Geral
08/12/2009 11:05 - Guerra de prazos longos nas redes de varejo
Grandes redes varejistas iniciaram uma verdadeira guerra de prazos de pagamento neste fim de ano para estimular o endividamento do consumidor e impulsionar as vendas. As ofertas são inusitadas e envolvem desde parcelamento de combustíveis em três vezes, alimentos típicos de fim de ano em quatro vezes e eletrônicos em dois anos e sem acréscimo.
Com esses prazos dilatados, que segundo dados do Banco Central chegaram a 513 dias em outubro, quem compra uma televisão com monitor de cristal líquido (LCD) hoje, por exemplo, terminará de pagá-la só no Natal de 2011, quando provavelmente essa tecnologia estará superada.
Os financiamentos longos e apresentados como “sem juros” são feitos pelos cartões próprios das lojas em parcerias com instituições financeiras. Segundo pesquisa da Federação do Comércio do Estados de São Paulo (Fecomércio-SP), o cartão continua sendo o principal meio de parcelamento de pagamento, porém com uma participação maior: 68,2% dos 1.360 consumidores consultados na cidade de São Paulo este mês declararam ter dívida no cartão. Em dezembro do ano passado, eram 45,9%.
O Carrefour financia eletrodomésticos em 24 vezes sem juros, em seu cartão, para o Natal. Os artigos de bazar, que incluem brinquedos, podem ser pagos em 15 parcelas e os combustíveis, nos postos da rede varejistas, em três vezes. Há um ano, o prazo máximo de financiamento era de 12 vezes. “Durante o ano, experimentamos 15 e 18 vezes, mas os consumidores não costumavam optar pelo prazo máximo”, diz Ricardo Barreto, diretor de Negócios do Carrefour Sociedade Financeira.
Nas Casas Bahia, que foi incorporada ao Grupo Pão de Açúcar, o parcelamento é em até 17 vezes no cartão próprio, sem juros, para determinados itens. No Ponto Frio e no Extra Eletro, que pertencem ao Grupo, o parcelamento no cartão próprio é de 18 vezes. Até o dia 31, carnes natalinas, bacalhau, panetones, espumantes, vinhos e cestas de Natal podem ser pagas em até 4 vezes sem juros nos supermercados do Grupo.
Veículo: Jornal da Tarde - SP

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria