Sustentabilidade
28/06/2022 12:07 - Complexo industrial de alimentos é premiado por Jornada ESG
Companhia investiu cerca de R$ 53 milhões em iniciativas ambientais, sociais e de governança em 2021
A M. Dias Branco está entre as três empresas mais bem posicionadas do Guia EXAME Melhores do ESG 2022 na categoria Agronegócio, Alimentos e Bebidas. O ranking leva em consideração os princípios que regem uma gestão voltada para as boas práticas ambientais, sociais e de governança (Environmental, Social and Governance).
De cada setor da economia, apenas as três empresas com práticas mais consistentes são selecionadas. “Para as Melhores do ESG 2022, mais do que fazer negócios lucrativos e perenes, o objetivo é resolver problemas da humanidade”, destacou o guia.
Trata-se do maior e mais abrangente guia de sustentabilidade da imprensa brasileira, criado em 2020 com a nomenclatura Guia EXAME de Boa Cidadania Corporativa. A partir desta edição, o ranking é elaborado pelo Ibmec, uma das principais escolas de negócios do país, que revisou a metodologia do Guia, que até o ano passado era chamado de Guia EXAME de Sustentabilidade.
Integrante do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3, a carteira composta por um seleto grupo de empresas com práticas sustentáveis consolidadas, a M. Dias Branco investiu R$ 52,8 milhões em iniciativas de gestão ambiental, ações sociais, pesquisa e desenvolvimento em 2021.
Recentemente, a M. Dias Branco anunciou ao mercado os compromissos ESG para serem alcançados até 2030, composto por 18 metas públicas, divididas em 15 temas e abrangendo as esferas social, ambiental e governança corporativa. “Iniciamos a nossa jornada ESG há nove anos, avançando gradativamente nas nossas práticas sustentáveis nas diferentes frentes das nossas operações. Esse reconhecimento vem coroar a nossa jornada e serve de estímulo para alcançarmos os compromissos públicos que assumimos até 2030″, ressalta Tiago Timbó, gerente de Comunicação, Cultura e Sustentabilidade da M. Dias Branco.
Até então, a Companhia cumpria sua agenda internamente, por meio de grupos de trabalho para cada tema. O cumprimento da agenda será verificado por empresa de auditoria e reportado ao mercado nos relatórios anuais de sustentabilidade. “O plano é desafiador, mas é alcançável porque é atrelado ao negócio e tem entregas de valor tanto para a empresa quanto para a sociedade”, complementa Timbó.
Dentre as metas, a M. Dias Branco, que sempre esteve engajada com as comunidades do entorno de suas 16 fábricas em todo o Brasil a partir da doação de produtos, se compromete a oferecer projetos de empreendedorismo voltados ao setor de alimentos. Há ainda o compromisso de subir de 60% para 80% a parceria com fornecedores locais até os próximos oito anos, fomentando a economia das regiões onde a Companhia atua.
Do ponto de vista ambiental, entre as principais metas, a líder nacional em massas e biscoitos irá ampliar o uso de embalagens plásticas recicláveis, compostáveis ou biodegradáveis dos atuais 65% para 100%. Além disso, a M. Dias Branco se compromete a utilizar 90% de energia renovável nos próximos anos. Uma importante medida para a obtenção do feito foi anunciada na semana passada, com o acordo comercial da Companhia com a Omega Energia para a geração de energia por três parques eólicos, instalados em Paulino Neves/MA. A iniciativa prevê que 18 MW médios sejam comercializados sob o regime de autoprodução por equiparação, consumidos pelas unidades produtivas da M. Dias Branco. A operação está sujeita à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
Em toda a Companhia, que conta com mais de 16 mil funcionários, 26% das mulheres ocupam posições de liderança, incluindo gerência, diretoria e vice-presidência. Até 2030, a M. Dias Branco se compromete a ter 40% dos cargos de liderança ocupados por mulheres. A pluralidade de gênero já está presente no Conselho de Administração da M. Dias Branco, com 40% de mulheres entre os membros titulares, incluindo a presidente do Conselho, Consuelo Dias Branco.
A M. Dias Branco é signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) e pauta suas iniciativas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que compõem a agenda global.
“Estamos muito satisfeitos com o reconhecimento do Guia EXAME Melhores do ESG, que é de todo o time da M. Dias Branco. Isso demonstra que estamos no caminho certo e reflete o nosso compromisso de evolução dentro dos aspectos social, ambiental e de governança corporativa”, conclui Tiago Timbó.
Sobre M. Dias Branco S. A. Indústria e Comércio de Alimentos
Fundada em 1953, a M. Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos é uma empresa do setor de alimentos com ações negociadas no segmento do Novo Mercado na B3. Sua história começou ainda na década de 40, quando o comerciante e imigrante português Manuel Dias Branco inaugurou a Padaria Imperial, em Fortaleza (CE), expandindo sua atuação para todo o Brasil.
Detentora de marcas líderes, sendo as principais Vitarella, Piraquê, Adria, Fortaleza, Richester e Isabela, a Companhia produz e comercializa biscoitos, massas, farinhas e farelo de trigo, margarinas e gorduras vegetais, snacks, bolos, mistura para bolos, cobertos de chocolates e torradas. Sediada em Eusébio (CE), é líder de mercado em biscoitos e massas no Brasil. Por meio da aquisição da Latinex, concluída em novembro de 2021, a Companhia passou a ser detentora também das marcas Fit Food, Smart e Frontera, expandindo sua posição no mercado de healthyfood, com produtos como biscoitos de arroz, pasta de amendoim, chocolates, massas feitas de milho e temperos.
Suas operações geram mais de 16 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com fatores importantes para o desenvolvimento econômico e social do país. É signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) e desenvolve diversas iniciativas ligadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Atualmente, a M. Dias Branco possui 16 indústrias ou complexos industriais, sendo que sete deles possuem estruturas de moinho de trigo. Suas unidades possuem equipamentos de última geração, seguindo os mais rigorosos padrões de qualidade, operando com um modelo de integração vertical que permite a produção de suas mais importantes matérias-primas, a farinha de trigo e a gordura vegetal, utilizadas na fabricação dos demais produtos. A empresa conta com mais de 30 filiais comerciais estrategicamente instalados em diferentes estados do País, o que possibilita a presença de suas marcas em todo o território nacional, assim como em mais de 40 países em todos os continentes.
Redação SuperHiper
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