Sustentabilidade
19/05/2011 12:26 - PepsiCo lança copos ecologicamente corretos nos Estados Unidos
Copos apresentam mensagem de sustentabilidade e promovem a consciência do consumidor para reciclagem
A PepsiCo, fabricante dos produtos ELMA CHIPS®, QUAKER® e PEPSI®, acaba de lançar cinco opções de copos ecologicamente corretos, recicláveis e compostáveis aos clientes fornecedores de alimentos dos Estados Unidos. As novidades serão distribuídas por engarrafadoras próprias e terceirizadas.
Os novos copos de plástico transparente são totalmente recicláveis, incluindo um copo de PET contendo 20% de material reciclado pós-consumo, bem como copos de papel compostáveis e copos de cera feita com materiais de origem vegetal proveniente de florestas geridas de forma sustentável. Este mix de copos capacita os clientes fornecedores de alimentos – como restaurantes, estádios e universidades – a selecionarem as opções ecologicamente corretas de copo com base nas instalações de reciclagem e de compostagem disponíveis em sua região.
Os copos da marca informam claramente os benefícios ambientais através de figuras verdes atraentes, com a frase "Uau, nossos copos são totalmente recicláveis", ou uma mensagem semelhante relativa aos materiais utilizados. Os copos também incentivam os consumidores a visitar o site Earth911.com para obter informações sobre a maneira correta de descarte de materiais em suas comunidades locais.
"Os novos copos são um avanço na tecnologia, mas também na maneira como nos comunicamos", declarou Margery Schelling, Diretora de Marketing da PepsiCo Foodservice. "Os clientes estão cada vez mais solicitando produtos ambientais que correspondam às novas necessidades, expectativas e estilos de vida. Queremos que os consumidores desfrutem suas bebidas favoritas e se sintam bem sobre o impacto ambiental das suas compras".
No Brasil, a PepsiCo também há muito tempo tem dedicado esforços para tratar os resíduos. Em 2009, a empresa assinou acordo com a TerraCycle, empresa especializada na transformação de resíduos em bolsas, estojos e lancheiras. Além disso, a companhia também produziu mais de 20 mil displays reciclados de BOPP em 2010 para os pontos de venda. Para 2011 a meta é conquistar esse mesmo número de displays BOPP. Soma-se a isso a preocupação em conscientizar consumidores a reciclar, bem como informar as cooperativas de catadores de lixo. Para tanto, foram lançadas ainda em 2010 as Brigadas PepsiCo, que têm o objetivo de engajar os consumidores no processo de reciclagem de resíduos.
A PepsiCo apresentou os copos ecológicos em resposta à crescente procura por embalagens de bebidas ecologicamente corretas, especialmente entre estudantes universitários. Uma pesquisa mostra que 94% dos consumidores estão preocupados com os efeitos ambientais das embalagens de bebidas (1), e 60% dos indivíduos da geração do milênio e da geração X estaria disposto a pagar um pouco mais por embalagens de bebidas recicladas que sejam melhores para o meio ambiente (2).
O lançamento de copos ecologicamente corretos está alinhado com as metas e os compromissos ambientais globais da PepsiCo, entre eles: reduzir resíduos de embalagens, usar PET e fontes renováveis nas embalagens e aumentar a taxa nacional de reciclagem de recipientes de bebidas.
Exemplos específicos de inovações da PepsiCo no que diz respeito às embalagens para bebidas incluem:
O desenvolvimento da primeira garrafa "verde" totalmente reciclável do mundo feita a partir de matérias-primas vegetais.
As garrafas reNEWabottle™ de Naked Juice feitas a partir de 100% de plástico reciclado pós-consumo.
A garrafa Eco-Fina da água Aquafina, a garrafa mais leve do seu tamanho entre as marcas de água engarrafada dos EUA.
A iniciativa de reciclagem Dream Machine, que prevê maior acesso de toda a América a recipientes de reciclagem portáteis.
(1) Estudo Beveragepulse.com, agosto de 2010.
(2) Mintel Beverage Packaging Trends, fevereiro de 2010.
Baixe imagens de alta resolução e leia um post no blog com o vídeo mostrando o novo portfólio de copos ecologicamente corretos da PepsiCo, disponível em http://livingthepromise.pepsicoblogs.com/.
Fonte: Portal Abras
Veja mais >>>
31/07/2024 14:56 - Supermercados Super Nova recebe certificação verde pelo uso de sacolas oxibiodegradáveis25/06/2024 09:00 - Sustentabilidade: Darnel Embalagens já reciclou mais de 4 milhões de garrafas plásticas
24/06/2024 11:20 - Ahold Delhaize avança em projeto de agricultura regenerativa
13/06/2024 09:26 - Clientes do Assaí aumentam em 60% a reciclagem de resíduos pós-consumo
11/06/2024 09:02 - Albertsons e Walmart: adversários, mas parceiros para o meio ambiente
04/06/2024 10:19 - Parceria Tenda Atacado e CHEP salva mais de 1800 árvores
27/05/2024 09:35 - Grupo Savegnago recebe certificado de logística sustentável
22/03/2024 15:59 - Sustentabilidade ganha importância na decisão de compra dos consumidores
02/01/2024 10:24 - Redes britânicas se unem para reduzir pegada de carbono
27/11/2023 11:19 - Maioria das indústrias já adota ações para melhorar sustentabilidade
14/11/2023 15:45 - Brasileiro valoriza mais a sustentabilidade nas decisões de compra do que a média global
30/10/2023 12:03 - Programa da Danone foca em encontrar soluções sustentáveis
24/10/2023 17:07 - Inventário de emissões da Ypê recebe selo ouro do programa GHG Protocol
16/10/2023 16:00 - 3 maneiras de fazer o varejo ser mais verde
10/10/2023 16:02 - Estudo mostra que o uso de tanino reduz em 17% a emissão de gases de efeito estufa na pecuária