Geral
08/12/2009 13:25 - Redes locais somam 700 lojas no Nordeste
Grande filão de crescimento do consumo no Brasil, a região Nordeste deverá ser cada vez mais disputada pelas grandes redes de varejo. Engana-se quem pensa que a Insinuante, mais famosa das redes nordestinas, será a única concorrente a ser batida. Com presença importante na região, as sete principais redes locais de eletroeletrônicos e móveis contam hoje com cerca de 700 lojas espalhadas pelo Nordeste.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as vendas do varejo no Nordeste cresceram 5,6% nos sete primeiros meses deste ano em relação ao mesmo período de 2008. Já a média nacional mostrou crescimento de 4,6%.
Atentas a esta tendência, as principais varejistas regionais vem expandindo as operações pelo Nordeste, sendo que quase todas têm presença em pelo menos três estados. Maior delas, com 250 lojas, a Insinuante atua hoje em todos os estados do Nordeste, além de Rio de Janeiro e Espírito Santo. Tida como possível alvo de aquisição por gigantes como Walmart, Carrefour e Pão de Açúcar, a empresa se coloca, no entanto, na posição de possível compradora de redes rivais.
Apesar do maior número de lojas, a Insinuante convive com concorrentes de peso na região. Na Bahia, por exemplo, sofre forte competição da rede paraibana Lojas Maia, que conta hoje com 140 lojas nos nove Estados do Nordeste.
Em Pernambuco, a maior disputa se dá com a Eletro Shopping, que cresce a passos largos e já contabiliza 117 lojas em seis estados nordestinos. Também pernambucana, a rede Laser Eletro acumula 52 lojas em cinco Estados, enquanto que a Credimóveis Novolar conta com 39 unidades em três Estados. Já no Ceará, a Insinuante enfrenta a Lojas Rabelo, que tem 52 lojas em cinco estados do Nordeste. No segmento de móveis, o consumidor cearense tem a opção da rede Zenir Móveis, com 23 pontos.
De acordo com o diretor-financeiro da Credimóveis Novolar, Marco Leão, o assédio dos gigantes varejistas às redes da região Nordeste ainda deve demorar um pouco para se concretizar. Ele acredita, no entanto, que alguns fabricantes de móveis e eletroeletrônicos buscarão acordos de longo prazo com as redes regionais, com vistas a não ficarem dependentes da demanda da Nova Casas Bahia - que uniu Casas Bahia à Extra Eletro e ao Ponto Frio, do Grupo Pão de Açúcar.
Veículo: Valor Econômico

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria