Sustentabilidade
29/06/2011 09:16 - França vai incluir nos rótulos emissão de CO2
Pacote de batata frita, por exemplo, tem 75 gramas de carbono.
Começa em 1º de julho um teste nacional na França para incluir nos rótulos de alimentos, roupas e eletrodomésticos a quantidade de carbono emitida na fabricação, transporte e armazenagem desses produtos. O consumidor terá a sua disposição, ao lado das etiquetas atuais - que descrevem as calorias ou composição dos produtos -, um rótulo com a quantidade de CO2 emitida. Um pacote de batata frita, por exemplo, tem 165 kcal, 10 g de gordura e 75 g de CO2.
O governo francês planejava instituir a rotulagem de carbono no início deste ano, mas um intenso debate no país sobre como medir o carbono em todas as etapas da produção e distribuição levou as autoridades francesas a criarem esse período de testes de 12 meses. Definidos os padrões, a ideia é expandir para outros impactos ambientais, como água e resíduos.
A metodologia básica utilizada para medir o carbono é a análise de ciclo de vida, avaliando as emissões da concepção até a reciclagem ou o descarte dos resíduos. São 168 companhias multinacionais participantes desse projeto, entre elas a Procter & Gamble, Heineken, H&M, L’Oreal e Unilever. O resultado deve se espalhar para outros países. Essas empresas exigirão que cada vez mais que seus fornecedores avaliem seus impactos ambientais. Ao mesmo tempo, a rotulagem de carbono pretende informar os consumidores sobre a pegada de cada produto e inspirar uma mudança no comportamento.
Esse último objetivo é o mais complexo. Um estudo recente buscou entender qual é a tendência do consumidor quando os produtos trazem o rótulo de carbono. Produzido por um grupo de pesquisadores da Grã-Bretanha, o artigo "Customer Response to Carbon Labelling of Groceries" mostra apenas um relativo interesse sobre as emissões de cada produto.
Os pesquisadores dividiram os produtos em três categorias de alimentos - verde (abaixo da média das emissões), amarelo (na média), e preto (acima da média). Quase 3 mil pessoas aceitaram participar e foram entrevistadas antes e depois da rotulagem dos produtos. Desse grupo voluntário, os produtos classificados como pretos foram cortados por 6% dos consumidores e os verdes tiveram aumento de consumo apenas de 4%. Mas quando o produto verde também era o mais barato, 20% dos consumidores optavam por ele. Os resultados finais estão no "Journal of Consumer Policy" (http://www.springerlink com/content/1lw15301384j31u2/)
Menos carne - Outro esforço muito comum para mudar o comportamento do consumidor é a campanha de conscientização. A campanha "Meatless Monday" (segundas sem carne) que está sendo promovida nos Estados Unidos vem repercutindo entre a população americana, aponta pesquisa de opinião realizada pela empresa FGI Research. A metade dos respondentes disse que conhecia a campanha. Desses, 27% disseram que a campanha os influenciou a reduzir seu consumo de carne. Veja mais em http://www meatlessmonday.com/.
Veículo: Diário do Comércio - MG
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