Sustentabilidade
30/07/2018 10:58 - Carrefour e Seafood Watch parceiras na sustentabilidade das cadeias da pesca
O Grupo Carrefour firmou parceria inédita com o programa Seafood Watch, pertencente ao Monterey Bay Aquarium®, ONG norte-americana voltada à conservação dos oceanos, com o objetivo de mapear a partir deste ano a sua própria cadeia de fornecimento de pescado e identificar oportunidades para garantir a sustentabilidade de todo o processo de criação e pesca. Com esta iniciativa, a companhia dá importante passo para garantir as boas práticas de manejo e preservação em uma das cadeias mais críticas no Brasil. Além de direcionar a política de compras do Grupo Carrefour no país, promovendo profundas mudanças junto aos seus diversos fornecedores, parte do relatório que será publicada irá contribuir ainda na identificação dos potenciais de sustentabilidade das espécies mais consumidas no país e dos manejos que demandam maior atenção por parte dos agentes públicos e privados.
Esta é a primeira vez que a ONG, sediada na Califórnia, nos Estados Unidos, realiza parceria com o varejo no Brasil, contando com o suporte da Paiche, consultoria brasileira em sustentabilidade de pescado. O Grupo Carrefour será a primeira empresa e varejista no país a realizar esse diagnóstico com impactos diretos e significativos na sua cadeia de fornecimento, sobretudo devido ao grande volume de pescado que é comercializado pela companhia todos os anos. Esse projeto contempla outras duas frentes fundamentais para a efetiva aplicação desse diagnóstico: o acompanhamento e suporte aos fornecedores, a fim de garantir o manejo correto e proteção da biodiversidade, e campanhas de comunicação juntos aos clientes a fim de conscientizar sobre a importância do manejo sustentável e de consumir pescados de forma mais responsável.
"Como varejista, temos a oportunidade de promover profundas mudanças na cadeia do pescado, incentivando a adoção de boas práticas de aquicultura e manejo, selecionando de forma consciente o sortimento de pescados ofertado ao consumidor e, consequentemente, auxiliando na recuperação e a preservação de espécies", destaca Paulo Pianez, diretor de Sustentabilidade do Carrefour Brasil.
Carrefour 2022
A iniciativa em parceria com a Seafood Watch está alinhada ao plano de transformação global, o ‘Carrefour 2022', anunciado em janeiro pelo Grupo Carrefour. Dentre os principais objetivos da nova estratégia está a liderança da chamada "transição alimentar", isto é, permitir que seus clientes consumam melhor, produtos de mais qualidade, com segurança alimentar e responsabilidade socioambiental. Esse diagnóstico marca mais uma importante etapa do compromisso global do Grupo Carrefour para que suas cadeias de fornecimento sejam cada vez mais sustentáveis.
Sustentabilidade da cadeia de fornecimento
Como parte desta ambição, o Grupo Carrefour se comprometeu também a trabalhar conjuntamente com fornecedores, parceiros e o próprio setor, na busca por soluções para promover a sustentabilidade das suas operações, sobretudo da sua cadeia de abastecimento. No Brasil, o Carrefour já apoia iniciativas setoriais, como o Grupo de trabalho da Soja (GTS), o Grupo de Trabalho do Cerrado (GTC), o Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS), dentre outras. A empresa também é membro fundador do InPacto - Instituto Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo. Em 2013, foi pioneira no lançamento da carne bovina com certificação Rainforest Alliance, selo atesta que a carne é proveniente de fazendas que seguem rigorosas normas internacionais de conservação ambiental.
A partir do compromisso global de oferecer produtos livres de desmatamento até 2020, quando uma política florestal foi desenvolvida para enfrentar os desafios de cada país, o Grupo Carrefour lançou em 2016 sua ‘Plataforma de Pecuária Sustentável'. A partir de uma política nacional específica para a compra de carne bovina in natura, adotou um sistema para monitorar os processos produtivos e práticas socioambientais de todos os seus fornecedores no país. Em julho deste ano, anunciou ainda o investimento no projeto ‘Produção Sustentável de Bezerros', por meio da qual irá fomentar ao lado de importantes parceiros a criação sustentável de gado em centenas de pequenas propriedades situadas no bioma Amazônico do Mato Grosso, contribuindo para desenvolver uma produção sustentável sob os aspectos financeiro e socioambiental.
