Sustentabilidade
22/03/2016 11:28 - Relatório do Greenpeace alerta supermercados sobre modelos de gestão de sustentabilidade
O Greenpeace publicou recentemente o relatório Carne ao Molho Madeira, no qual analisa as políticas de compra de carne bovina por parte das sete maiores redes varejistas do Brasil. O diagnóstico é assustador. Nenhuma das empresas atingiu o patamar verde, que corresponde a um percentual acima de 70% e mensura a garantia de segurança contra alimentos contaminados, desmatamento e violência no campo.
“Isto quer dizer que quase toda carne adquirida em supermercados vai parar nas mesas dos brasileiros sem qualquer transparência sobre a origem destes produtos”, adverte Mauro Ambrósio, sócio da área de sustentabilidade da BDO, uma das Big 5 do setor de auditoria e consultoria do país.
O documento reforça a importância de se colocar em prática programas de auditoria e gestão de sustentabilidade nas empresas. “O consumidor tem cada vez mais valorizado as marcas que assumem um compromisso de oferecer um produto com certificação de qualidade. Por isso, é urgente que todos os envolvidos na cadeia produtiva se preocupem mais com seus fornecedores, o que permitirá agregar valor à cadeia produtiva desde o pasto até a gôndola”, comenta Ambrósio.
O Greenpeace apela para que os supermercados assumam um compromisso público de comprar e vender somente carne livre de desmatamento, além de apoiar e fornecer ferramentas para os frigoríficos que ainda não se comprometeram com o Desmatamento Zero. Outra recomendação é divulgar os resultados de uma auditoria anual e independente, que comprove a eficiência do seu sistema para checar o cumprimento dos critérios socioambientais de seus fornecedores.
A BDO faz a auditoria de dois dos maiores frigoríficos assinantes do Pacto de Desmatamento Zero do Greenpeace, a JBS e a Minerva, por meio da verificação de toda a documentação e acompanhamento in loco quando necessário. “O objetivo é assegurar que a empresa segue todos os procedimentos constantes no Termo de Referência assinado entre as partes”, explica Ambrósio.
Veículo: Portal Segs
Veja mais >>>
31/07/2024 14:56 - Supermercados Super Nova recebe certificação verde pelo uso de sacolas oxibiodegradáveis25/06/2024 09:00 - Sustentabilidade: Darnel Embalagens já reciclou mais de 4 milhões de garrafas plásticas
24/06/2024 11:20 - Ahold Delhaize avança em projeto de agricultura regenerativa
13/06/2024 09:26 - Clientes do Assaí aumentam em 60% a reciclagem de resíduos pós-consumo
11/06/2024 09:02 - Albertsons e Walmart: adversários, mas parceiros para o meio ambiente
04/06/2024 10:19 - Parceria Tenda Atacado e CHEP salva mais de 1800 árvores
27/05/2024 09:35 - Grupo Savegnago recebe certificado de logística sustentável
22/03/2024 15:59 - Sustentabilidade ganha importância na decisão de compra dos consumidores
02/01/2024 10:24 - Redes britânicas se unem para reduzir pegada de carbono
27/11/2023 11:19 - Maioria das indústrias já adota ações para melhorar sustentabilidade
14/11/2023 15:45 - Brasileiro valoriza mais a sustentabilidade nas decisões de compra do que a média global
30/10/2023 12:03 - Programa da Danone foca em encontrar soluções sustentáveis
24/10/2023 17:07 - Inventário de emissões da Ypê recebe selo ouro do programa GHG Protocol
16/10/2023 16:00 - 3 maneiras de fazer o varejo ser mais verde
10/10/2023 16:02 - Estudo mostra que o uso de tanino reduz em 17% a emissão de gases de efeito estufa na pecuária