Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Sustentabilidade

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Sustentabilidade

23/05/2011 12:25 - Walmart incentiva alternativas ao uso de sacola plástica

Com apenas uma das iniciativas para a redução no uso das embalagens, empresa já evitou o uso de mais de 45 milhões de sacolas plásticas



O tema sacolas plásticas tornou-se um dos principais aspectos ambientais discutidos no âmbito do varejo nos últimos anos, especialmente pelo grande volume consumido e pela forma como a destinação desta material ocorre, fato que dificulta a sua reciclagem. Isso porque as sacolas plásticas tem sido utilizadas fundamentalmente no pós consumo para o acondicionamento, transporte e descarte dos resíduos até aterros sanitários e lixões.

Frente a isso, o Walmart entende que atuar na redução do uso deste tipo de material é fundamental para mitigar os impactos ambientais e tem na educação ambiental um dos principais vetores de mobilização e desenvolvimento de diferentes iniciativas.

O Walmart tem consciência de sua participação e responsabilidade neste processo e, por isso, definiu como meta reduzir o uso de sacolas plásticas em pelo menos 50% até 2013 nas suas lojas no Brasil.

Em busca de soluções eficientes para alcançar a meta foi lançado um programa de redução do uso de sacolas plásticas, que compreende um mosaico de ações. A empresa entende que não existe uma única alternativa ou solução para o problema, mas sim um conjunto de iniciativas com foco no consumo consciente e na gestão dos resíduos sólidos. Estas iniciativas também não devem ser simplesmente padronizadas devem ser aplicadas e replicadas conforme as características de uma determinada região e público.

Desde 2008 a rede implementou o programa de sacolas retornáveis com os dizeres “Eu faço a diferença. Uso sacola retornável”. Em pouco mais de 2 anos foram comercializadas cerca de 2,5 milhões de peças em todo o Brasil. No mesmo conceito das sacolas retornáveis, o uso de caixas de papelão também tem sido incentivado para transportar as compras dos clientes.

O programa de redução de sacolas plásticas considerou também o desenvolvimento de treinamentos dos funcionários para o melhor aproveitamento das sacolas plásticas no ato de empacotar as compras. Para evitar o desperdício, cada caixa passou a ter um porta-sacolas que libera uma embalagem por vez, restringindo o uso indiscriminado.

Em busca de inovação, sob o slogan de “Cliente consciente merece desconto” foi lançado em dezembro de 2008 o programa que oferece descontos financeiros para os clientes que não utilizarem sacolas plásticas. O desconto é calculado automaticamente nos caixas de pagamento e corresponde a R$ 0,03 a cada cinco itens adquiridos. Numa compra de 200 itens, por exemplo, o cliente ganhará R$ 1,20. E, caso o cliente leve para casa menos de cinco itens sem utilizar sacolas plásticas, também recebe o desconto.

A empresa já concedeu mais de R$1,3 milhão em descontos e evitou o uso de 45 milhões de sacolas plásticas entre o período de janeiro de 2009 a dezembro de 2010. Hoje a ação está presente em todo Nordeste, nas lojas da região Sul e temos intensificado sua implantação nas lojas da região Sudeste. 

Em busca da conscientização dos clientes para a necessidade de mudar seus hábitos, a empresa apóia campanhas de mídia criadas nessa direção. Assim como participa de discussões, fóruns e debates que valorizem o consumo consciente e busquem soluções inovadoras para o desenvolvimento dos negócios num formato mais sustentável.

Sobre a participação da empresa em campanhas de conscientização da população, a empresa apóia a campanha “Saco é um Saco – Recuse, Reduza, Reutilize” do Ministério do Meio Ambiente, lançada em 23 de junho de 2009. Além da participação em ações de mídia (jornais, revistas, TVs e internet), os dois vídeos oficiais da campanha são veiculados sistematicamente no circuito de televisão interno das lojas, para sensibilizar os clientes no tema e promover a campanha.

Em relação aos resultados já conquistados, frente a meta de redução estabelecida, a soma de todas estas iniciativas demonstra que, ao se comparar o período de janeiro a dezembro de 2007, ao mesmo período em 2010, verifica-se um aumento da eficiência  de aproximadamente 40% em relação ao uso de sacolas por loja. 
 
Fonte: Portal Abras

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

31/07/2024 14:56 - Supermercados Super Nova recebe certificação verde pelo uso de sacolas oxibiodegradáveis
25/06/2024 09:00 - Sustentabilidade: Darnel Embalagens já reciclou mais de 4 milhões de garrafas plásticas
24/06/2024 11:20 - Ahold Delhaize avança em projeto de agricultura regenerativa
13/06/2024 09:26 - Clientes do Assaí aumentam em 60% a reciclagem de resíduos pós-consumo
11/06/2024 09:02 - Albertsons e Walmart: adversários, mas parceiros para o meio ambiente
04/06/2024 10:19 - Parceria Tenda Atacado e CHEP salva mais de 1800 árvores
27/05/2024 09:35 - Grupo Savegnago recebe certificado de logística sustentável
22/03/2024 15:59 - Sustentabilidade ganha importância na decisão de compra dos consumidores
02/01/2024 10:24 - Redes britânicas se unem para reduzir pegada de carbono
27/11/2023 11:19 - Maioria das indústrias já adota ações para melhorar sustentabilidade
14/11/2023 15:45 - Brasileiro valoriza mais a sustentabilidade nas decisões de compra do que a média global
30/10/2023 12:03 - Programa da Danone foca em encontrar soluções sustentáveis
24/10/2023 17:07 - Inventário de emissões da Ypê recebe selo ouro do programa GHG Protocol
16/10/2023 16:00 - 3 maneiras de fazer o varejo ser mais verde
10/10/2023 16:02 - Estudo mostra que o uso de tanino reduz em 17% a emissão de gases de efeito estufa na pecuária

Veja mais >>>