Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

18/12/2009 09:59 - Varejo prevê alta de 15% na venda de material escolar

Mesmo antes de terminar as vendas de Natal, várias redes de papelaria e supermercado vivem a expectativa da volta às aulas, que representa o melhor período de vendas do setor especializado no ano (janeiro a março), ou seja, 65% do faturamento das lojas do segmento, se comparado a outros meses. Desta forma, varejistas de material escolar garantem que já reforçaram os estoques há pelo menos 2 meses, para não perder clientes por falta de produtos, e já planejam a antecipar a chegada dos itens de volta às aulas nas prateleiras no próximo fim de semana de dezembro.

 

De olho na possibilidade de aumentar as vendas em 6%, em comparação com o mesmo período do ano passado, a Armarinhos Fernando, loja tradicional na venda de material escolar, já garantiu o estoque e promete colocar as mercadorias em evidência nas lojas antes de começar o mês de janeiro, segundo Ondamar Antonio Ferreira, gerente da loja matriz da empresa. "Acho que vamos mudar os produtos já no primeiro sábado depois do dia 25, e oferecer materiais diversos para o público na volta às aulas."

 

Outra rede que garante estar pronta para o período de volta às aulas é a Kalunga, que vende artigos de papelaria tanto no atacado como no varejo e está preparando suas 60 lojas para atender à forte demanda por material escolar, que chega a representar 30% do faturamento da empresa no ano, segundo Hoslei Pimentada, gerente comercial da rede. "A expectativa para o início de 2010 é excelente. Queremos lucrar até 15% mais do que neste ano, em que a sazonalidade da volta às aulas compôs 30% do faturamento da empresa."

 

Para atrair ainda mais o consumidor às lojas, a Kalunga vai oferecer parcelamento das compras em até 10 vezes sem juros no cartão da rede. "É uma forma de garantir ao consumidor o acesso às novidades que a loja vai ter", conta Hoslei.

 

Guilherme Baldacci, diretor de Treinamento e Desenvolvimento da consultoria Gouvêa de Souza & MD, acredita ser importante planejar quais materiais serão comprados, porque na volta às aulas parte das escolhas é determinada por tendências do público mais jovem: há produtos que tradicionalmente têm maior procura, como os cadernos licenciados de desenhos animados, times de futebol ou filmes. "O comerciante precisa fazer uma previsão de quais serão as preferências da garotada e então apostar nesses produtos."

 

Materiais como canetas, lápis, borrachas, porém, entre outros itens que não têm tanta variação de modelo, podem ser comprados e estocados com antecedência. "Destes produtos é possível fazer planejamento melhor e evitar problemas de furos no estoque durante a melhor oportunidade de vendas", declara ele.

 

O professor Nuno Fouto, do Programa de Administração do Varejo (Provar), acredita que o varejista do ramo precisa estar atento para não se atrasar nas compras. "Comprar com antecedência pode ser uma estratégia que favorece um pouco o lojista", afirma.

 

Início de ano

 

De acordo com o diretor da Gouvêa de Souza, as vendas de artigos pré- volta às aulas é sempre uma boa aposta para alavancar os resultados do varejo no primeiro trimestre. "Os consumidores entendem que a compra destes itens é fundamental e não pode ser adiada para o meio do ano. Por isso, mesmo antes de acabar o ano, as pessoas já se programam, com uma reserva, para ir às compras em janeiro", diz.

 

Segundo Baldacci, a expectativa do comércio de papelaria para 2010 é fruto dos resultados positivos do setor neste ano: "Até outubro, a área de papelaria cresceu 10,2% em relação a 2008. Já a área de informática e material de escritório teve aumento de 14,5%", diz o diretor, que se baseou em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). "O setor de papelaria está entre os segmentos que mais cresceram neste ano. Afora ele, apenas o de perfumaria, e em 2010 deve crescer ainda mais."

 

De olho no reaquecimento da economia e na proximidade da volta às aulas, empresas como a Bic, tradicional fabricante de itens de papelaria, aposta na ampliação do portfólio para crescer acima de 10%, sobre as vendas do ano passado, com novidades como a linha de borrachas e novas licenças para a capa dos cadernos, como a linha Disney - sucesso de vendas no início de 2009 "A expectativa é boa, porque esse período é a melhor época de vendas para a empresa", conta Anderson Gallo, gerente de Produtos de Papelaria da Bic.

 


Veículo: DCI

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>