Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Sustentabilidade

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Sustentabilidade

16/11/2011 11:47 - Empresas apostam em matérias-primas sustentáveis

Empresas como Coca-Cola e Owens apostam em matérias-primas sustentáveis e mais leves para facilitar a reciclagem.


A imagem de garrafas PET e sacos plásticos boiando em meio ao mar de detritos que entopem bueiros e poluem rios se tornou recorrente a cada período de fortes chuvas. Especialmente em grandes cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Isso acabou colocando diversos tipos de embalagens na lista negra dos ecologistas. O endurecimento das leis ambientais e a pressão da sociedade, aqui e no Exterior, fizeram com que diversas empresas começassem a bolar um jeito de reduzir o passivo ambiental de seus produtos. É o caso da Coca-Cola Brasil, que anunciou o lançamento da água mineral Crystal ECO na semana passada. O produto é envasado em uma garrafa totalmente reciclável e feito com 20% menos resina PET em relação à versão anterior. Além disso, graças à maior maleabilidade, ela pode ser torcida, ocupando 37% menos espaço no transporte após o consumo. “Estamos dando mais um passo em nossa estratégia global de sustentabilidade”, diz Anne Zehoul, gerente de marketing da categoria hidratação da Coca-Cola do Brasil. Apesar do incremento tecnológico, a empresa não pretende aumentar o valor de venda da água, cuja estreia acontece no Festival SWU, que acontece em Paulínia (SP), entre os dias 12 e 14 de novembro.

A Crystal ECO utiliza o mesmo material usado na garrafa de 2,5 litros do refrigerante Coca-Cola. A meta é estender, até o fim de 2014, essa tecnologia para todo o portfólio vendido no Brasil. A motivação da gigante de bebidas, no entanto, não é apenas ecológica. Ao colocar no mercado um produto com conceitos de sustentabilidade, ela busca ampliar sua força, especialmente junto aos consumidores mais conscientes. Foi o que aconteceu no Japão, onde a água mineral I-lohas, que utiliza essa embalagem, se tornou líder em apenas seis meses. Na avaliação de Miguel Bahiense, presidente do Instituto Sócio Ambiental dos Plásticos (Plastivida), são iniciativas como a da Coca-Cola que fazem do Brasil um exemplo. Em 2010, o índice de reciclagem de plástico pós-consumo no País foi de quase 20%. “Se fôssemos integrantes da União Europeia, estaríamos na nona posição, à frente de países como Finlândia e Reino Unido”, afirma Bahiense. A cadeia econômica do setor é composta por 738 recicladores, que movimentaram um total de R$ 1,95 bilhão em 2010. 

“Esse número poderia ser muito maior, caso as principais capitais brasileiras contassem com programas de coleta seletiva em larga escala.” Os fabricantes de plástico e as empresas que usam embalagens desse tipo não estão sozinhos. Os segmentos de papelão e vidro também aderiram à teoria segundo a qual menos pode ser mais. Uma das companhias que vêm apostando mais fortemente nesse conceito é a subsidiária da americana Owens-Illinois, dona da marca Cisper, e a maior do setor no mundo. Para atender ao pedido de clientes do segmento de bebidas e de molhos ela desenvolveu a linha Leve + Verde. Trata-se de garrafas e frascos entre 18% e 25% mais leves que as do mesmo formato. Para ingressar no nicho, a companhia desembolsou R$ 72 milhões na compra de equipamentos, no desenvolvimento da tecnologia e em testes para garantir a qualidade e a durabilidade do produto. Elas são produzidas nas fábricas que a Owens-Illionis possui em São Paulo e no Rio de Janeiro.


Veículo: Revista Isto É Dinheiro

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

31/07/2024 14:56 - Supermercados Super Nova recebe certificação verde pelo uso de sacolas oxibiodegradáveis
25/06/2024 09:00 - Sustentabilidade: Darnel Embalagens já reciclou mais de 4 milhões de garrafas plásticas
24/06/2024 11:20 - Ahold Delhaize avança em projeto de agricultura regenerativa
13/06/2024 09:26 - Clientes do Assaí aumentam em 60% a reciclagem de resíduos pós-consumo
11/06/2024 09:02 - Albertsons e Walmart: adversários, mas parceiros para o meio ambiente
04/06/2024 10:19 - Parceria Tenda Atacado e CHEP salva mais de 1800 árvores
27/05/2024 09:35 - Grupo Savegnago recebe certificado de logística sustentável
22/03/2024 15:59 - Sustentabilidade ganha importância na decisão de compra dos consumidores
02/01/2024 10:24 - Redes britânicas se unem para reduzir pegada de carbono
27/11/2023 11:19 - Maioria das indústrias já adota ações para melhorar sustentabilidade
14/11/2023 15:45 - Brasileiro valoriza mais a sustentabilidade nas decisões de compra do que a média global
30/10/2023 12:03 - Programa da Danone foca em encontrar soluções sustentáveis
24/10/2023 17:07 - Inventário de emissões da Ypê recebe selo ouro do programa GHG Protocol
16/10/2023 16:00 - 3 maneiras de fazer o varejo ser mais verde
10/10/2023 16:02 - Estudo mostra que o uso de tanino reduz em 17% a emissão de gases de efeito estufa na pecuária

Veja mais >>>