Geral
23/11/2009 09:16 - Fórmula Indy vira vitrine para vinícolas brasileiras
Grupos nacionais, capitaneados pela Apex, transformam os eventos da Fórmula Indy em oportunidades para mostrar a marca e ganhar clientes
Degustação de vinho brasileiro em uma corrida de Fórmula Indy em Miami, nos Estados Unidos. A estratégia pouco convencional foi utilizada por quatro vinícolas brasileiras como parte de um projeto da Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex) para promover marcas nacionais no mercado americano. Este ano, 12 setores, entre eles o de vinhos, representado pelo Instituto Brasileiro de Vinho (Ibravin), participaram dos eventos da Indy nos Estados Unidos, rendendo US$ 370 milhões em novos negócios para os empresários.
"As corridas são uma espécie de vitrine para o Brasil", diz o presidente da Apex, Alessandro Teixeira. Segundo ele, o esporte é acompanhado por um público de até 40 milhões de pessoas nos EUA. Além disso, as 17 provas da temporada anual - 14 no país, duas no Canadá e uma no Japão - também reúnem empresários e investidores, proporcionando uma boa oportunidade de apresentação de produtos e serviços brasileiros a um público qualificado. "Em um ambiente descontraído, surgem excelentes negócios", diz. Em 2010, a entidade vai investir US$ 10 milhões nos eventos da Indy, ampliando o número de entidades setoriais envolvidas.
Neste ano, as ações organizadas pelas companhias incluíram degustação de produtos, recepção de potenciais compradores nos concorridos "paddocks" (espaços onde ficam técnicos das equipes, pilotos e convidados VIP) e exposição de vídeos institucionais e do governo brasileiro. Pilotos brasileiros da Indy, como Tony Kanaan, Hélio Castroneves e Mario Moraes, também deram seu apoio ao projeto.
O assistente de promoção comercial do Ibravin, Júlio Cesar Gobatto, conta que os eventos funcionaram, principalmente, como uma forma de divulgação de imagem. "É um ambiente descontraído que permite conversar com o comprador, sem a rigidez de uma reunião de negócios", diz. Quatro companhias - as vinícolas Miolo, Perini, Mena Kaho e Courmayeur - participaram em duas provas este ano.
Os dois setores que mais fecharam negócios nas corridas deste ano foram o de software e o aeroespacial. A Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex) recebeu 18 clientes em três corridas e fechou encomendas de US$ 200 milhões para as empresas brasileiras de outsourcing. "Construir redes de relacionamento em eventos esportivos é o jeito americano de fazer negócios", diz o diretor da Softex Robert Janssen.
A Indy também está sendo utilizada para promover o etanol brasileiro. Neste ano, os carros das equipes passaram a se abastecer do etanol produzido no País, graças a um acordo firmado pela Indy Racing League, organizadora do evento, com a União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica) e a Apex. A parceria foi estendida para 2010.
Veículo: O Estado de S.Paulo

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria