Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Sustentabilidade

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Sustentabilidade

28/11/2014 11:39 - Região do Jaíba (MG) lança novo conceito de fruticultura no País

Limão, manga, banana e mamão ganham selo que garante a

sua origem e qualidade e permite ao consumidor rastrear as frutas direto da gôndola. 

 

 

 

Os frutos de um projeto inovador desenvolvido na Região do Jaíba, que abrange sete municípios no Norte de Minas Gerais, estão desembarcando em São Paulo. Banana Prata, Manga Palmer, Mamão Formosa e Limão Tahiti, produzidas em uma área demarcada e controlada, carregam o selo oficial da Região do Jaíba. O selo permite ao consumidor rastrear a procedência, o produtor e o processo de produção, acessando o QR Code impresso. A marca território, desenvolvida pelo Sebrae-Minas, está sendo lançada hoje em São Paulo, em parceria com a rede de supermercados St. Marche e com a presença dos produtores da região.

 

De acordo com os idealizadores, o projeto busca trazer desenvolvimento e valorizar o coletivo, mostrando os resultados dos esforços conjuntos de famílias e produtores, empresas e entidades da região envolvidos na produção. Para o consumidor, a possibilidade de conhecer mais sobre os produtos, os produtores e o processo produtivo torna-se um diferencial das frutas certificadas Região do Jaíba, além das propriedades de sabor, cor e textura. Com isso, introduz-se no País um novo conceito de fruticultura, a exemplo do que já ocorre em regiões reconhecidas mundialmente - produtoras de vinhos, azeites, queijos e outros.

 

A marca Coletiva Região do Jaíba representa um diferencial para os consumidores e também para os profissionais da gastronomia, que demandam produtos de qualidade, com comprovação de origem, obedecendo às boas práticas agrícolas de produção e a valorização dos produtores. As culturas de Banana Prata, Manga Palmer, Mamão Formosa e Limão Tahiti se estendem por uma área cultivada de 40 mil hectares. São produzidas em fazendas certificadas, a maioria de pequeno porte, envolvendo mais de 2 mil produtores, que empregam 60 mil pessoas.

 

"O objetivo é tornar a Região do Jaíba referência mundial em fruticultura baseada nos pilares da saudabilidade e consciência, qualidade e consistência, versatilidade e inovação, sustentabilidade e causa", explica Jorge Luis Raymundo Souza, presidente da Abanorte (Associação Central dos Fruticultores do Norte de Minas). A expectativa é que a produção de frutas com o selo alcance em cinco anos 275 mil toneladas, o equivalente a 25% da produção anual de 1,1 mil toneladas. Segundo a Abanorte, a produção de frutas na Região do Jaíba gera uma receita R$ 760 milhões.

 

Uma combinação climática perfeita aliada às boas práticas agrícolas, sustentabilidade e flexibilidade da produção permite abastecer o mercado consumidor durante praticamente o ano todo. A Região do Jaíba recebe insolação média de 7h40 por dia, com temperatura variando entre mínima de 18 graus e máxima de 32 graus, e está localizada a uma altitude média de 500 metros, com pluviosidade média anual de 940mm.

 

"Levar ao consumidor o resultado desse investimento é o nosso objetivo. Estamos iniciando por São Paulo, com a rede St. Marche, pelo estilo e inovação sempre presentes na marca de varejo", explica Priscilla Magalhães Gomes Lins, gerente de agronegócio do Sebrae-Minas. A ideia é ampliar a venda das frutas com o selo para as 18 unidades da rede St. Marche e em seguida para todo o País.

 

O projeto é uma parceria entre o Governo do Estado de Minas Gerais, Sebrae-Minas, Associação Central dos Fruticultores do Norte de Minas (Abanorte), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG), Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação do Sebrae-MG

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

31/07/2024 14:56 - Supermercados Super Nova recebe certificação verde pelo uso de sacolas oxibiodegradáveis
25/06/2024 09:00 - Sustentabilidade: Darnel Embalagens já reciclou mais de 4 milhões de garrafas plásticas
24/06/2024 11:20 - Ahold Delhaize avança em projeto de agricultura regenerativa
13/06/2024 09:26 - Clientes do Assaí aumentam em 60% a reciclagem de resíduos pós-consumo
11/06/2024 09:02 - Albertsons e Walmart: adversários, mas parceiros para o meio ambiente
04/06/2024 10:19 - Parceria Tenda Atacado e CHEP salva mais de 1800 árvores
27/05/2024 09:35 - Grupo Savegnago recebe certificado de logística sustentável
22/03/2024 15:59 - Sustentabilidade ganha importância na decisão de compra dos consumidores
02/01/2024 10:24 - Redes britânicas se unem para reduzir pegada de carbono
27/11/2023 11:19 - Maioria das indústrias já adota ações para melhorar sustentabilidade
14/11/2023 15:45 - Brasileiro valoriza mais a sustentabilidade nas decisões de compra do que a média global
30/10/2023 12:03 - Programa da Danone foca em encontrar soluções sustentáveis
24/10/2023 17:07 - Inventário de emissões da Ypê recebe selo ouro do programa GHG Protocol
16/10/2023 16:00 - 3 maneiras de fazer o varejo ser mais verde
10/10/2023 16:02 - Estudo mostra que o uso de tanino reduz em 17% a emissão de gases de efeito estufa na pecuária

Veja mais >>>