Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

04/01/2010 09:23 - Gigantes do varejo acirram disputa na web

Entrada de empresas como Casas Bahia e Walmart dificulta a vida de Submarino e Americanas

 

O interesse dos grandes varejistas tem ampliado a competição na rede mundial e tornado mais difícil a vida de pioneiros como a B2W, dona do Submarino e da Americanas.com. A compra das Casas Bahia pelo Pão de Açúcar, no começo do mês, e a estreia do Carrefour, esperada para o próximo ano, prometem acirrar ainda mais a briga pelo consumidor virtual.

 

Segundo estimativa da consultoria E-Bit, o varejo online brasileiro faturou R$ 10,5 bilhões no ano passado, excluindo viagens e automóveis, um crescimento de 28% sobre 2008. O total de pessoas que compram pela internet no País chegou a 17 milhões em 2009, de acordo com a consultoria.

 

"Os grandes varejistas entram com mídia e a força da marca na internet, colocando volume no comércio online", afirmou Emerson Duran, diretor de Produtos de Captura da Redecard. O Walmart estreou na internet brasileira em outubro de 2008, e as Casas Bahia em fevereiro de 2009.

 

Inaugurada com um investimento de R$ 3,7 milhões, as Casas Bahia esperam que a loja virtual responda por 2% do faturamento da rede no primeiro ano de funcionamento. Segundo a empresa, o total de visitantes únicos do site tem aumentado em média 22% por mês.

 

Juliana Campos, analista da Ativa Corretora, estima que a participação de mercado da B2W caiu de 54% em 2008 para 47% no primeiro semestre de 2009. Eles também foram obrigados a reduzir sua margem bruta em cerca de 0,5 ponto porcentual, segundo Juliana.

 

"A ameaça maior está na união entre Pão de Açúcar e Casas Bahia", disse a analista. "Por serem uma operação muito grande de eletroeletrônicos, eles conseguem comprar mais barato, por causa das lojas físicas." A B2W não quis dar entrevista.

 

O diretor de E-Commerce do Walmart, Flávio Dias, afirmou que os resultados têm sido melhores que o esperado. "Estamos um ano e meio à frente do planejado", disse o executivo. "No terceiro mês de operação, a loja virtual já faturava mais do que qualquer loja física sozinha." A empresa estuda ampliar as categorias de produtos que vende pela internet, como roupas. O varejista já comercializa alimentos via rede em três cidades ? Porto Alegre, Curitiba e Joinville ? e avalia expandir o serviço para outras cidades do País.

 

Durante o período de compras de Natal, entre 15 de novembro e 24 de dezembro, o comércio eletrônico movimentou R$ 1,6 bilhão, segundo a E-Bit. Trata-se de uma elevação de 28% sobre o mesmo período de 2008.

 

O avanço ficou bem acima do varejo físico, que avançou 6,8% no período, segundo a Serasa Experian. Os livros foram a categoria mais vendida de produtos, seguida dos eletrodomésticos (que recebeu incentivo da redução Imposto sobre Produtos Industrializados) e dos itens de saúde, beleza e medicamentos.

 

"O aumento do comércio eletrônico vem acelerando", afirmou o diretor da Redecard. "Isso pôde ser percebido principalmente no segundo semestre, quando houve uma melhora da economia. O potencial é imenso."

 

Em outubro, a Redecard registrou um aumento de 54% no volume de transações na internet, em comparação ao mesmo mês de 2008. No ano, as vendas pela rede mundial já correspondem a 10% do faturamento da companhia.

 


Veículo: O Estado de S.Paulo

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>