Sustentabilidade
15/05/2013 10:27 - Alerta sobre os impactos das escolhas da vida cotidiana
Para especialista, sustentabilidade é um caminho sem volta para sociedade ter futuro
Chamar a atenção dos consumidores sobre a importância de terem consciência dos impactos ambientais causados pelas suas escolhas. Este é o principal objetivo da pesquisa liderada pela Proteste, explica Maria Inês Dolci, coordenadora executiva da entidade:
— A Proteste tem trabalhado pela educação para o consumo e para coibir propagandas enganosas de empresas que querem fazer os consumidores acreditarem que vendem produtos verdes, quando isso não procede.
Maria Inês lembra que, por meio de uma resolução do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), os consumidores brasileiros ganharam maior proteção contra o chamado greenwashing (maquiagem verde dos produtos, numa tradução livre).
Desde agosto de 2011, as propagandas veiculadas no Brasil não devem enaltecer atributos sustentáveis de produtos e serviços sem que as empresas possam ter sua eficiência comprovada. A norma prevê punições que variam de advertência a suspensão de campanha publicitária e divulgação pública de descumprimento da regulamentação.
Sem educação, não há futuro
Para o diretor-presidente do Instituto Akatu, Helio Mattar, a sustentabilidade é um caminho sem volta:
— Já estamos a caminho de dar esse passo além. Na sociedade do futuro, que terá de ser sustentável, não haverá espaço para nada descartável. Até porque nossos recursos naturais estão se esgotando
Para chegarmos a essa sociedade sustentável, os consumidores Adriana Lenzo, estagiária de gastronomia, e Wagner Monteiro, técnico de telecomunicações e elétrica, acreditam que só será possível com maior investimento em educação e campanhas de conscientização.
— Compro produtos orgânicos porque gosto e faz bem para a saúde. Não importa que o custo seja um pouco maior. Detesto tudo o que suja o planeta. Acho que isso deveria ser dito nas escolas, para a gente criar uma mentalidade diferente. Passo isso para os meus netos, mas é difícil criar essa conscientização sozinho. Você precisa de uma rede — avalia Monteiro, que tem quatro netos e sonha com um mundo mais sustentável.
Veículo: O Globo - RJ
Veja mais >>>
31/07/2024 14:56 - Supermercados Super Nova recebe certificação verde pelo uso de sacolas oxibiodegradáveis25/06/2024 09:00 - Sustentabilidade: Darnel Embalagens já reciclou mais de 4 milhões de garrafas plásticas
24/06/2024 11:20 - Ahold Delhaize avança em projeto de agricultura regenerativa
13/06/2024 09:26 - Clientes do Assaí aumentam em 60% a reciclagem de resíduos pós-consumo
11/06/2024 09:02 - Albertsons e Walmart: adversários, mas parceiros para o meio ambiente
04/06/2024 10:19 - Parceria Tenda Atacado e CHEP salva mais de 1800 árvores
27/05/2024 09:35 - Grupo Savegnago recebe certificado de logística sustentável
22/03/2024 15:59 - Sustentabilidade ganha importância na decisão de compra dos consumidores
02/01/2024 10:24 - Redes britânicas se unem para reduzir pegada de carbono
27/11/2023 11:19 - Maioria das indústrias já adota ações para melhorar sustentabilidade
14/11/2023 15:45 - Brasileiro valoriza mais a sustentabilidade nas decisões de compra do que a média global
30/10/2023 12:03 - Programa da Danone foca em encontrar soluções sustentáveis
24/10/2023 17:07 - Inventário de emissões da Ypê recebe selo ouro do programa GHG Protocol
16/10/2023 16:00 - 3 maneiras de fazer o varejo ser mais verde
10/10/2023 16:02 - Estudo mostra que o uso de tanino reduz em 17% a emissão de gases de efeito estufa na pecuária