Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Sustentabilidade

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Sustentabilidade

13/02/2013 10:30 - Maioria das farmácias não cumpre lei de descarte

Falta de regulamentação prejudica a inexistente fiscalização


Porto Alegre conta com uma lei para o descarte de remédios vencidos desde o ano passado, mas os consumidores encontram poucos locais para dar o destino certo aos produtos. É que a falta de regulamentação da norma faz com que a maioria das farmácias ainda não cumpra a regra, e também impede a Vigilância Sanitária de fazer seu ofício de fiscalizar. “Enquanto isso, resta ao cidadão ir até as farmácias que ofereçam essa alternativa”, explica o presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado (CRF-RS), Diogo Miron.

A Lei nº 11.329, de 3 de agosto de 2012, diz que “ficam as farmácias obrigadas a receber e acondicionar os medicamentos vencidos e as embalagens, bem como a providenciar-lhes destino ambientalmente adequado”.  O descarte incorreto no vaso sanitário ou no lixo acaba contaminando a água e o solo. Por isso, o não cumprimento das regras sujeita o estabelecimento infrator a penalidades de advertência em forma de multas. Havendo reincidência está prevista a suspensão e até a cassação do alvará de funcionamento do local. Mas não há ainda nenhum tipo de fiscalização.

“A lei existe, mas falta a instrução para as farmácias de como fazer isso para que a vigilância possa fiscalizar”, diz Miron. Para resolver este impasse, no final do semestre passado o CRF-RS solicitou que o autor da lei, o vereador Professor Garcia (PMDB), criasse um grupo de trabalho (GT) específico para tratar da regulamentação. Garcia garantiu que o GT está empenhado na tarefa: “Até março já teremos regulamentado essa questão. Estamos vendo como o sistema vai funcionar. Acredito que uma maneira viável seja por meio de convênios entre a prefeitura e as empresas, conforme o volume a ser desprezado. O fato é que a lei foi sancionada e tem que ser cumprida. A falta de fiscalização municipal é outro problema que dificulta o andamento do processo, pois a Vigilância Sanitária tem sim competência para esta matéria”.

Leonor Pinto Moura, farmacêutica líder do Grupo Dimed Panvel – que disponibiliza o descarte para os clientes –, avalia que ainda falta muita informação para que a legislação municipal possa ser viabilizada. “Como vai ser? Para onde vai o material recolhido? Sou a favor da ideia, mas não acho que todas as lojas de uma rede, como a nossa, devem disponibilizar um coletor, por exemplo.” Como integrante do Grupo de Trabalho Nacional da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) e do GT do Rio Grande do Sul, ligado à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Leonor contextualiza que os setores indústria, distribuição, farmácia e governo estão debatendo um acordo setorial para este ano que envolva o tema.

A Vigilância Sanitária de Porto Alegre responde na mesma linha. A assessoria de imprensa do órgão informou que falta a lei federal. “Ainda não recebemos nem a ação estadual de como lidar com esses descartes. Por isso, não temos como fiscalizar as farmácias da Capital”.

A rede Panvel Farmácias possui 15 lojas na Capital com estação coletora. O programa Descarte Consciente com Destino Certo do grupo conta com um equipamento chamado de Ecomed, que possui um “preservômetro”. Nele, quando o cidadão coloca as embalagens e os remédios, aparece o volume de água que foi preservado com a atitude. Desde 2010, os aparelhos já recolheram 9,8 toneladas entre pomadas, comprimidos, líquidos e sprays. Os produtos são encaminhados para uma empresa especializada, que possui aterro industrial, onde acontece a destinação final correta.

Em Porto Alegre, a Farmácia Igreja do Rosário (na rua Vigário José Inácio, número 402, no Centro) é uma das raras que recebe doações de itens dentro do prazo de validade.



Veículo: Jornal do Comércio - RS

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

31/07/2024 14:56 - Supermercados Super Nova recebe certificação verde pelo uso de sacolas oxibiodegradáveis
25/06/2024 09:00 - Sustentabilidade: Darnel Embalagens já reciclou mais de 4 milhões de garrafas plásticas
24/06/2024 11:20 - Ahold Delhaize avança em projeto de agricultura regenerativa
13/06/2024 09:26 - Clientes do Assaí aumentam em 60% a reciclagem de resíduos pós-consumo
11/06/2024 09:02 - Albertsons e Walmart: adversários, mas parceiros para o meio ambiente
04/06/2024 10:19 - Parceria Tenda Atacado e CHEP salva mais de 1800 árvores
27/05/2024 09:35 - Grupo Savegnago recebe certificado de logística sustentável
22/03/2024 15:59 - Sustentabilidade ganha importância na decisão de compra dos consumidores
02/01/2024 10:24 - Redes britânicas se unem para reduzir pegada de carbono
27/11/2023 11:19 - Maioria das indústrias já adota ações para melhorar sustentabilidade
14/11/2023 15:45 - Brasileiro valoriza mais a sustentabilidade nas decisões de compra do que a média global
30/10/2023 12:03 - Programa da Danone foca em encontrar soluções sustentáveis
24/10/2023 17:07 - Inventário de emissões da Ypê recebe selo ouro do programa GHG Protocol
16/10/2023 16:00 - 3 maneiras de fazer o varejo ser mais verde
10/10/2023 16:02 - Estudo mostra que o uso de tanino reduz em 17% a emissão de gases de efeito estufa na pecuária

Veja mais >>>