Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

30/09/2021 10:35 - M. Dias Branco adquire dona da Fit Food e investe em snacks saudáveis

Companhia paranaense também detém as marcas Frontera e a linha de temperos Smart

 

A dona dos biscoitos Piraquê e das massas Adria vai diversificar o cardápio com snacks saudáveis, molhos e petiscos mexicanos. A M. Dias Branco acaba de anunciar a aquisição da Latinex por R$ 180 milhões, um montante que pode chegar a R$ 272 milhões com earnout, marcando sua entrada num categoria de margens mais altas que a média da indústria.

 

A Latinex é dona das marcas Fit Food, que abrange desde biscoitos de arroz e chips veganos até chocolate com colágeno e amêndoas com vitaminas. Também detém a marca Frontera, que produz as famosas tortilhas, massas para tacos e molhos mexicanos, e a marca de chips Tyrrells. O negócio ainda marca a entrada da M. Dias Branco em molhos e condimentos, já que a Latinex é dona da Smart e Taste&Co.

 

“É nossa primeira aquisição em healthy foods, uma categoria que já vínhamos falando com o mercado que queremos entrar com força e está dado o primeiro passo”, disse Gustavo Theodozio, vice-presidente de investimento da M.Dias Branco, ao Pipeline. A margem bruta dos produtos da companhia é, em média, 10% acima do portfólio da M.Dias — ou seja, pra lá de 40%.

 

Criada na paranaense São José dos Pinhais, a Latinex foi fundada por Eduardo Moraes, um empreendedor com histórico em construção de marcas que tornou a empresa conhecida em São Paulo e tem apenas seis anos de atuação. A M. Dias, que vem fazendo esforços de inovação no portfólio, quer aproveitar esse conhecimento. No acordo firmado, Moraes vai ficar na companhia até 2023, pelo menos.

 

“Queremos dar escala para as marcas, com nossa capacidade de distribuição do sul ao norte do país, com 15 fábricas e 30 CDs, mas sem perder a essência de companhia inovadora e do marketing arrojado. Vamos manter como unidade de negócio de saudabilidade”, conta Theodozio.

 

O executivo destaca que essa estratégia de inovação e marketing nas linhas de maior valor agregado ajudam a rejuvenescer também a marca da própria M. Dias Branco. A negociação, que tinha sido iniciada em 2019 e foi suspensa com a pandemia, foi retomada em janeiro. A Latinex já vinha sendo assediada por fundos de private equity e a M. Dias aumentou a pressão para fechar negócio ainda este ano, com a aprovação regulatória até o fim de 2021.

 

Num plano de ação já anunciado pela M.Dias Branco para retomar o crescimento com lucratividade, a companhia já tinha anunciado algumas inovações na Piraquê — o negócio de biscoitos responde por 50% das vendas. A estratégia da M.Dias Branco também passa por parcerias — a companhia entrou na Bees, plataforma da Ambev para que bares e restaurantes comprem além da cerveja, no Zé Delivery — e vem desbravando o mercado externo.

 

O grupo também mexeu no portfólio, unificando marcas e retirando mais de 70 SKU de circulação para se concentrar em produtos de maior rentabilidade. Na gestão do footprint, a M. Dias Branco fechou dois centros de distribuição e engatou negociações com operadores logísticos pare rever os contratos.

 

A aquisição mal adiciona dívida, uma vez que a Latinex tem cerca de R$ 21 milhões de dívida líquida e a alavancagem da compradora é quase zero. A M. Dias Branco vale R$ 10,8 bilhões em bolsa e já tem outras aquisições na mesma linha no radar.

 

Fonte: Valor Econômico 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>