Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Sustentabilidade

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Sustentabilidade

17/12/2014 12:10 - Coca-Cola investe R$ 1,4 milhão contra a seca

A seca, que há quatro anos castiga a população do Norte de Minas Gerais, tem despertado o interesse de empresas que buscam meios para minimizar os efeitos da estiagem e da escassez de água potável. A Coca-Cola Femsa Brasil que investiu R$ 1,4 milhão através do Programa Água - Plantas Potabilizadoras em equipamentos que são considerados fundamentais para a sobrevivência em regiões que convivem com a seca.

 

 

O recurso foi aplicado na aquisição de duas plantas potabilizadoras móveis, três plantas fixas, três caminhões-pipa, 120 cisternas, três caixas d"água e na capacitação de pessoas da Defesa Civil e dos municípios, que ficaram responsáveis pela administração dos bens. As plantas potabilizadoras transformam água imprópria para consumo em água potável, através da produção de cloro que é distribuído para a população tratar a água em casa.

O projeto atua em duas frentes. A primeira é voltada para municípios que convivem com a seca e não dispõem de água potável, onde foram instaladas unidades fixas. A segunda é para o período chuvoso, quando são registradas enchentes, e foram destinadas duas plantas potabilizadoras móveis, que transformam a água poluída em potável, normalizando o fornecimento.

A instalação das plantas mudou a qualidade de vida da população que convive com a escassez do recurso hídrico e, normalmente, consome água imprópria, que causa danos à saúde. Os equipamentos potabilizadores fixos foram instalados nos municípios de Pedras de Maria da Cruz, Varzelândia e Virgem da Lapa, no Norte do Estado.

Com as máquinas é possível tratar 1 litro de água por segundo, o que atende mais de 4,5 mil pessoas diariamente. Os equipamentos usam a mistura de sal comum, água e energia para produzir 100 litros de cloro ao dia, que é distribuído para que a população trate a água.

De acordo com a gerente de Comunicação Externa e Sustentabilidade da Coca-Cola Femsa, Ana Flávia Barbosa de Bello Rodrigues, será o número de pesoas atendidas será ampliado.

"Vamos aumentar a capilaridade e abrangência das plantas já instaladas. Depois poderemos planejar uma possível expansão do projeto para outras localidades. O processo é lento, pois necessita da transformação de toda a comunidade, mas é importante pois gera valor econômico e social para as regiões. Outro impacto positivo promovido pelo projeto é na redução de doenças".

Unidades mudam a vida de moradores

Para o prefeito de Varzelândia, Felisberto Rodrigues, a instalação da unidade mudou a vida das pessoas. No município, que vem convivendo com uma seca severa nos últimos quatro anos, a unidade foi instalada na comunidade Lagoinha, onde o abastecimento de água é feito através de caminhões-pipa, com água retirada em poços e de chuvas, quando as mesmas ocorrem. No local, a seca é tão severa que, dos quatro poços perfurados, apenas um não secou. De acordo com os dados da prefeitura, os registros de casos de doenças provocadas pelo consumo de água imprópria caíram 83% após a instalação da máquina.

"O projeto tem contribuído para que a população tenha acesso à água tratada, o que evita várias doenças, principalmente em crianças. Desde a instalação da unidade, os casos de diarreia e demais patologias causadas pelo consumo de água imprópria foram reduzidos significativamente", explicou Rodrigues.

De acordo com o líder comunitário e responsável pela administração da unidade potalizadora de Varzelândia, Everton Ferreira, diariamente a planta produz cloro suficiente para o atendimento de 4,5 mil pessoas.

"Estamos muito otimistas com a instalação da unidade e acredito que os benefícios para a população serão enormes. Atualmente, no município, são cerca de 150 famílias atendidas pelo projeto, mas pretendemos expandir este número rapidamente", disse Ferreira.



Veículo: Diário do Comércio - MG

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

31/07/2024 14:56 - Supermercados Super Nova recebe certificação verde pelo uso de sacolas oxibiodegradáveis
25/06/2024 09:00 - Sustentabilidade: Darnel Embalagens já reciclou mais de 4 milhões de garrafas plásticas
24/06/2024 11:20 - Ahold Delhaize avança em projeto de agricultura regenerativa
13/06/2024 09:26 - Clientes do Assaí aumentam em 60% a reciclagem de resíduos pós-consumo
11/06/2024 09:02 - Albertsons e Walmart: adversários, mas parceiros para o meio ambiente
04/06/2024 10:19 - Parceria Tenda Atacado e CHEP salva mais de 1800 árvores
27/05/2024 09:35 - Grupo Savegnago recebe certificado de logística sustentável
22/03/2024 15:59 - Sustentabilidade ganha importância na decisão de compra dos consumidores
02/01/2024 10:24 - Redes britânicas se unem para reduzir pegada de carbono
27/11/2023 11:19 - Maioria das indústrias já adota ações para melhorar sustentabilidade
14/11/2023 15:45 - Brasileiro valoriza mais a sustentabilidade nas decisões de compra do que a média global
30/10/2023 12:03 - Programa da Danone foca em encontrar soluções sustentáveis
24/10/2023 17:07 - Inventário de emissões da Ypê recebe selo ouro do programa GHG Protocol
16/10/2023 16:00 - 3 maneiras de fazer o varejo ser mais verde
10/10/2023 16:02 - Estudo mostra que o uso de tanino reduz em 17% a emissão de gases de efeito estufa na pecuária

Veja mais >>>