Sustentabilidade
19/10/2015 11:27 - Movimento limpeza consciente para o consumo sustentável
Ministério do Meio Ambiente (MMA) e Abipla, representante do setor de produtos de limpeza, lançam na Fiesp campanha para o consumidor, no dia 15 de outubro, Dia do Consumo Consciente.
Lançamento "Programa Movimento Limpeza Consciente" da Abipla e MMA
Em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins (Abipla) lança mais uma campanha do “Programa Movimento Limpeza Consciente”. O principal objetivo é chamar a atenção do consumidor para a importância do uso correto de produtos de limpeza, promovendo também a conscientização da população quanto à conservação e ao uso eficiente de água e disseminando práticas que evitem seu desperdício, principalmente diante da grave crise hídrica enfrentada nas diversas regiões do País.
Criado pela entidade em 2008, o Programa Movimento Limpeza Consciente é reconhecido pelo MMA desde 2012, por meio do Pacto Setorial pela sustentabilidade como instrumento de estímulo à produção mais sustentável e de transformação do comportamento de consumo. A assinatura desse documento foi renovada em junho de 2014 por mais dois anos. As premissas do Pacto estão alinhadas com as propostas do Plano de Ação para a Produção e Consumo Sustentáveis (PPCS), elaboradas sob a coordenação do órgão governamental.
Um dos objetivos do Pacto envolve o desenvolvimento e divulgação de trabalhos técnicos quanto às melhores práticas de utilização de produtos de limpeza, incluindo o uso correto de produtos concentrados. Nesse tema, o Pacto prevê a contribuição do setor diante da crise hídrica enfrentada no País.
A nova campanha
Segundo Maria Eugenia Proença Saldanha, presidente-executiva da Abipla, o consumo consciente de produtos de limpeza tem sido o foco de várias campanhas lideradas pela entidade, uma vez que somente a participação conjunta de empresas, governo e sociedade pode trazer ganhos reais para a economia de água no País.. “Nesta visão, não há consumidores e sim cidadãos”, destaca.
A campanha visa estimular a adesão das pessoas para o Movimento Limpeza Consciente, seja no pós-consumo, seja no empoderamento das pessoas para uma escolha mais consciente por meio de conscientização do uso correto, dicas de limpeza e divulgação de conteúdo relevante aos consumidores, bem como estímulo à adoção de estratégias de gestão voltadas para a sustentabilidade e a disponibilização de novas tecnologias de produtos sustentáveis.
A necessidade do descarte correto das embalagens, da escolha assertiva de produtos, de acordo com a sua finalidade, do uso adequado dos produtos de limpeza e, principalmente, o alerta quanto à emergência na economia de água estão reunidos em dicas, tais como:
· A utilização de mais produto do que o necessário reflete em desperdícios , sempre.
· Espuma não é sinônimo de limpeza. Quanto mais espuma, mais enxágue e mais água. Quando o produto gera muita espuma, é necessário repetir o enxágue várias vezes (1 enxágue equivale a 135 litros de água em uma máquina com capacidade para 10kg de roupa).
· O mercado brasileiro já conta com diversos produtos de alta performance de limpeza, que exigem pouca ou nenhuma água durante a sua utilização e também com produtos desinfetantes que evitam o uso da descarga a cada limpeza, economizando 14 litros de água (volume por acionamento).
· Produtos de pronto uso nunca devem ser diluídos. Estima-se que essa prática ocasione um prejuízo de cerca de 05 litros de água por balde.
· Use a dosagem correta do produto. Ela permite a economia de água e outros recursos como tempo e energia.
· Para isso, SEMPRE leia o rótulo
A campanha conta com um vídeo (https://goo.gl/FKbU6H) que foca no uso eficiente de água, com dicas de práticas que promovam a sua utilização sem desperdício, conscientizando que a água é um recurso natural finito, que precisa ser utilizada de forma cuidadosa e preventiva. A campanha divulga também uma cartilha com orientações e dicas ao consumidor sobre a relevância da leitura do rótulo na embalagem, a importância do descarte correto das embalagens, a escolha adequada de produtos para cada finalidade, além de alertar quanto à correta utilização de água e uso adequado do produto concentrado.
Na linguagem de história em quadrinhos, com dicas que podem ser destacadas, guardadas e compartilhadas, a versão impressa será distribuída em lojas de redes de supermercados espalhadas pelas zonas norte, sul, leste, oeste e região central da cidade de São Paulo. Está disponível também na versão digital para acesso em todo Brasil pelo site www.abipla.org.br.