Seafood Watch
O programa Seafood Watch do Monterey Bay Aquarium® atua há quase duas décadas ajudando os consumidores e as empresas a escolher pescados selvagens ou cultivados obtidos por meio de métodos responsáveis que protegem a vida marinha e os habitats, agora e para as gerações futuras. Suas recomendações científicas, amplamente reconhecidas e respeitadas, indicam quais pescados são "Melhores Opções" ou "Boas Alternativas", e quais "Evitar", servindo como base para o movimento sustentável de pescados na América do Norte. Varejistas, empresas de foodservice, distribuidores de pescado e restaurantes desempenham papeis importantes na formação da cadeia de suprimento do pescado. O Seafood Watch trabalha com essas empresas para ajudá-las a identificar opções sustentáveis, desenvolver e promover seus compromissos de sustentabilidade junto ao público. Comprometendo-se com a venda de pescados sustentáveis, elas contribuem impulsionando o mercado rumo a práticas responsáveis de pesca e aquicultura.
Paiche
A Paiche é uma empresa de consultoria e treinamento em consumo responsável de pescados que surgiu da necessidade de reproduzir e conduzir no Brasil as parcerias do programa Seafood Watch. Reunindo a experiência de pesquisa, de negócios e de comunicação com o consumidor, sua equipe já realizou diversos eventos com o foco na sustentabilidade da pesca e da aquicultura, tendo participado na criação e desenvolvimento do primeiro ‘Guia de Consumo Responsável de Pescado' no Brasil, em 2008. Dos inúmeros encontros e discussões sobre o tema, a Paiche tem conduzido e promovido as ações da Aliança Brasileira pela Pesca Sustentável.
Grupo Carrefour Brasil
Há mais de 40 anos no país, o Grupo Carrefour Brasil é líder de mercado de distribuição de alimentos. A partir de uma plataforma omnicanal e multiformato, reúne operações de varejo e cash&carry, além do Banco Carrefour e sua divisão imobiliária, o Carrefour Property. Atualmente, conta com os formatos Carrefour (hipermercado), Carrefour Bairro e Carrefour Market (supermercado), Carrefour Express (varejo de proximidade), Carrefour.com (e-commerce), Atacadão (atacado e atacado de autosserviço) e Supeco (atacado de autosserviço de proximidade), além de postos de combustíveis e drogarias. Presente em todos os Estados e Distrito Federal, sua operação já abrange 638 pontos de vendas. Com faturamento bruto de R$ 52,4 bilhões em 2017 e mais de 81 mil colaboradores no Brasil, a empresa é a segunda maior operação dentre os países nos quais o Grupo Carrefour opera.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Carrefour
Veja mais >>>
31/07/2024 14:56 - Supermercados Super Nova recebe certificação verde pelo uso de sacolas oxibiodegradáveis25/06/2024 09:00 - Sustentabilidade: Darnel Embalagens já reciclou mais de 4 milhões de garrafas plásticas
24/06/2024 11:20 - Ahold Delhaize avança em projeto de agricultura regenerativa
13/06/2024 09:26 - Clientes do Assaí aumentam em 60% a reciclagem de resíduos pós-consumo
11/06/2024 09:02 - Albertsons e Walmart: adversários, mas parceiros para o meio ambiente
04/06/2024 10:19 - Parceria Tenda Atacado e CHEP salva mais de 1800 árvores
27/05/2024 09:35 - Grupo Savegnago recebe certificado de logística sustentável
22/03/2024 15:59 - Sustentabilidade ganha importância na decisão de compra dos consumidores
02/01/2024 10:24 - Redes britânicas se unem para reduzir pegada de carbono
27/11/2023 11:19 - Maioria das indústrias já adota ações para melhorar sustentabilidade
14/11/2023 15:45 - Brasileiro valoriza mais a sustentabilidade nas decisões de compra do que a média global
30/10/2023 12:03 - Programa da Danone foca em encontrar soluções sustentáveis
24/10/2023 17:07 - Inventário de emissões da Ypê recebe selo ouro do programa GHG Protocol
16/10/2023 16:00 - 3 maneiras de fazer o varejo ser mais verde
10/10/2023 16:02 - Estudo mostra que o uso de tanino reduz em 17% a emissão de gases de efeito estufa na pecuária