Sustentabilidade
21/09/2010 11:50 - Walmart lança sistema de rastreabilidade de produtos
Como consequência do Pacto pela Sustentabilidade, liderado pelo grupo Walmart Brasil em 2009, a rede começa a implantar nas unidades gaúchas o programa Qualidade Selecionada, Origem Garantida. No ano passado, a companhia firmou compromisso com frigoríficos para fornecimento e comercialização de carne não advinda de locais desmatados ou onde houvesse trabalho escravo e que respeitassem critérios sócioambientais. Baseados nesse preceito, o projeto que entra em atividade dispõe aos consumidores a possibilidade de rastreabilidade da cadeia produtiva de itens de agricultura.
Através do site www.rastreabilidadeonline.com.br todo esse processo, desde a saída dos animais das propriedades até sua passagem por frigoríficos e chegada às lojas, pode ser acompanhado pelos clientes na internet. Ainda em fase-piloto, a primeira etapa engloba o rastreamento de seis cortes para churrasco da marca própria do Walmart Novilho Campeiro. Alguns artigos hortifrutigranjeiros, como bananas orgânicas, ovos de frango caipira e folhosas, também estarão disponíveis no sistema.
Questões como identificação da fazenda de origem e seu proprietário, além de dados do frigorífico, já podem ser acessadas por clientes que adquirirem os itens nas lojas Nacional Lucas de Oliveira, Nacional Bela Vista, Nacional Plínio e Nacional Iguatemi, todas em Porto Alegre. Para isso, os produtos em adequação com o sistema portam um selo com um código especial, que deve ser informado no site para liberar as informações. O gerente comercial do Walmart Brasil para o Rio Grande do Sul, José Noeli, explica que durante a fase de testes a rastreabilidade ficará restrita às lojas citadas, mas já projeta expansão. “Até meados de 2011 todas as lojas da Capital devem contar com a rastreabilidade”, revela. Também é prevista a abrangência nacional do sistema, sem data de implantação.
A iniciativa está sendo possível graças a uma parceria entre a rede varejista, o grupo Marfrig e a desenvolvedora de softwares CheckPlant, sediada em Pelotas. Ainda que seja uma estratégia inovadora, Noeli aponta que as tendências do setor rumam a ações do gênero. Segundo ele, cada vez mais os consumidores se informam sobre a procedência dos artigos que adquirem, principalmente no que diz respeito ao impacto ambiental. “O consumidor está mais inteligente nesse sentido, seja por curiosidade ou hábitos de consumo”, diz.
Veículo: Jornal do Comércio - RS
Veja mais >>>
31/07/2024 14:56 - Supermercados Super Nova recebe certificação verde pelo uso de sacolas oxibiodegradáveis25/06/2024 09:00 - Sustentabilidade: Darnel Embalagens já reciclou mais de 4 milhões de garrafas plásticas
24/06/2024 11:20 - Ahold Delhaize avança em projeto de agricultura regenerativa
13/06/2024 09:26 - Clientes do Assaí aumentam em 60% a reciclagem de resíduos pós-consumo
11/06/2024 09:02 - Albertsons e Walmart: adversários, mas parceiros para o meio ambiente
04/06/2024 10:19 - Parceria Tenda Atacado e CHEP salva mais de 1800 árvores
27/05/2024 09:35 - Grupo Savegnago recebe certificado de logística sustentável
22/03/2024 15:59 - Sustentabilidade ganha importância na decisão de compra dos consumidores
02/01/2024 10:24 - Redes britânicas se unem para reduzir pegada de carbono
27/11/2023 11:19 - Maioria das indústrias já adota ações para melhorar sustentabilidade
14/11/2023 15:45 - Brasileiro valoriza mais a sustentabilidade nas decisões de compra do que a média global
30/10/2023 12:03 - Programa da Danone foca em encontrar soluções sustentáveis
24/10/2023 17:07 - Inventário de emissões da Ypê recebe selo ouro do programa GHG Protocol
16/10/2023 16:00 - 3 maneiras de fazer o varejo ser mais verde
10/10/2023 16:02 - Estudo mostra que o uso de tanino reduz em 17% a emissão de gases de efeito estufa na pecuária