Sustentabilidade
27/03/2023 11:27 - Sustentabilidade e inovação estarão no foco do varejo em 2023
KPMG afirma que esses serão os principais tópicos de interesse do setor ao longo do ano
A publicação “O delicado equilíbrio do varejo”, conduzida pela KPMG, aponta que as prioridades do varejo em 2023 serão a sustentabilidade e a inovação. O conteúdo destacou ainda que os desafios econômicos e geopolíticos do ano passado continuam impactando 2023. A inflação global faz os consumidores terem menos poder de compra e as margens das empresas estão sob pressão. Além disso, as políticas monetárias mais apertadas dos bancos centrais aumentam o custo de capacitação de capital e as restrições ao crédito. Por fim, e não menos importante, uma possível recessão está na perspectiva de muitas economias ao redor do mundo.
“Para além do contexto econômico desafiador, é a resiliência dos varejistas que vai movimentar as transformações que o setor precisa para se adaptar ao novo momento. Os executivos líderes sabem que os atuais desequilíbrios econômicos globais prejudicam o setor, mas precisam conduzir soluções práticas que mitiguem riscos e gerem resultados. O protagonismo dos colaboradores, por exemplo, tem potencial para impulsionar as mudanças necessárias. O varejo continua sendo um dos segmentos mais poderosos no mundo, com capacidade para efetuar progressos significativos no meio ambiente e na sociedade”, afirma Fernando Gambôa, sócio-líder de Consumo e Varejo da KPMG no Brasil e América do Sul.
Outro dado é que as empresas de varejo também precisam ser flexíveis e inovadoras em relação a novos modelos de negócios, como a economia compartilhada e as plataformas de comércio eletrônico. Uma saída está na personalização da experiência do cliente para atender necessidades específicas. O foco nos talentos permanece em 2023 devido à escassez de profissionais qualificados e expectativas em relação ao papel dos varejistas nas comunidades em que atuam. Este é um dos fatores que tem provocado uma série de adaptações nas empresas em temas como gestão de talentos, recrutamento e cultura corporativa.
O conteúdo da KPMG destacou ainda três principais preocupações, relacionadas com as tensões entre as prioridades, para os varejistas em 2023: proteção de margem combinada com sustentabilidade, considerando que a lucratividade do setor caiu até 50% em muitos mercados nos últimos dez anos; funcionários e sociedade, uma vez que, em muitos países, o varejo é o maior empregador; funcionários e inovação dos negócios, considerando que os profissionais são um dos ativos mais importantes do setor e podem colaborar para o aprimoramento da experiência do consumidor.
“Apesar dos desafios, o varejo também oferece oportunidades significativas para as empresas que superam as dificuldades em um mercado em constante mudança. A crescente adoção de tecnologias como a Inteligência Artificial, a automação, e a Internet das Coisas, conectadas ao aumento do comércio eletrônico e da economia compartilhada, oferecem novas oportunidades para as empresas alcançarem novos clientes, ampliarem eficiência e melhorarem rentabilidade”, complementa Fernando Gambôa.
Redação SuperHiper
Veja mais >>>
31/07/2024 14:56 - Supermercados Super Nova recebe certificação verde pelo uso de sacolas oxibiodegradáveis25/06/2024 09:00 - Sustentabilidade: Darnel Embalagens já reciclou mais de 4 milhões de garrafas plásticas
24/06/2024 11:20 - Ahold Delhaize avança em projeto de agricultura regenerativa
13/06/2024 09:26 - Clientes do Assaí aumentam em 60% a reciclagem de resíduos pós-consumo
11/06/2024 09:02 - Albertsons e Walmart: adversários, mas parceiros para o meio ambiente
04/06/2024 10:19 - Parceria Tenda Atacado e CHEP salva mais de 1800 árvores
27/05/2024 09:35 - Grupo Savegnago recebe certificado de logística sustentável
22/03/2024 15:59 - Sustentabilidade ganha importância na decisão de compra dos consumidores
02/01/2024 10:24 - Redes britânicas se unem para reduzir pegada de carbono
27/11/2023 11:19 - Maioria das indústrias já adota ações para melhorar sustentabilidade
14/11/2023 15:45 - Brasileiro valoriza mais a sustentabilidade nas decisões de compra do que a média global
30/10/2023 12:03 - Programa da Danone foca em encontrar soluções sustentáveis
24/10/2023 17:07 - Inventário de emissões da Ypê recebe selo ouro do programa GHG Protocol
16/10/2023 16:00 - 3 maneiras de fazer o varejo ser mais verde
10/10/2023 16:02 - Estudo mostra que o uso de tanino reduz em 17% a emissão de gases de efeito estufa na pecuária