Geral
23/12/2009 10:42 - Detergente líquido entra no carrinho das classes D e E
Para milhões de brasileiros que pertencem às classes D e E, 2009 foi o ano em que eles deixaram de lavar louça com sabão em pedra para usar detergente líquido. Embora pareçam pouco importantes, mudanças de hábitos de consumo como essa - ocorridas com a parcela mais pobre da população - foram o principal destaque do consumo de bens não duráveis no país, segundo estudo da LatinPanel, divulgado ontem. A pesquisa apontou que, na hora de ir ao supermercado o brasileiro com renda familiar de até R$ 1.840 consumiu itens que antes não podia comprar.
"O número de categorias no carrinho de compras desses brasileiros saltou de 15 produtos para 18, na comparação com o mesmo período de uma ano atrás. Eles passaram a incluir água sanitária, detergente líquido e massa instantânea em todas as compras que fizeram nesse terceiro trimestre", explica Christine Pereira, diretora comercial da LatinPanel.
Assim como os mais pobres, as classes C e A/B também passaram a comprar com frequência itens que antes não consumiam. O carrinho da classe C, por exemplo, passou de 17 itens no terceiro trimestre de 2008 para 22 agora. Os itens agregados foram iogurte, limpadores multiuso, salgadinhos e massa instantânea. Já as classes AB elevaram o número de itens de 24 para 25.
"Isso significa que a penetração da maior parte dos produtos aumentou", explica Christine. "Mais lares estão comprando regularmente o que antes não compravam ou só compravam esporadicamente", completa ela.
Por isso, na média, a pesquisa apontou que o consumo de bens não duráveis cresceu 9,7% em volume no terceiro trimestre, em relação a igual período de 2008. De janeiro a setembro, a alta no consumo de bens não duráveis foi de 0,8% em volume médio em relação aos primeiros nove meses de 2008.
Tanto em uma comparação como em outra, as maiores altas foram registradas entre os consumidores das classes De E. No trimestre, esse grupo comprou 16,8% mais em volume. A classe C consumiu 7,7% mais e a AB, 5,2%. Nos nove primeiros meses do ano, o grupo DE foi o campeão de consumo, com 17% mais compras em volume. A classe C consumiu 9% mais e a AB, 7%. A média geral de janeiro a setembro somou elevação de 10,8% sobre o mesmo período de 2008.
As classes D e E puxaram a expansão, com 14,3% de aumento de gastos. O segundo maior crescimento se deu na classe AB (9%). Seguida pela classe C (8,4%).
Refletindo a compra de mais produtos, o gasto médio pelas famílias com as cestas de alimentos, bebidas, higiene pessoal e produtos de limpeza também cresceu: 10,7% no terceiro trimestre de 2009, ante o mesmo período de 2008 e 12% entre janeiro e setembro deste ano. "Houve estabilidade de preços na maioria dos itens", explica a executiva da LatinPanel. "Esse fator, mais o fato de a população ter alcançado mais renda explicam a alta no consumo", diz. "A prova disso é que somente categorias que tiveram aumento de preço neste ano - como polpas e molhos de tomate e absorventes femininos - apresentaram queda nas vendas em volume", diz Christine.
"O consumidor brasileiro está confiante e por isso ele compra mais", afirma José Reinaldo Riscal, gerente de produtos da Nielsen. O instituto analisou o nível de confiança do consumidor em 54 países entre 28 de setembro e 16 de outubro deste ano. Na comparação com as outras nações analisadas, o brasileiro ficou em quarto lugar, com 108 pontos, perdendo apenas para Índia (120 pontos), Indonésia (115 pontos) e Noruega (110 pontos). "O índice de confiança acompanha as mudanças no estilo de vida da população e o brasileiro tem consumido mais", afirma Riscal.
Veículo: Valor Econômico

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria