Sustentabilidade
22/03/2012 12:27 - Consumidor vira parceiro e ajuda a Unilever a gastar menos
Desde que começou a adotar práticas para economia e reutilização de recursos hídricos, há cerca de duas décadas, a Unilever já conseguiu reduzir em 60% o uso de água em seus processos de fabricação e nos produtos que vende no Brasil.
“Primeiro arrumamos nossa casa, apostando em inovação para aprimorar processos fabris e, só depois disso, passamos a levar aos consumidores essa redu- ção de impacto, oferecendo produtos como os detergentes e amaciantes concentrados que têm até 80% menos água que os tradicionais”, diz Juliana Nunes, diretora de assuntos corporativos da Unilever.
Em 2010, a empresa lançou um Plano Global de Sustentabiliade, com metas claras em torno dessa questão. “Nosso objetivo é dobrar a empresa de tamanho até 2020, reduzindo consideravelmente o impacto ambiental”, diz Juliana.
Um dos pilares deste plano se baseia na questão ambiental e os recursos hídricos estão entre os focos centrais. Paralelamente, a Unilever também lançou o programa “por um planeta mais limpo”, que tem como meta desenvolver produtos de limpeza concentrados, liderada por OMO e Comfort, que contribuem para a redução do consumo do líquido tanto na fabricação como no consumo.
Segundo a executiva, esse é um caminho “sem volta” para a companhia. “Agora nosso desafio está em envolver cada vez mais o consumidor nessa tarefa para reduzir o impacto ambiental daquilo que fazemos todos os dias”, afirma Juliana. “Isso não quer dizer que vamos deixar de fazer a nossa parte. Ao contrário, queremos incentivar que o consumidor, no seu cotidiano , também use menos água”. É para agir neste sentido que a fabricante lançou recentemente uma versão do amaciante Comfort para um único enxá- gue nas lavadoras de roupas domésticas.
Veículo: Brasil Econômico
Veja mais >>>
31/07/2024 14:56 - Supermercados Super Nova recebe certificação verde pelo uso de sacolas oxibiodegradáveis25/06/2024 09:00 - Sustentabilidade: Darnel Embalagens já reciclou mais de 4 milhões de garrafas plásticas
24/06/2024 11:20 - Ahold Delhaize avança em projeto de agricultura regenerativa
13/06/2024 09:26 - Clientes do Assaí aumentam em 60% a reciclagem de resíduos pós-consumo
11/06/2024 09:02 - Albertsons e Walmart: adversários, mas parceiros para o meio ambiente
04/06/2024 10:19 - Parceria Tenda Atacado e CHEP salva mais de 1800 árvores
27/05/2024 09:35 - Grupo Savegnago recebe certificado de logística sustentável
22/03/2024 15:59 - Sustentabilidade ganha importância na decisão de compra dos consumidores
02/01/2024 10:24 - Redes britânicas se unem para reduzir pegada de carbono
27/11/2023 11:19 - Maioria das indústrias já adota ações para melhorar sustentabilidade
14/11/2023 15:45 - Brasileiro valoriza mais a sustentabilidade nas decisões de compra do que a média global
30/10/2023 12:03 - Programa da Danone foca em encontrar soluções sustentáveis
24/10/2023 17:07 - Inventário de emissões da Ypê recebe selo ouro do programa GHG Protocol
16/10/2023 16:00 - 3 maneiras de fazer o varejo ser mais verde
10/10/2023 16:02 - Estudo mostra que o uso de tanino reduz em 17% a emissão de gases de efeito estufa na pecuária