Sustentabilidade
27/06/2012 09:52 - Carrefour comercializará a primeira linha de carnes no mundo com selo Rainforest Alliance Certified
As carnes, com certificação internacional pioneira obtida pelo Grupo Marfrig, chegam às lojas Carrefour a partir do segundo semestre deste ano.
O Carrefour assinou na 18ª Feicorte - Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne, parceria com o Grupo Marfrig, uma das maiores empresas globais de alimentos, para a compra da primeira linha de carne do mundo com o selo socioambiental Rainforest Alliance Certified, certificação reconhecida no setor de sustentabilidade, que atesta a produção ecologicamente e socialmente correta com menor impacto à biodiversidade e respeito às leis trabalhistas. Os produtos com o selo chegam às lojas da rede a partir do segundo semestre deste ano.
A comercialização da carne certificada será possível devido à certificação obtida pelo Grupo Marfrig, que tornou-se a primeira indústria de alimentos do setor de proteína animal no mundo a rastrear o ciclo produtivo completo de produção de carne bovina com a chancela do Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) e da Rainforest Alliance, uma das organizações mundiais pioneiras na elaboração de protocolos para proteção florestal criada há 25 anos nos Estados Unidos, tornando a unidade Tangará da Serra (MT), já neste mês, autorizada a produzir e comercializar internacionalmente produtos com o "selo verde da pecuária" As carnes são provenientes da Fazenda São Marcelo, localizada no mesmo município, e também a primeira área de produção de gado do mundo a receber o selo.
"Mais uma vez o Carrefour reforça o seu pioneirismo no País ao vender a primeira linha de carnes do mundo certificada com o selo Rainforest e reafirma seu comprometimento com aspectos socioambientais dos produtos que comercializa", afirma Paulo Pianez, diretor de sustentabilidade do Carrefour. A expectativa do Carrefour é comercializar cerca de 10 toneladas de carne por mês. Serão ao todo 10 tipos de cortes fracionados a vácuo para consumo, como contrafilé, coxão duro, coxão mole, patinho, peito, acém e paleta.
"A parceria com o Carrefour permitirá ao consumidor o acesso a alimentos produzidos em conformidade com o que há de mais avançado em termos de pecuária sustentável hoje no mundo. Estamos muito satisfeitos pela maneira rápida que esta parceria foi iniciada", avalia James Cruden, CEO da Marfrig Beef.
Sobre o Grupo Carrefour
Há 36 anos no Brasil, o Grupo Carrefour é reconhecido como empresa pioneira no mercado varejista. A rede está presente em todas as regiões do país, com os formatos Carrefour Hiper, Carrefour Bairro, Carrefour.com.br e Atacadão, além de oferecer serviços diversos para a conveniência dos consumidores, como postos de combustíveis, drogarias e serviços financeiros. No mundo, o Grupo Carrefour é o segundo maior varejista do mercado, presente em 33 países e com uma equipe de mais de 400 mil colaboradores. Por mais de 50 anos, a empresa tem estado presente na vida de mais de 25 milhões de consumidores da Europa, Ásia e América Latina.
Sobre o Grupo Marfrig
O Grupo Marfrig é uma das maiores empresas globais de alimentos à base de carnes bovina, suína, de aves e peixes. Sua plataforma operacional diversificada e flexível é composta por unidades produtivas, comerciais e de distribuição instaladas em 17 países e em 5 continentes.
Considerada uma das companhias brasileiras de alimentos mais internacionalizadas e diversificadas, seus produtos estão presentes hoje em 160 países. Com aproximadamente 90 mil funcionários, o Grupo Marfrig é o maior produtor de ovinos na América do Sul, a maior companhia de carnes na Argentina, o maior produtor de aves no Reino Unido e a maior companhia privada no Uruguai e na Irlanda do Norte. Em 2011 foi eleita novamente a "Melhor Empresa de Carnes" pela Revista Exame Maiores e Melhores e re cebeu o "Troféu Transparência" da ANEFAC - Associação Nacional dos Executivos de Finanças e Administração, pela qualidade, transparência e padronização das suas demonstrações financeiras. Com ações negociadas no Novo Mercado da BM&FBOVESPA sob o código MRFG3, a Marfrig faz parte dos principais indicadores de desempenho do mercado de capitais brasileiro, como o Ibovespa, o IBrX-50 e o ICO2, carteira teórica composta por companhias que adotaram práticas transparentes com relação a suas emissões de gases efeito estufa (GEE).
Sobre a Marfrig Beef
A Marfrig Beef é o segmento de negócios do Grupo Marfrig que reúne as operações de desenvolvimento e produção de alimentos à base de carne bovina e ovina e couro.
Criada em 2011 visando elevar a eficiência operacional das suas principais plataformas de produção - Brasil, Argentina e Uruguai - a Marfrig Beef é reconhecida em vários países do mundo pela qualidade premium de seus produtos e por seu modelo em desenvolvimento sustentável com programas pioneiros de preservação ambiental em toda sua cadeia produtiva. Entre suas principais marcas estão: Bassi, Seara Angus, Seara Cordeiro, Seara Natural, La Morocha, Aberdeen Angus, Viva, Tacuarembó. Os programas de produção de gado e de cordeiros implementados pela Marfrig Beef junto a seus fornecedores são reconhecidos internacionalmente pelo seu elevado padrão e abrangência, propiciando aos pecuaristas acesso às mais modernas técnicas de produção sustentável, resultando em alimentos diferenciados, padronizados, seguros e ambientalmente corretos para os clientes e consumidores. Atualmente, a Marfrig Beef é a terceira maior produtora mundial de carne bovina e maior produtora sul-americana de cordeiros, com 43 unidades produtivas e cerca de 26 mil colaboradores. Em 2011, a Marfrig Beefcomercializou mais de 1,3 milhão de toneladas de alimentos à base de carne bovina e ovina, além de couros e derivados, atingindo uma receita líquida de R$ 7,65 bilhões representando 35% do total Grupo Marfrig.
Fonte: Assessorias de Comunicação Carrefour e Marfrig/Portal Abras
Veja mais >>>
31/07/2024 14:56 - Supermercados Super Nova recebe certificação verde pelo uso de sacolas oxibiodegradáveis25/06/2024 09:00 - Sustentabilidade: Darnel Embalagens já reciclou mais de 4 milhões de garrafas plásticas
24/06/2024 11:20 - Ahold Delhaize avança em projeto de agricultura regenerativa
13/06/2024 09:26 - Clientes do Assaí aumentam em 60% a reciclagem de resíduos pós-consumo
11/06/2024 09:02 - Albertsons e Walmart: adversários, mas parceiros para o meio ambiente
04/06/2024 10:19 - Parceria Tenda Atacado e CHEP salva mais de 1800 árvores
27/05/2024 09:35 - Grupo Savegnago recebe certificado de logística sustentável
22/03/2024 15:59 - Sustentabilidade ganha importância na decisão de compra dos consumidores
02/01/2024 10:24 - Redes britânicas se unem para reduzir pegada de carbono
27/11/2023 11:19 - Maioria das indústrias já adota ações para melhorar sustentabilidade
14/11/2023 15:45 - Brasileiro valoriza mais a sustentabilidade nas decisões de compra do que a média global
30/10/2023 12:03 - Programa da Danone foca em encontrar soluções sustentáveis
24/10/2023 17:07 - Inventário de emissões da Ypê recebe selo ouro do programa GHG Protocol
16/10/2023 16:00 - 3 maneiras de fazer o varejo ser mais verde
10/10/2023 16:02 - Estudo mostra que o uso de tanino reduz em 17% a emissão de gases de efeito estufa na pecuária