Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Sustentabilidade

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Sustentabilidade

15/10/2010 11:52 - Wal-Mart expande plano de defesa da floresta amazônica

O Wal-Mart Stores Inc. se comprometeu a aumentar bastante as compras locais de pequenos produtores em vários países, inclusive o Brasil, nos próximos cinco anos, num plano que pretende, entre outras coisas, evitar desmatamento da Amazõnia para produção de alimentos.

 

A iniciativa abre uma nova frente nos esforços da maior varejista do mundo para melhorar sua imagem, com a redução do impacto de suas atividades sobre o meio ambiente. Mas algumas questões persistem, incluindo quanto do custo será carregado por seus fornecedores.

 

A gigante do varejo apresentou ontem um grande número de metas relacionadas a sua cadeia de fornecimento, incluindo dobrar a quantidade de alimentos comprada de produtores nos Estados Unidos nos próximos cinco anos.

 

A empresa planeja investir US$ 65 milhões para desenvolver agricultores locais no Brasil e reduzir em 20% o desperdício de suas lojas. A Wal-Mart, terceira maior rede de varejo do país, também afirma estar compromissada em não comprar produtos que tenham contribuído para o desmatamento da Amazônia, incluindo soja, madeira e carne.

 

O Wal-Mart promete, ainda, estender a suas operações em outros países que revendem carne brasileira informações e conhecimentos que a rede no Brasil tem sobre a origem do produto.

 

Em outros países emergentes, como a China e a Índia, o grupo planeja vender o equivalente a US$ 1 bilhão em alimentos produzidos por 1 milhão de pequenos e médios agropecuaristas e treiná-los para usar água, pesticidas e fertilizantes de forma mais eficiente.

 

Nos EUA, o Wal-Mart afirma acreditar que pode converter áreas do sul, onde costumava haver muito tabaco e algodão, em plantações de produtos como frutas, ajudando a empresa a levar itens mais frescos para as lojas ao mesmo tempo em que ajuda a preservar o uso da terra para agricultura.

 

Os alimentos representam a maior parte das vendas da Wal-Mart, que bateram em US$ 405 bilhões no ano fiscal encerrado em 31 de janeiro. Nos EUA, os alimentos responderam por mais da metade das vendas.

 

Esta é a primeira vez que o Wal-Mart prioriza na agricultura local os esforços de seu programa de cinco anos para se tornar mais cuidadoso com o meio ambiente.

 

O Wal-Mart estabeleceu esses objetivos com a contribuição de grupos ambientalistas e voltados às questões sociais que cooperam com a varejista.

 

"O Wal-Mart tem o potencial de usar a sua escala para fazer a diferença na agricultura sustentável", disse Michelle Harvey, que trabalha na filial do Fundo de Defesa Ambiental que fica perto da sede do Wal-Mart em Bentonville, no Estado de Arkansas. O varejista tem "potencial para ter um impacto significativo na melhor forma de se produzir alimentos, de uma maneira que danifique menos o planeta."

 

Um painel de especialistas em agricultura montado pelo Wal-Mart alertou que a produção de alimentos terá que se expandir muito nos próximos 35 anos para acompanhar de forma adequada o esperado aumento da população. As iniciativas são um primeiro passo em direção a "produzir melhor os alimentos que nós vendemos, de uma forma mais sustentável", disse Leslie Dach, diretora de negócios corporativos e relações governamentais do Wal-Mart. "E nós queremos que os agricultores que fazem isso vivam uma vida melhor."


 

O Wal-Mart vai, pela primeira vez, perguntar aos fornecedores sobre a água, a energia e os fertilizantes que eles usam por unidade de alimento produzida, num esforço para encorajar a eficiência e a inovação no uso desses recursos, afirmou a empresa.

 

Especialistas dizem que duas atividades que estão contribuindo para o desflorestamento são a criação de gado na América do Sul e a produção de óleo de palma na Indonésia, um produto usado na cozinha, cosméticos e sabonetes.

 

O Wal-Mart está lançando uma iniciativa que exige que óleo de palma usado em seus produtos de marca própria venha de fontes que não tenham relação com a destruição da floresta tropical.

 

Esse esforço vai ajudar a estimular o crescimento de palmeiras em plantações abandonadas, em vez de em novas áreas de floresta, disse Jason Clay, vice-presidente do Fundo Mundial para a Vida Selvagem.

 

"Quando o Wal-Mart toma uma posição em relação às coisas, até mesmo em relação às próprias marcas, ele manda uma mensagem para outros produtores e fornecedores de que essas questões são importantes e eles precisam começar a realmente ver qual é a fonte das coisas", diz Clay.

 

Essas iniciativas virão com um custo e não está claro quem vai arcar com ele. "Na medida em que entramos nessa área, nós descobrimos que existe muito desperdício e ineficiência e dois terços das melhores práticas se pagam", completou Clay. "Mas haverá custos iniciais e temporários. Mudança é assim mesmo."

 

Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

31/07/2024 14:56 - Supermercados Super Nova recebe certificação verde pelo uso de sacolas oxibiodegradáveis
25/06/2024 09:00 - Sustentabilidade: Darnel Embalagens já reciclou mais de 4 milhões de garrafas plásticas
24/06/2024 11:20 - Ahold Delhaize avança em projeto de agricultura regenerativa
13/06/2024 09:26 - Clientes do Assaí aumentam em 60% a reciclagem de resíduos pós-consumo
11/06/2024 09:02 - Albertsons e Walmart: adversários, mas parceiros para o meio ambiente
04/06/2024 10:19 - Parceria Tenda Atacado e CHEP salva mais de 1800 árvores
27/05/2024 09:35 - Grupo Savegnago recebe certificado de logística sustentável
22/03/2024 15:59 - Sustentabilidade ganha importância na decisão de compra dos consumidores
02/01/2024 10:24 - Redes britânicas se unem para reduzir pegada de carbono
27/11/2023 11:19 - Maioria das indústrias já adota ações para melhorar sustentabilidade
14/11/2023 15:45 - Brasileiro valoriza mais a sustentabilidade nas decisões de compra do que a média global
30/10/2023 12:03 - Programa da Danone foca em encontrar soluções sustentáveis
24/10/2023 17:07 - Inventário de emissões da Ypê recebe selo ouro do programa GHG Protocol
16/10/2023 16:00 - 3 maneiras de fazer o varejo ser mais verde
10/10/2023 16:02 - Estudo mostra que o uso de tanino reduz em 17% a emissão de gases de efeito estufa na pecuária

Veja mais >>>