Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Sustentabilidade

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Sustentabilidade

25/06/2012 11:04 - Sacolas plásticas podem ser banidas em Minas Gerais

As sacolas plásticas, mesmo as biodegradáveis e compostáveis, ainda permitidas pela Lei nº 9.529/2008, podem ser eliminadas de vez em Minas Gerais. O tema será retomado em audiência pública na próxima terça-feira, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Ao debate devem comparecer representantes dos supermercados, do Ministério Público Estadual (MPE), fabricantes, Procons Municipal e Estadual e o Movimento das Donas de Casa.

O deputado estadual Délio Malheiros (PV) acredita que mesmo com a alta adesão da população belo-horizontina à lei, de autoria do vereador Arnaldo Godoy (PT), que conseguiu reduzir o uso das sacolas em 97% desde que entrou em vigor, há cerca de um ano, a legislação não é tão benéfica ao meio ambiente devido à falta de usinas compostáveis. Portanto, ele defende que as sacolas plásticas devem ser extintas definitivamente.

O parlamentar acrescenta que os supermercados e outros estabelecimentos não podem mais lucrar com a venda das sacolas retornáveis. Ele cita o projeto "Sacolas de Minas", do Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), no qual parte do lucro obtido se destina a instituições filantrópicas.

Com relação às indústrias de sacolas plásticas, que fizeram investimentos para se adequar às novas regras, mas podem acabar encerrando as atividades caso a existência delas no mercado seja vetada de vez, Malheiros frisa que uma solução será discutida na terça-feira.

Quem concorda com a postura de Malheiros é o autor do projeto de lei, o vereador Arnaldo Godoy. Ele ressalta que, desde que as normas foram aplicadas, 500 mil sacolas deixaram de chegar aos aterros sanitários e entupir as bocas de lobo. Para ele, tanto a interrupção definitiva das vendas quanto a uniformização da regra em todo o Estado são aspectos bastante pertinentes. "Belo Horizonte abraçou a lei e ela vai pegar no Brasil inteiro. Basta esperar para ver", aposta.

Sobre a situação das fábricas que atuam no segmento, Godoy acredita que elas seriam obrigadas a se adaptar mais cedo ou mais tarde, pois a tendência mundial é que a sacola plástica seja cada vez menos utilizada.


Retornáveis - O superintendente da Associação Mineira de Supermercados (Amis), Adílson Rodrigues, já adianta algumas propostas. Ele acredita na viabilidade de se produzir, com os maquinários atuais, as sacolas retornáveis, por exemplo, ao invés das descartáveis. Rodrigues aponta que, hoje, muitas das sacolas de maior duração encontradas no comércio são importadas de países estrangeiros, sobretudo da China, devido ao custo menos elevado. Para ele, a indústria local poderia explorar mais este novo nicho.

O fim definitivo das sacolas plásticas, conforme o superintendente da Amis, é uma tendência global, pois os países estão cada vez mais preocupados em promover ações sustentáveis. Entretanto, para que o consumidor não seja pego de surpresa, ele defende que o ideal seria um prazo de cinco anos até que a lei entre em vigor. "Hoje, 97% da população já se habituaram a levar as sacolas retornáveis ao ir às compras. Dos 3% restantes, há dois grupos com perfis distintos: a maior parcela, 2%, realmente compra a compostável porque esqueceu a retornável ou precisou fazer uma compra de última hora. Os demais são aqueles que realmente ainda não têm consciência do quanto a questão é importante", enfatiza.

Rodrigues confirma que há diferenças gritantes na maneira como cada região de Minas Gerais trata o assunto. Como exemplo, ele cita Uberlândia, no Triângulo Mineiro. Lá, como as oxibiodegradáveis, que na sua visão causam mais danos ambientais quando comparadas às compostáveis e biodegradáveis, ainda são permitidas e distribuídas gratuitamente, e o consumo aumentou, ao invés de diminuir. Portanto, ele nota que, caso a legislação atinja todas as cidades de forma igual, uma maior adesão pode ser esperada.



Veículo: Diário do Comércio - MG

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

31/07/2024 14:56 - Supermercados Super Nova recebe certificação verde pelo uso de sacolas oxibiodegradáveis
25/06/2024 09:00 - Sustentabilidade: Darnel Embalagens já reciclou mais de 4 milhões de garrafas plásticas
24/06/2024 11:20 - Ahold Delhaize avança em projeto de agricultura regenerativa
13/06/2024 09:26 - Clientes do Assaí aumentam em 60% a reciclagem de resíduos pós-consumo
11/06/2024 09:02 - Albertsons e Walmart: adversários, mas parceiros para o meio ambiente
04/06/2024 10:19 - Parceria Tenda Atacado e CHEP salva mais de 1800 árvores
27/05/2024 09:35 - Grupo Savegnago recebe certificado de logística sustentável
22/03/2024 15:59 - Sustentabilidade ganha importância na decisão de compra dos consumidores
02/01/2024 10:24 - Redes britânicas se unem para reduzir pegada de carbono
27/11/2023 11:19 - Maioria das indústrias já adota ações para melhorar sustentabilidade
14/11/2023 15:45 - Brasileiro valoriza mais a sustentabilidade nas decisões de compra do que a média global
30/10/2023 12:03 - Programa da Danone foca em encontrar soluções sustentáveis
24/10/2023 17:07 - Inventário de emissões da Ypê recebe selo ouro do programa GHG Protocol
16/10/2023 16:00 - 3 maneiras de fazer o varejo ser mais verde
10/10/2023 16:02 - Estudo mostra que o uso de tanino reduz em 17% a emissão de gases de efeito estufa na pecuária

Veja mais >>>