Entre os destaques, que merecem também o entendimento do consumidor para uma escolha mais consciente, está a nova tecnologia já disponibilizada no mercado brasileiro. Trata-se dos produtos concentrados que utilizam uma menor quantidade de produto para a mesma quantidade de lavagem, em relação ao produto tradicional.
Para avaliar os potencias ganhos ambientais com a redução da pegada ambiental (economia no consumo de água e de energia, menos emissão de gases de efeito estufa (GEE) e menor geração de resíduos sólidos), a Abipla encomendou um estudo comparativo entre o produto concentrado e o tradicional (regular), nas categorias sabão líquido e em pó para lavar roupa e amaciante, presentes em quase 100% dos lares brasileiros. Nesse estudo, foram consideradas as etapas de produção de matéria-prima, de fabricação do produto de limpeza e de distribuição no ponto de venda. Os resultados do estudo vão contribuir para a norma técnica da ABNT que caracterizará um produto concentrado.
Pegada ambiental: pegada hídrica, pegada energética e pegada de carbono
Os benefícios das versões concentradas estão diretamente relacionados à redução de água na produção do produto, ao menor volume de resíduo gerado e transportado, bem como em menos emissões de gases de efeito estufa. De acordo com resultados do estudo, a tabela abaixo apresenta potenciais ganhos de redução da pegada ambiental, no processo produtivo do produto concentrado quando comparado ao tradicional (regular):
PEGADA AMBIENTAL |
POTENCIAL GANHO Média |
Pegada hídrica |
30% |
Pegada energética |
27% |
Pegada de carbono |
28% |
Considerando o mercado atual nas categorias de sabão em pó e líquido para lavar roupas e amaciante.
O estudo comprova que esse é um dos caminhos para a redução da pegada ambiental na produção de produtos de limpeza. Nesse sentido, o potencial de redução da pegada ambiental aumenta com o consumo consciente. “O envolvimento de todos no ciclo de vida do produto desde a produção até o descarte aumentará cada vez mais o potencial de redução da pegada ambiental”, destaca Maria Eugenia.
A Abipla e o Programa Movimento Limpeza Consciente
A Abipla representa o setor de produtos de limpeza e afins nos segmentos doméstico, profissional e institucional, desde 1976. Atua para atender às exigências relacionadas ao setor e a sua missão é promover ações que incentivem o crescimento do setor, o aperfeiçoamento técnico-científico, respeitando o meio ambiente, a saúde e a segurança da sociedade. Dessa maneira, contribui para o desenvolvimento sustentável do País, além de defender os interesses legítimos de seus associados com coerência, ética, transparência e qualidade.
Uma de suas prioridades tem sido o Programa Movimento Limpeza Consciente, criado em 2008, conta atualmente com cinco pilares: regularização de empresas informais, uso correto dos produtos, estímulo à fabricação de produtos concentrados, descarte adequado de embalagens e compras públicas sustentáveis.
Assessoria de Comunicação da Abipla
Veja mais >>>
31/07/2024 14:56 - Supermercados Super Nova recebe certificação verde pelo uso de sacolas oxibiodegradáveis25/06/2024 09:00 - Sustentabilidade: Darnel Embalagens já reciclou mais de 4 milhões de garrafas plásticas
24/06/2024 11:20 - Ahold Delhaize avança em projeto de agricultura regenerativa
13/06/2024 09:26 - Clientes do Assaí aumentam em 60% a reciclagem de resíduos pós-consumo
11/06/2024 09:02 - Albertsons e Walmart: adversários, mas parceiros para o meio ambiente
04/06/2024 10:19 - Parceria Tenda Atacado e CHEP salva mais de 1800 árvores
27/05/2024 09:35 - Grupo Savegnago recebe certificado de logística sustentável
22/03/2024 15:59 - Sustentabilidade ganha importância na decisão de compra dos consumidores
02/01/2024 10:24 - Redes britânicas se unem para reduzir pegada de carbono
27/11/2023 11:19 - Maioria das indústrias já adota ações para melhorar sustentabilidade
14/11/2023 15:45 - Brasileiro valoriza mais a sustentabilidade nas decisões de compra do que a média global
30/10/2023 12:03 - Programa da Danone foca em encontrar soluções sustentáveis
24/10/2023 17:07 - Inventário de emissões da Ypê recebe selo ouro do programa GHG Protocol
16/10/2023 16:00 - 3 maneiras de fazer o varejo ser mais verde
10/10/2023 16:02 - Estudo mostra que o uso de tanino reduz em 17% a emissão de gases de efeito estufa na pecuária