Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Sustentabilidade

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Sustentabilidade

30/08/2010 12:34 - Programa da PepsiCo vai rastrear batata sul-americana

Sustentabilidade: Múlti quer dados sobre água, solo e mata de produtor


 
Em uma iniciativa inédita no Brasil e em suas operações no mundo, a PepsiCo deu início neste mês a um amplo processo de rastreamento ambiental de seus produtores de batatas na América do Sul. Até o fim do ano que vem, a multinacional terá em mãos dados como a qualidade de solo, água e das florestas nativas das propriedades de cada um de seus 320 fornecedores na região.

 

A ação faz parte da estratégia de sustentabilidade do grupo, iniciada dentro da empresa e que agora se estende à cadeia produtiva. Se tiver sucesso, a iniciativa será estendida a outras culturas - como aveia, trigo, água de coco e palma - e servirá de modelo para as subsidiárias da PepsiCo.

 

"Antes, o foco dos nossos agrônomos era a produtividade. Agora é a sustentabilidade", diz Jorge Tarasuk, vice-presidente de Operações da PepsiCo Divisão Alimentos para a América do Sul, em entrevista ao Valor. "Temos obrigação de atuar nessa área".

 
 
A obrigação, nesse caso, é resultado do chamado "Desempenho com Propósito", o marco estratégico adotado pela companhia em 2007 e que deu origem à mudança de viés dos negócios.

 

Para tanto, a múlti americana contratou uma empresa brasileira de rastreabilidade para fazer o diagnóstico dos produtores. A diferença é que o mapeamento irá além dos tradicionais questionamentos sobre volume de aplicação de defensivos e produtividade no campo. Tão ou mais importante é saber se os fornecedores seguem a legislação ambiental e trabalhista de seus respectivos países - em outras palavras, quão sustentáveis eles são.

 

Com faturamento mundial de US$ 60 bilhões em 2009 e uma fatia significativa do mercado de salgadinhos, a PepsiCo detém as marcas de batatinhas Rufles e Namesa (Elma Chips) e Lucky.

 

A empresa tem atualmente 320 fornecedores na América do Sul. No Brasil, onde estão as maiores lavouras, são 18 fornecedores, localizados sobretudo em Minas Gerais. Chile e Argentina respondem por mais 25 fornecedores e o restante está pulverizado nos países andinos, com agricultura de menor escala. Juntos, eles fornecem 230 mil toneladas de batatas por ano à companhia.

 

Segundo Thomas Eckschmidt, diretor de desenvolvimento de novos projetos da PariPassu, empresa com sede em Florianópolis (SC) que realiza a rastreabilidade, o diagnóstico inclui o georreferenciamento das propriedades rurais - o mapeamento via satélite -, ferramenta indispensável para saber com precisão a localização não só da propriedade, mas de seus recursos naturais.

 

O projeto, que terá investimento de US$ 200 mil, já foi finalizado na Colômbia e no Peru, e até o fim do ano será concluído na Argentina, Venezuela, Chile e Equador. No Brasil, o trabalho será feito ao longo de 2011.

 

A rastreabilidade não é compulsória, diz Tarasuk. Mas para obter a adesão total, os agrônomos da PepsiCo iniciaram visitas técnicas para esclarecer os produtores sobre os benefícios do projeto. Cuidar da água, do solo e das florestas, afinal, é uma forma de garantir a sobrevivência das lavouras. E isso tem impacto direto na rentabilidade do produtor. "O programa não é obrigatório. Mas se o produtor não quiser dar visibilidade, a gente vai ficar desconfiado", afirma Tarasuk.

 

De acordo com o executivo, não foram encontrados problemas com os fornecedores mapeados até agora. No caso de irregularidades, a empresa esclarecerá os produtores, com apoio de organizações e governos locais.

 

"A sustentabilidade só existe se ela é aplicada à cadeia inteira. É o mesmo conceito do gado que está em área de desmatamento na Amazônia. A PepsiCo quer que a sua batata não tenha esse tipo de interferência", diz Eckschmidt. "Essa rastreabilidade muda totalmente a maneira de reportar a sustentabilidade. É o que chamamos de transparência radical".

 

Em um primeiro momento, as informações socioambientais recolhidas serão para interesse interno da empresa. A ideia, no entanto, é disponibilizá-las também ao consumidor no futuro.
 

 

Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

31/07/2024 14:56 - Supermercados Super Nova recebe certificação verde pelo uso de sacolas oxibiodegradáveis
25/06/2024 09:00 - Sustentabilidade: Darnel Embalagens já reciclou mais de 4 milhões de garrafas plásticas
24/06/2024 11:20 - Ahold Delhaize avança em projeto de agricultura regenerativa
13/06/2024 09:26 - Clientes do Assaí aumentam em 60% a reciclagem de resíduos pós-consumo
11/06/2024 09:02 - Albertsons e Walmart: adversários, mas parceiros para o meio ambiente
04/06/2024 10:19 - Parceria Tenda Atacado e CHEP salva mais de 1800 árvores
27/05/2024 09:35 - Grupo Savegnago recebe certificado de logística sustentável
22/03/2024 15:59 - Sustentabilidade ganha importância na decisão de compra dos consumidores
02/01/2024 10:24 - Redes britânicas se unem para reduzir pegada de carbono
27/11/2023 11:19 - Maioria das indústrias já adota ações para melhorar sustentabilidade
14/11/2023 15:45 - Brasileiro valoriza mais a sustentabilidade nas decisões de compra do que a média global
30/10/2023 12:03 - Programa da Danone foca em encontrar soluções sustentáveis
24/10/2023 17:07 - Inventário de emissões da Ypê recebe selo ouro do programa GHG Protocol
16/10/2023 16:00 - 3 maneiras de fazer o varejo ser mais verde
10/10/2023 16:02 - Estudo mostra que o uso de tanino reduz em 17% a emissão de gases de efeito estufa na pecuária

Veja mais >>>