáveis e orgânicos em julho de 2009, seguindo um caminho já trilhado pelos concorrentes. O Carrefour e o Pão de Açúcar criaram, respectivamente, as marcas Viver e Taeq no fim de 2006. O Pão de Açúcar, porém, foi bem mais longe do que as suas duas rivais. A lista de produtos vendidos com a chancela Taeq inclui vários itens não-alimentícios, de roupas de esporte a artigos de decoração. Há até mesmo o registro de uma bicicleta com a marca Taeq no Instituto Nacional de Proteção Industrial (INPI), embora o produto não tenha sido lançado.

 

As demais três marcas próprias do Walmart no Brasil, diz Menezes, terão distintos posicionamentos de preço: premium, intermediário e de baixo custo. Em vez de construir uma marca do zero como fez o Pão de Açúcar com a Qualitá, o Walmart pode apropriar-se de marcas próprias locais que já estão em seu portfólio e transformá-las em marcas transversais. A multinacional acumulou extensa lista de marcas após a aquisição do Bompreço, no Nordeste, e das cadeias Nacional, Mercadorama e Big, no Sul. Além dessas, há ainda Walmart, Todo Dia e Sam's Club.

 

Além dessas quatro marcas, o Walmart vai manter a marca global Great Value, para importados. O Carrefour e o Pão de Açúcar adotam a mesma estratégia com as marcas Carrefour Seleción e Casino. O Carrefour adota apenas um nome tanto para os supermercados como para os hipermercados - a rede apenas usa a assinatura "Carrefour Bairro" para diferenciar as lojas de vizinhança. Mesmo a Viver está associada à marca Carrefour nas embalagens, explica Claudio Irie, diretor de marcas próprias do grupo.

 

A multinacional chegou a usar no Brasil a bandeira Champion, mas voltou atrás há cerca de cinco anos devido ao fraco desempenho desses supermercados.
 

 

Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>