Geral
13/01/2010 13:37 - Margem da indústria de papel será reduzida por importações
Em um ano de aquecimento da economia, somado a eventos como as eleições e a Copa do Mundo, a indústria brasileira do papel e de produtos derivados deve consolidar sua recuperação econômica, mas será pressionada pelo aumento do custo da celulose, bem como pelo câmbio favorável às importações. Com isso, os preços devem se manter estáveis mas, segundo analistas, as margens devem sofrer redução.
"O preço da celulose, em dólar, continua subindo e, além disso, ainda não acompanhou o reajuste em real", explica Felipe Ruppenthal, analista da Geração Futuro Corretora de Valores. "Esses reajustes aumentam o custo de produção e poderão ser repassados ao preço do papel." Por outro lado, Ruppenthal ressalta que a taxa de câmbio, apesar de estar se estabilizando, favorece as importações. "A precificação do papel é mais complexa que a da celulose, mas vai ser impactada pelo aumento da demanda e do custo, de um lado, e a taxa de câmbio, do outro", completa.
Nesse sentido, o primeiro termômetro é o período de volta às aulas, apesar do impacto pequeno nas vendas totais de papel no mercado interno. Para 2010, as empresas papeleiras prevêem um aumento médio de até 15% nas vendas de papel cut size (papel cortado, utilizado principalmente para imprimir) em relação ao ano passado, considerado um dos piores para a indústria. Segundo dados da Associação Brasileira de Papel e Celulose (Bracelpa), a queda nas vendas domésticas de papel chegou a 3,5% de janeiro a novembro passado, sendo que a categoria papel para imprimir e escrever apresentou redução de 6,2%.
Na contramão do mercado em geral, algumas empresas conseguiram se sobressair e registraram recuperação nas vendas nesse segmento, sendo que a International Paper cresceu 6% e a Suzano Papel e Celulose, 12%.
A Suzano se preparou para o período de volta às aulas com três lançamentos de produtos cut size licenciados, além da renovação do material de marketing e reforço na equipe de vendas. "A Suzano tinha um gap no nicho feminino da linha infantil e isso foi corrigido com os novos lançamentos", conta Adriano Canela, gerente de Marketing da Unidade Papel da Suzano. "Com isso, devemos ter um crescimento de 20% a 25% nas vendas da linha infantil."
Já a International Paper aposta em um aumento de 8% nas vendas de cut size, em relação a 2009. No entanto, as vendas de papel cortado da companhia se diluem ao longo do ano, conforme o consumo dos usuários corporativos. Nilson Cardoso, diretor Comercial da International Paper, acrescenta que o fornecimento de papel para os fabricantes de cadernos se manteve semelhante ao ano de 2008.
Produto acabado
Com um investimento de R$ 2,5 milhões em lançamentos, o Grupo Bignardi, responsável pelos cadernos Jandaia, aposta em um incremento de 25% nas vendas, em relação a 2009, ano que fechou com crescimento de 23%. No entanto, Ivan Bignardi, diretor de Exportação e Marketing do grupo, ressalta que esse desempenho se restringe ao mercado interno. "Enquanto o mercado doméstico estiver aquecido, o governo não vai dar atenção aos exportadores", afirma Bignardi, acrescentando que, no ano de 2006, as vendas externas dos caderneiros alcançaram US$ 80 milhões e, em 2009, despencou para US$ 25 milhões.
Em um ano de aquecimento da economia, somado a eventos como as eleições e a Copa do Mundo, a indústria brasileira do papel e de produtos derivados deve se recuperar, mas será pressionada pelo aumento do custo da celulose, bem como pelo câmbio favorável às importações. Segundo analistas, os preços devem ficar estáveis, mas as margens terão redução. O primeiro termômetro será a volta às aulas. Empresas como a International Paper e a Suzano preveem aumento de até 15% nas vendas de papel cut size.
Veículo: DCI

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria