Geral
02/12/2009 11:47 - Antigos novos rótulos, sempre nas praleteiras
O surgimento de novos produtos no mercado normalmente provoca o desaparecimento dos antigos. Há marcas, no entanto, que conseguem se firmar, tornando suas fórmulas menos vulneráveis à passagem do tempo. O período em que reinaram sozinhas, ou quase, no mercado e na memória do público faz com se transformem às vezes em sinônimo do próprio produto e em referência cultural. As embalagens e a comunicação visual também têm papel importante nesses produtos. A maioria quase nunca sofreu alterações de formato, cor ou tipologia.
Especialista em avaliação de ativos intangíveis com 30 anos de experiência em marketing corporativo, o consultor de branding e sócio-diretor da empresa Global Brands, José Roberto Martins, afirma que é fundamental manter o padrão da marca sem deixar de ajustá-la aos tempos atuais. Ser tradicional, afinal, não significa ser velho.
Assim, a continuidade da história do produto gera uma confiança entre os consumidores que ultrapassa os impactos das propagandas de massa. "Ainda que seja a TV o maior meio de comunicação, sempre continuará tendo grande peso o comentário de pais ou avós para o produto que aparece na tela: "Eu sempre usei esse produto aí"", afirma Martins.
Na prateleira dos produtos "eternos", um destaque é o Leite de Rosas, que pode sempre ser avistado de longe pelo inconfundível formato da embalagem e a cor. Comemorando 80 anos de existência, a Leite de Rosas aposta na reformulação da embalagem, do site e do conceito, que passou a ser "Leite de Rosas. Vai bem com todo mundo". A gerente de marketing da empresa, Juliana Block, diz que a principal estratégia é ter produtos de qualidade e um preço competitivo. "O público antigo, em sua maioria, era de classe A. Atualmente, com a mudança da embalagem de vidro para plástico, temos nosso público mais focado nas classes B e C", revela.
Em 2006, a Leite de Rosas inaugurou uma unidade fabril em Nossa Senhora do Socorro (SE), gerando novos empregos na região. Com terreno de 135mil m², a nova planta está equipada com máquinas de última geração e sua produção atende à demanda cada vez maior do Norte e Nordeste, além de reduzir os custos de distribuição.
A empresa passou a concentrar a produção, a partir de abril deste ano, na unidade industrial de Nossa Senhora do Socorro, desativando a fábrica do Rio de Janeiro, a fim de reduzir a capacidade ociosa das duas instalações. Unificando as operações, a Leite de Rosas ganhou celeridade e economia nos processos: a produção da unidade sergipana deve duplicar de 25 milhões para 50 milhões de frascos por ano.
Segundo Juliana, este foi um ano de inovações na Leite de Rosas. "Em novos aplicadores de desodorante, crescemos 29,7% em rollon e 14,8% em spray. No segmento de "leites desodorantes" continuamos líderes de mercado com 56% de share (fonte: Nielsen). Além disso, crescemos mais de 10% no talco Barla. Para 2010 a expectativa é crescer 20%", frisa.
Veículo: Jornal do Commercio - RJ

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria