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05/11/2013 16:43 - Integração sustentável: Walmart e Indústria apresentam 18 produtos que passam a ser referência nos pontos de venda

Fornecedores 2013

Por Luciana Martins

 

O Walmart Brasil apresentou nesta terça-feira (5) a terceira edição do projeto "Sustentabilidade de Ponta a Ponta", em evento na capital paulista.

 

O programa consiste na escolha de um produto, líder de venda em sua categoria, para otimizar processos industriais, que visam a redução dos impactos ambientais. São produtos que foram repensados desde a matéria-prima até o descarte, em diferentes segmentos em prol do consumidor e de uma sociedade mais sustentável. "O mais importante dessa iniciativa é que não estamos apresentando apenas 18 novos itens, mas sim produtos líderes que podem gerar uma onda positiva de inovação dentro de suas categorias, ampliando ainda mais o alcance do programa nos segmentos de varejo e indústria brasileiros", avalia o presidente do Walmart Brasil, Guilherme Loureiro.


Daniela Walmart 13
Durante o evento, mediado pela jornalista Sonia Bridi, a vice-presidente de Sustentabilidade do Walmart Daniela de Fiori falou dos desafios de criar um programa que envolve mudança nos processos produtivos  aliados a preços mais acessíveis para o consumidor. "A cadeia de suprimentos de uma rede supermercadista é complexa e abrangente. Qualquer mudança tem mais impacto do que aquela da minha loja onde eu tenho mais controle. E fazer isto é um desafio para a indústria. Ela seleciona um item líder de categoria, realiza um estudo de todas as etapas do ciclo produtivo para torná-los mais sustentável. Mas isso traz resultados, pois o consumidor não precisa trocar de marca para escolher aquela que atenda aspectos ambientais", afirma Daniela.

 

 

 


Durante o evento, o jornalista e editor-chefe do programa Cidades e Soluções da Globo News, André Trigueiro, destacou diversos aspectos relacionados à sustentabilidade como uso racional de água, energia, controle na emissão de gases poluentes, resíduos sólidos e a importância de ter um projeto sustentável correto, sem enganar o consumidor. "A decisão do consumidor de levar para casa determinado produto não é mais pelo preço, credibilidade da marca. Há outras variáveis, como a rastreabilidade (histórico do produto) e selagem. Não é dizer que faz, mas provar que faz".


Os produtos que participam da 3ª edição do programa são: molho de tomate Pomarola, da Cargill; maionese Hellmann's, da Unilever; detergente Ariel Power Pods, da Procter & Gamble; protetor solar Nívea Sun; pano para pia fibra de bambu Scotch-Brite, da 3M; creme dental Colgate Palmolive; Glade aerossol, da SC Johnson; escova de dente Equate, do Walmart; linha Bem Estar Ipanema, da Grendene; saco de lixo reciclado da Embalixo; arroz Pilecco Nobre; Vanish Poder O2, da Reckitt Benckiser; refrigerante Fibz Cola e Guaraná, da Brasil Kirin; leite condensado Itambé; shampoo Johnson's Baby, da Johnson & Johnson; lenço de papel Kleenex, da Kimberly Clarck; capuccinos Nescafé, da Nestlé; e Hambúrguer Friboi, da JBS.

 

 

Conheça os produtos escolhidos pelas 18 empresas, que juntas respondem por 21% das vendas do Walmart Brasil:

 

 

Pano para pia fibra de bambu Scoth-Brite

A 3M trouxe ao Brasil um pano para pia que tem como matéria-prima a fibra de bambu. De acordo com a empresa, as vantagens do produto são claras já que o produto é feito com fibras de fontes não renováveis em sua composição. A troca proporciona uma economia anual de 250 quilos de matéria-prima de fonte fóssil. Além disso, todo o bambu utilizado na confecção do produto tem origem em florestas certificadas. Outra vantagem é a resistência, pois as fibras de bambu são 26 vezes mais resistentes, o que reduz o desgaste do pano no uso diário.


Refrigerante Fibz Cola e Guaraná

A Brasil Kirin optou por trazer ao mercado um produto que une sustentabilidade e saudabilidade, o refrigerante com fibras, o Fibz, que já sucesso no Japão. A escolha do produto pela empresa levou em conta dados do IBGE que apontam uma carência de fibras na alimentação dos brasileiros, que consomem menos da metade dos 25 gramas diários recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Segundo a empresa, o teor de fibras presente em 500ml do refrigerante Fibz é capaz de suprir 25% das necessidades diárias de um adulto, com o mesmo sabor do refrigerante tradicional.


Linha de molho de tomate Pomarolla adotou processos mais responsáveis

A Cargill, que participa, pela segunda vez do programa Sustentabilidade de Ponta a Ponta do Walmart, tornou seus processos produtivos do molho de tomate Pomarola mais responsáveis. No campo, onde está concentrada a produção de tomates, a atuação com os fornecedores resultou na inclusão do protetor solar na lista de equipamentos de proteção.
Outro processo foi o transporte de tomates até a fábrica que passou a contar com caminhões com maior capacidade de carregamento, somada a uma readequação da maneira de carregar a mercadoria, que resultaram no aumento da quantidade de tomate transportado por viagem, o que reduz o número de viagens e consequentemente as emissões de CO2.


Embalagem promocional

A Colgate-Palmolive aplicou diversas melhorias no processo de embalagem promocional do creme dental tripla ação de 90 gramas e o sabonete Protex de 50 gramas.
Os cremes dentais e o sabonete eram enviados para outra empresa, na qual eram colocados, em suas embalagens originais, em outra embalagem maior de cartão. Esse processo era feito manualmente e exigia a logística de envio dos produtos ao fornecedor e posterior retirada das embalagens promocionais montadas. Com ajustes feitos pela equipe técnica da Colgate-Palmolive na máquina de alta velocidade de produção do creme dental, esse processo passou a ser feito na própria empresa. Os tubos de creme dental e o sabonete são colocados diretamente na embalagem promocional e essa mudança reduziu o consumo de embalagem e a emissão de CO2, associadas ao produto.


Saco de Lixo Reciclado

A Embalixo aprimorou sua linha de sacos reciclados por meio da incorporação de resina reciclada pós-consumo, ao mesmo tempo que reduziu o tamanho da embalagem dos sacos de lixo, bem como otimizou sua frota de caminhões limitando a velocidade dos caminhões a 95 quilômetros por hora visando à segurança dos motoristas, com redução no consumo de óleo diesel. Os ganhos ambientais alcançados foram:
• redução do consumo de 59.400 quilos de matéria-prima de fonte fóssil, não renovável
• redução no consumo de 6.336 litros de óleo diesel
• redução de 33 quilos de resíduo sólido pós-consumo a ser destinado a aterros sanitários
• redução na emissão de 115.236 quilos de CO2 equivalente


Sandálias Grendene, sustentabilidade na cabeça e nos pés

O projeto, da Grendene, teve como base a incorporação de resíduo industrial de fonte externa e de sua própria planta na formulação de sandálias da linha Bem-Estar da marca Ipanema. Houve investimento em seu processo produtivo, com redução do consumo de energia, água e melhorias na gestão de resíduos e no tratamento de efluentes. Os cabides utilizados na exposição das sandálias foram remodelados, ficaram mais leves e passaram a ser confeccionados com 100% de resíduo industrial. Os ganhos ambientais alcançados foram:
• redução de 44,9 toneladas de matéria-prima virgem de fonte não renovável, proveniente da fabricação da sandália e do cabide expositor
• redução de 74,4 mil kWh no consumo de energia
• redução de 58,8 mil litros no consumo de água
• redução total de 74.766 quilos de CO2 equivalente
• iniciativas para fomentar a gestão de resíduos e implantação de tratamento de efluentes biológicos com oportunidade de reúso interno e irrigação

 

 Leite condensado Itambé: fechando ciclos sustentáveis

A Itambé realizou melhorias de processo no leite condensado. Foi implantado o reaproveitamento agrícola do lodo biológico gerado no processo produtivo para uso no cultivo de pastagens, com apoio de uma das principais propriedades rurais fornecedoras de leite para a Unidade da Itambé de Goiânia. Houve também redução no consumo de material de embalagem e ampliação do programa de educação ambiental já implementado pela empresa em outras regiões, para comunidades no entorno da fábrica de Goiânia. Os ganhos estimados são:

• redução de 29 quilos de reservas minerais
• redução de 370 kWh no consumo de energia elétrica
• redução 40 toneladas de resíduo sólido industrial
• redução de 31,7 toneladas na emissão de CO2 equivalente
• cerca de 1,2 mil horas dedicadas à apresentação para a comunidade de informações sobre políticas da empresa e projetos voltados à sustentabilidade, focando consumo consciente e a destinação correta de embalagens
• disponibilização de uma tonelada de nutrientes (nitrogênio, fósforo e potássio) para utilização como fertilizante no cultivo de pastagens.

 

 

Hambúrguer Friboi: Sustentabilidade que começa no campo

A JBS atuou em toda a cadeia produtiva do hambúrger bovino Friboi, com ações para melhoria do monitoramento socioambiental dos fornecedores de gado, para inclusão de critérios ambientais na seleção de fornecedores de biomassa e para adoção de cuidados visando o bem-estar animal. Também atuou para a redução do uso de água, de emissões de gases e de geração de resíduos nas plantas industriais, a exemplo do aproveitamento do conteúdo ruminal para geração de energia térmica e da recuperação de sebo nas estações de tratamento de efluentes. Além disso, a empresa publicará no Facebook da marca Friboi informações sobre questões de sustentabilidade associadas à produção de carne bovina, à origem da matéria-prima e ao seu processamento. Os ganhos ambientais alcançados foram:

• redução no uso de 141 metros cúbicos de água
• redução de 2.235 kWh no consumo de energia elétrica
• redução de 2.270 quilos no consumo de lenha
• redução de 3.657 quilos da geração de resíduos sólidos (conteúdo ruminal)
• redução de 7.620 quilos na emissão de CO2 equivalente
• aproveitamento de 459.447 quilos de sebo como coproduto


Johnson & Johnson: linha de shampoo infantil

Na linha de shampoos infantis Johnson's Baby foram identificadas oportunidades de melhoria na embalagem, com a inclusão no processo produtivo de 50% de resina de PET reciclada pós-consumo aos frascos, otimizando as etapas de purificação e resfriamento de água, o que resultou na redução do consumo desse recurso natural.

 Também foi trabalhada a logística de recebimento de matérias-primas e de entrega do produto acabado e em fornecedor de matéria-prima, também visando economia de água. Além disso, foram realizadas ações decorrentes da adesão ao programa. Na Mão Certa, que apoia o combate à exploração sexual infantil nas estradas, e ações para a promoção da educação ambiental do consumidor, por meio da internet. Os ganhos ambientais e sociais são:

• redução de 5.450 quilos de materiais de embalagem de origem fóssil
• redução de 56 toneladas na emissão de CO2 equivalente, devida principalmente à não utilização de PET virgem na embalagem e à alteração da logística de entrega do produto acabado e do recebimento de matéria-prima
• redução de 377 metros cúbicos no consumo de água, em função principalmente, da modernização do sistema de purificação da água, a qual compõe 85% da formulação do produto
• redução de 6.200 kWh de energia elétrica da rede pública em função de otimização do sistema de resfriamento de água
• sensibilização de motoristas de transportadoras que circulam na planta de São José dos Campos em relação ao movimento social de combate à exploração sexual infantil nas estradas
• estimativa de sensibilização de cerca de 2,5 milhões de consumidores seguidores da fan page do produto em rede social, por meio da mensagem "inspirar pelo exemplo" tendo como objetivos a promoção dos resultados do projeto e o engajamento para a sustentabilidade

 

Lenços de papel Kleenex: menos água e mais eficiência


A Kimberly-Clark, reconhecida no mercado por ações de cunho ambiental, participou desta terceira edição do projeto com sua linha de lenços de papel Kleenex. Para atender às exigências de atuação ao longo da cadeia produtiva, realizou um levantamento detalhado da sua pegada hídrica e estabeleceu um plano de gestão para a redução da mesma, estreitando relacionamentos com fornecedores de celulose para melhoria da eficiência de processos. Com o time interno, trabalhou na reengenharia de formato/tamanho dos lenços para aumento de eficiência no consumo de matérias-primas e insumos e melhorou a logística de distribuição da linha de lenços de papel. O projeto Por Mulheres que Transformam, associado à causa social de Kleenex, foi criado para incentivar o empoderamento social, cultural e econômico de mulheres. Os benefícios foram:
• redução de 520 metros cúbicos no consumo de gás natural
• redução de 1.100 quilos na emissão de CO2 equivalente
• redução de 19.600 MJ no consumo de energia de origem fóssil
• redução de 97 mil litros no consumo de água
• redução de 174 quilos na geração de resíduos sólidos pós-consumo
• levantamento da pegada hídrica

 

Linha de capuccinos Nescafé: café, chocolate e sustentabilidade

Este projeto teve como base a ampliação do emprego de cafés com código de conduta da Associação 4C na linha de produtos Capuccino Nescafé, segundo a qual, os produtores, indústria, comércio e sociedade civil trabalham unidos para uma maior sustentabilidade em todo o setor cafeeiro. Paralelamente, houve a redução do consumo de material de embalagem, por meio da redução da espessura da parede da lata e remoção do copo plástico do Capuccino sabor Alpino, além da ampliação de programas voltados à alimentação saudável e nutrição, de cuidados com o ambiente escolar e da valorização da cultura local já implementados pela empresa em outras regiões, para escolas do município de Águia Branca, no Espírito Santo. As melhorias foram:
• redução de 1316 quilos no consumo de materiais de embalagem de origem mineral ou fóssil
• redução de 800 quilos de resíduo sólido a ser destinado a aterros sanitários
• redução de 3,2 toneladas na emissão de CO2 equivalentes, devida principalmente à redução da quantidade de material de embalagem
• aumento de 12% de produto por caminhão
• aumento de sete toneladas na quantidade de café com certificação 4C na formulação do produto, correspondendo a 2,3 vezes a quantidade empregada no ano anterior
• dedicação de cerca de 24 horas por turma participante, distribuídas em três módulos: cuidar - sensibilização para a natureza do ser humano e a relação
estabelecida na infância com a natureza do seu lugar e reflexões sobre consumo consciente e preservação das águas e outros recursos naturais; nutrir - sensibilização para a importância de uma alimentação saudável; e saber - sensibilização para a relação maior entre o ser humano e a produção rural da região.


Protetor solar Nivea Sun: cuidado em dose dupla

A Nivea, empresa pertencente à alemã Beiersdorf, uma das maiores empresas de cosméticos do mundo, conseguiu efetivar várias ações na cadeia produtiva da sua linha de protetor solar, como a adesão de 25% dos seus fornecedores de
matérias-primas e embalagens ao código de conduta (CoC) da Beiersdorf, fundamentado em princípios de ética social e ambiental. Trabalhou em parceria com seus fornecedores de embalagem para aumento de eficiência de processos, realizou investimentos e ações para reaproveitamento de água de processo, redução da geração de resíduos sólidos, aumento da eficiência no consumo de matérias-primas e energia, otimização da logística de distribuição e na melhoria da logística de devolução dos protetores solares. Para a comunidade, foi priorizada a conscientização da necessidade de proteção solar, por meio de treinamentos e com doação de Nivea Sun. Os benefícios são:
• aceite do código de conduta da Beiersdorf por 25% dos fornecedores
• redução de 46,1 mil litros no consumo de água
• redução de 6.800 MJ no consumo de energia
• redução de 850 quilos no uso de plástico
• redução de 4,5 mil quilos na emissão de CO2 equivalente
• redução de 6 mil quilos na geração de resíduos
• redução de 33,8 mil na devolução unidades de protetores solares
• 2.900 pessoas contempladas no programa de conscientização da necessidade de uso de protetor solar


Detergente Ariel Power Pods: cápsulas de inovação

A Procter & Gamble trouxe para o Brasil o seu detergente de dose única lançado nos Estados Unidos o Power Pods, que combina em um único produto poder de limpeza, remoção de manchas e branqueamento. Por ser mais concentrado que o tradicional detergente em pó, acondicionado em cartuchos de um quilo, Ariel Pods traz vários benefícios ambientais, como redução na emissão de resíduos para os efluentes, redução no consumo de materiais de embalagem e de energia, diminuição da geração de resíduos sólidos e nas emissões de gases de feito estufa no processo produtivo. Com relação aos fornecedores de matérias-primas, o programa Supplier Sustainability Scorecard, desenvolvido com seus principais fornecedores mundiais desde 2010, contabilizou, no período do projeto, uma melhora na média geral não ponderada de 8,4% nas métricas avaliadas.Os benefícios ambientais foram:
• redução de 152 mil quilos na emissão de sólidos para os efluentes
• redução três mil quilos no consumo de materiais de embalagem
• redução de 12.170 quilos na emissão de C O2 equivalente
• redução de 39.100 MJ no consumo de energia fóssil
• redução de 45.260 litros no consumo de água
• redução de 3.450 quilos na geração de resíduos


Arroz Pileco Nobre: mais sustentável da produção à mesa dos brasileiros 

O projeto, da Pilecco Nobre, teve como foco implantar melhorias na forma de produção do arroz (plantio com gotejamento subterrâneo), promover economia no consumo de recursos naturais (água no cultivo, combustível no transporte e lenha para caldeira), uso de embalagem de fonte renovável, redução do desperdício de arroz (redução da quebra de grãos e recuperação de arroz após o descasque), além de uma campanha educacional com foco no consumo consciente e alimentação saudável. Os ganhos ambientais foram:

• redução de 740 mil metros cúbicos no consumo de água
• redução de 17.819 litros do consumo de óleo diesel
• uso de 7.727 quilos de embalagem de fonte renovável
• redução de 77.091 quilos na emissão de CO2 equivalente
• redução de 214.295 kWh no consumo de energia elétrica
• redução de 266.724 quilos no consumo de lenha
• redução de 67.409 quilos do desperdício de arroz (alimento para mais 4.617 pessoas)
• redução de 23 quilos na emissão de enxofre no transporte


Vanish Poder O2 Concentrado: tendências da sustentabilidade

Com o lançamento do Vanish Poder O2 Concentrado,a Reckitt Benckiser Brasil disponibilizou ao mercado um produto que, além de concentrado, é mais eficiente, por apresentar maior teor de oxigênio ativo. Essas propriedades acarretaram benefícios, como economia de material de embalagem, redução das emissões de CO2 e de consumo de diesel no transporte. Também foram contabilizadas reduções no consumo de água e energia de um dos fornecedores de insumos e desenvolvida uma campanha de educação ambiental, a ser veiculada no Facebook do Vanish Poder O2 Concentrado, enfocando a importância da economia de água e da reciclagem de embalagens. Os ganhos alcançados foram:
• redução de 3.061 quilos no consumo de insumos
• redução de 63,6 metros cúbicos no consumo de água
• redução de 631 kWh no consumo de energia elétrica
• redução de 1.791 litros no consumo de diesel
• redução de 1.647 quilos de resíduo sólido pós-consumo a ser destinado a aterros sanitário
• redução de 3.765 quilos de material de embalagem
• redução de 9.387 quilos na emissão de CO2 equivalente


Glade Aerossol: um novo olhar para os resíduos

O produto resultante desse projeto tem menos gases propelentes e passou por uma otimização das rotas de entrega de matérias-primas, que permitiram a redução do consumo de recursos naturais e de emissões atmosféricas. Foi implantado um programa piloto de destinação de resíduos pós-consumo de aerossóis dentro da cidade de São Paulo, sendo pioneiro no segmento das indústrias de domissanitários. Os ganhos obtidos foram:
• redução de 3.975 litros no consumo de óleo diesel
• redução de 55.449 quilos no consumo de gás liquefeito de petróleo (GLP)
• redução de 56.239 quilos na emissão de compostos orgânicos voláteis (COV)
• redução de 7.200 quilos de resíduos sólidos pósconsumo enviados para aterros sanitários
• redução total de 10.648 quilos na emissão de CO2 equivalente
• campanhas educativas para a reciclagem de aerossóis
• reciclagem de aerossóis no pós-consumo: quantidade equivalente de materiais de embalagem de aerossóis do mercado será coletada e destinada para tratamento
• ações sociais: doação de R$ 0,50 para cada Glade Aerossol vendido durante dois meses na rede Walmart Brasil.


Linha de maionese Hellmann's: produção verdadeiramente responsável

Dentro do processo de melhoria contínua da linha de maionese Hellmann's, a Unilever Brasil realizou atividades de incentivo à produção certificada de óleo de soja segundo princípios da Associação Internacional de Soja Responsável (RTRS - Round Table on Responsible Soy Association), e à criação livre de galinhas (cage free) visando o bem-estar animal. Aprimorou o processo produtivo obtendo redução no consumo de água, energia e material de embalagem, geração de resíduos. Como ação social, a marca patrocinou parte do programa de reeducação alimentar Meu Prato Saudável. Os ganhos alcançados foram:
• redução de 585 metros cúbicos no consumo de água
• redução de 294.545 kWh no consumo de energia elétrica de fonte renovável
• redução de 3.909 quilos de resíduo sólido pós-consumo
• redução de 91,4 quilos de resíduo industrial
• redução de 14.772k quilos de material de embalagem
• redução na emissão de 31.944 kg CO2 equivalente
• cerca de 27.040 pessoas atendidas e 580 mil impactadas pelo projeto Meu Prato Saudável


Escova dental com refil: inovação e sustentabilidade na boca dos brasileiros

O projeto, do Walmart, teve como base o desenvolvimento de um novo produto, a escova dental com refil três em um, com melhorias no processo produtivo da escova e da embalagem, redução da massa de embalagem por unidade funcional e otimização do transporte, com economia de combustível e redução das emissões de gases de efeito estufa, além de inclusão de folheto com campanha educacional. Os ganhos ambientais alcançados foram:

• redução de 9.287 quilos na emissão de CO2 equivalente
• redução de 1.180 litros no consumo de óleo diesel
• redução de 19.082 kWh no consumo de energia elétrica
• redução de 2.350 quilos no uso de matéria-prima de fonte fóssil
• menos 1.930 quilos na geração de resíduo pós-consumo
• inclusão do símbolo de identificação do material na escova
• utilização de papel com certificação FSC
• custo 48% menor do que três escovas dentais básicas

 

Fonte: Redação Portal Abras/ Assessoria de Comunicação Walmart Brasil

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