Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

07/12/2009 09:48 - Aquisição de empresas visa a baixa renda

Assim como o Pão de Açúcar, que comprou o controle da Casas Bahia, empresas de elite estão de olho em grupos populares

 

Meta é antecipar conquista do consumidor da classe C; para consultor, movimento reflete amadurecimento da elite empresarial do país

 

A aquisição do controle da Casas Bahia pelo Grupo Pão de Açúcar, na sexta-feira, é emblemática de um movimento que vem acontecendo em diferentes setores da economia, de alimentos à construção civil.

 

Para atingir o consumidor da emergente classe C, que hoje responde por mais da metade da população, empresas que nasceram e cresceram focadas no mercado de média e alta renda estão comprando empresas populares.

 

"O Abílio Diniz [presidente do conselho do Grupo Pão de Açúcar] representa a aristocracia paulistana. Quando ele se une a um cara que veio do nada, um judeu errante como Samuel Klein, é uma demonstração de que a elite está começando a entender o "Brasilzão'", afirma o publicitário André Torreta, sócio-diretor de A Ponte, consultoria especializada em baixa renda. "Uma empresa como o Pão de Açúcar é uma empresa de nicho. Fala com apenas 15% da população, que são os ricos."
No setor da construção civil, esse entendimento já aconteceu. Incorporadoras como Gafisa e Cyrela, voltadas para imóveis de médio e alto padrão, criaram unidades de negócios voltadas para a baixa renda, mas só ganharam musculatura com a compra de empresas focadas no mercado popular.

 

O empresário Elie Horn, da Cyrela, associou-se à Construtora Cury em 2007, um ano antes de o programa "Minha Casa, Minha Vida" impulsionar o setor com a previsão de construção de 1 milhão de casas para famílias com renda até dez salários mínimos. A Cury, de Elias Cury, conhece de perto esse consumidor. Já construiu mais de 15 mil imóveis populares em São Paulo, na faixa de R$ 50 mil a R$ 130 mil. Seus representantes visitam favelas e bairros da periferia com frequência e, antes de cada lançamento, promovem reuniões com lideranças comunitárias para discutir problemas locais.

 

Impulsionada pela Cury, hoje a divisão de baixa renda da Cyrela responde por 40% das vendas totais da companhia, fatia que deve chegar a 50% no ano que vem.
A Gafisa já tinha desenvolvido uma marca popular, a Fit, mas alavancou sua presença no segmento ao comprar o controle da Tenda, em setembro de 2008. A Tenda tem como diferencial a venda de imóveis em lojas, localizadas perto de seu público e com atendimento personalizado. Para este ano, a previsão é que as vendas da Tenda (R$ 1,4 bilhão a R$ 1,6 bilhão) superem as da Gafisa ( R$ 1 bilhão a R$ 1,2 bilhão).
"Existe um know-how muito específico para criar produtos e vender para a baixa renda. A aquisição é uma forma de acelerar esse processo."

 

Na visão de Torreta, as empresas de elite sempre tiveram "um enorme preconceito e um desconhecimento" em relação à baixa renda. Ele acredita que, desta vez, o Pão de Açúcar deverá manter o modelo de negócio, diferentemente do que foi feito com o Barateiro em 1998. "Eles compraram o Barateiro e mudaram o nome para CompreBem, talvez porque "barateiro" seja coisa de pobre."

 

Outra empresa que tem crescido forte no mercado popular com aquisições é a Hypermarcas, dona de Monange, Niasi, Hydrogen, fraldas Pom Pom, Bozzano, Etti e Assolan.

 


Veículo: Folha de S.Paulo

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>