Sustentabilidade
05/03/2013 12:45 - Pneu poderá ter etiqueta de produto ambientalmente correto
Medida é similar às indicações de consumo encontradas em eletrodomésticos. A ideia é estimular a produção e a compra de pneus verdes
O governo federal dá sinais de que implantará, em outubro de 2016, a rotulagem de pneus, similar às etiquetas de consumo encontradas em eletrodomésticos. A ideia é estimular a produção e a compra de pneus verdes, mais econômicos e ambientalmente corretos. O processo já é adotado na União Europeia (UE), onde os pneus são classificados de A, para os que possuem melhor desempenho, a G, de acordo com sua eficiência de combustível, e de A a F, de acordo com a aderência em piso molhado. Sendo assim, a indústria brasileira já se movimenta para atender a essa nova demanda e começa a produzir pneus verdes.
A Lanxess, empresa alemã que atua nos setores químico e de polímeros, acaba de anunciar que irá promover mudanças na produção da planta de Triunfo, no Rio Grande do Sul. O grupo irá converter a produção de borracha de estireno butadieno em emulsão (E-SBR), utilizada em pneus padrão, para borracha de estireno butadieno em solução (S-SBR), utilizada nos pneus verdes de alto desempenho. A troca de tecnologia de produção acarretará em um investimento de R$ 208 milhões, financiados com o fluxo de caixa da empresa.
"São produtos diferentes e mais sofisticados. A demanda por borrachas deve crescer cerca de 10% ao ano até 2017. A Lanxess quer estar pronta para atender a este mercado", pontuou o líder global da Lanxess, Joaquim Grub. O projeto já começou a ser implantado e deve ter duração de 18 meses. Para atender a essa nova linha de produção, foram gerados 500 novos empregos. A futura capacidade de S-SBR em triunfo será de 110 mil toneladas métricas por ano. O S-SBR já é produzido na planta industrial que funciona no Complexo Industrial Portuário de Suape, no Cabo de Santo Agostinho.
"Estamos passando agora da época da concepção dos pneus para a época dos materiais de pneus que farão a diferença no desempenho", afirmou o chefe da unidade de negócios Perfornance Butadiene Rubber (PBR) da Lanxess, Joaquim Grub, se referindo a estudos que apontam que de 20% a 30% do consumo de combustível de um veículo e 24% das emissões de CO2 de um veículo, nas estradas, estão relacionadas com os pneus. A promessa é que os pneus verdes reduzam o consumo de combustível em 5% a 7%.
De acordo com o presidente da Lanxess no Brasil, Marcelo Lacerda, a conversão será realizada de forma simultânea a atual produção da unidade do rio Grande do Sul. "Enquanto o maquinário e o processo de produção é montado, os funcionários serão treinados para garantir a qualidade e a segurança do processo. Tudo isso leva tempo. É por isso que este é um trabalho que precisa ser realizado sem pressa e simultaneamente a outros projetos da unidade!, explicou Lacerda.
Segundo o executivo, o investimento no Brasil se faz necessário devido ao crescimento da procura pelos produtos nos últimos anos. "O país era responsável por menos de 1% nas vendas globais da Lanxess em 2005, mas hoje já responde por cerca de 10%", ressaltou.
Veículo: Diário de Pernambuco
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