Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Sustentabilidade

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Sustentabilidade

24/08/2021 10:01 - Supermercados lideram uso de energia limpa no varejo brasileiro

Sete a cada dez instalações fotovoltaicas ocorrem no setor que desembolsa anualmente R$ 3 bi

 

O volume de módulos fotovoltaicos atingiu a marca de 4,88 GW no primeiro semestre de 2021, superando o volume do ano todo de 2020. Dentre os consumidores comerciais, o varejo, com destaque para os supermercados, é o setor que mais instala sistemas solares, com 38% das aparelhagens em atividade no Brasil.

 

A informação é do `Estudo Estratégico – Geração Distribuída: Mercado Fotovoltaico da Greener, que trabalha com informações para guiar a transição energética no Brasil.

 

A pesquisa prova que mais de 74% das instalações comerciais foram direcionadas para essa categoria, evidenciando, assim, uma tendência considerada `natural` por Jessé Jaelson da Silva, sócio e diretor da Entec Solar, empresa de Curitiba que desenvolve tecnologia para energia fotovoltaica: “Os supermercados são locais ideais para a implantação de projetos com rápido ROI (retorno sobre o investimento) e alta capacidade de geração de energia, além de ser sustentável”.

 

Ele pontua que o aumento da demanda de sistemas de energia solar em supermercados se dá por causa do gasto de energia elétrica, que é o segundo maior desembolso de um varejista, atrás somente da folha de pagamento, representando um dispêndio de mais de R$ 3 bilhões no mercado. Os números são de um levantamento recente da Associação Brasileira de Supermercados – Abras. Outro fator que contribui para os supermercados estarem na liderança do estudo é devido à `fama` do sistema solar: de ser uma energia limpa e sustentável.

 

Considerando que o número de pessoas preocupadas com a saúde do meio ambiente também cresceu, muitas empresas estão investindo no marketing verde e sustentável, uma vez que ninguém quer ficar para trás nesta corrida. “Economia de energia, sustentabilidade e prazos de retorno são, na prática, as principais bandeiras do consumo consciente”, reforça Jessé Jaelson da Silva, salientando, ainda, que os supermercados são vistos como `excelentes` para o desenvolvimento de um projeto com energia solar.

 

“Desde a facilidade e espaço para a instalação de placas solares, até pela economia com energia, que pode chegar a 95%: tal estabelecimento tem o perfil ideal para se transformar em uma microusina geradora de energia limpa”, reforça Jessé da Silva.

 

A Distribuidora Betel, supermercado localizado em Curitiba, é um exemplo: a opção pela energia fotovoltaica se deu em novembro de 2020. A conta de energia, que girava em torno dos R$ 1.800,00, caiu para a casa de R$ 300,00 com o novo sistema, uma redução de 83% na fatura.

 

Para a instalação e habilitação do processo, foram gastos R$ 120 mil. Dado o preço da conta de luz e das altas tarifas de bandeira vermelha da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), acionadas por conta da crise hídrica, o retorno sobre o investimento será de três anos. Mas, não será preciso esperar 36 meses para ter a recompensa, afinal, `a economia mensal já chega aos clientes da empresa todos os dias`, garante o proprietário Paulo Fontoura: “revertemos a economia em preços diferenciados, ampliação da loja e contratação de funcionários, o que vai impactando no crescimento da empresa”.

 

Segundo o diretor da Entec Solar, normalmente, os supermercados são projetados com uma grande área de teto, o que facilita e permite a instalação de muitas placas solares, aumentando a capacidade de captação de luz solar e geração de energia. Entre as vantagens de um sistema solar nos varejistas, além da economia, está a durabilidade: em média, os equipamentos têm vida útil de 25 anos com baixíssima necessidade de manutenção, o que reduz ainda mais os gastos.

 

A pesquisa da Greener demonstra, ainda, que as empresas de micro e pequeno porte são as que mais utilizam sistemas fotovoltaicos e que o financiamento bancário já está presente em 54% das vendas em 2021.

 

Fonte: Paranashop

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

31/07/2024 14:56 - Supermercados Super Nova recebe certificação verde pelo uso de sacolas oxibiodegradáveis
25/06/2024 09:00 - Sustentabilidade: Darnel Embalagens já reciclou mais de 4 milhões de garrafas plásticas
24/06/2024 11:20 - Ahold Delhaize avança em projeto de agricultura regenerativa
13/06/2024 09:26 - Clientes do Assaí aumentam em 60% a reciclagem de resíduos pós-consumo
11/06/2024 09:02 - Albertsons e Walmart: adversários, mas parceiros para o meio ambiente
04/06/2024 10:19 - Parceria Tenda Atacado e CHEP salva mais de 1800 árvores
27/05/2024 09:35 - Grupo Savegnago recebe certificado de logística sustentável
22/03/2024 15:59 - Sustentabilidade ganha importância na decisão de compra dos consumidores
02/01/2024 10:24 - Redes britânicas se unem para reduzir pegada de carbono
27/11/2023 11:19 - Maioria das indústrias já adota ações para melhorar sustentabilidade
14/11/2023 15:45 - Brasileiro valoriza mais a sustentabilidade nas decisões de compra do que a média global
30/10/2023 12:03 - Programa da Danone foca em encontrar soluções sustentáveis
24/10/2023 17:07 - Inventário de emissões da Ypê recebe selo ouro do programa GHG Protocol
16/10/2023 16:00 - 3 maneiras de fazer o varejo ser mais verde
10/10/2023 16:02 - Estudo mostra que o uso de tanino reduz em 17% a emissão de gases de efeito estufa na pecuária

Veja mais >>>