Notícias ABRAS
29/10/2009 14:29 - Vendas dos supermercados crescem 6%
Alta ocorreu em setembro, em comparação ao mesmo período do ano anterior; acumulado nos primeiros nove meses do ano alcança 5,37%
Quinta-feira, 29 de outubro - As vendas do setor supermercadista em setembro de 2009 cresceram 6%, em relação ao mesmo mês de 2008, de acordo com o Índice Nacional de Vendas, divulgado mensalmente pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Em comparação a agosto de 2009, houve queda de -4%. No acumulado dos primeiros nove meses de 2009, em comparação com o mesmo período do ano anterior, o resultado chega a 5,37%. Esses índices já foram deflacionados pelo IPCA do IBGE.
Em valores nominais, o Índice de Vendas da Abras apresentou crescimento de 10,6%, em relação ao mesmo mês do ano anterior, e queda de 3,77% sobre o mês anterior. No acumulado dos nove primeiros meses, a alta é de 10,76%.
"O fechamento dos números nesses patamares, somado às boas perspectivas macroecômicas e de festas de final de ano, favorece a possibilidade de fechar o último trimestre do ano com bons índices vendas. Isso nos deixa otimistas para o final do ano", avalia o presidente da Abras, Sussumu Honda.
AbrasMercado
Em setembro, o AbrasMercado, cesta de 35 produtos de largo consumo, analisada pela GfK, apresentou queda de -0,35%, em relação ao mês anterior. Já na comparação com setembro de 2008, o AbrasMercado apresentou alta de 2,91%, passando de R$ 251,99 para R$ 259,33.
Os produtos com as maiores altas foram: sal, com 8,31%; batata, com 7,51%; e açúcar, com 7,22%. Já os produtos com as maiores quedas foram: frango congelado, com -7,41%; leite longa vida, com -5,45%; e creme dental, com -4,42%.

Veja mais >>>
09/05/2025 10:10 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Pernambuco: colaboração entre o varejo e a indústria30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional
23/04/2025 15:02 - A voz do varejo alimentar que atravessa gerações
23/04/2025 14:59 - Índice de eficiência operacional atinge 98,11% em 2025
15/04/2025 15:07 - Painel Estratégia de Expansão traz ótimas discussões sobre o setor
22/04/2025 10:47 - SuperHiper chega aos 50 com fôlego para se reinventar
17/04/2025 10:44 - Conheça os vencedores do Prêmio RAMA e o balanço do programa
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s
15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo