Notícias ABRAS
28/08/2009 10:49 - Perdas em supermercados atingiram R$ 3,7 bi em 2008
O índice de médio de perdas dos supermercados foi de 2,36% no ano passado, segundo a 9ª Avaliação de Perdas no Varejo Brasileiro Supermercadista 2009, realizada pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras) em conjunto com a Nielsen e a GGP/Provar-FIA junto a 40 empresas, ante 2,15% em 2007. O indicador superou a margem líquida obtida no ano passado, de 2,12%.
Segundo disse hoje o presidente da Abras, Sussumu Honda, desde 2005 o índice de perdas está acima da margem líquida do setor.
Em números absolutos, as perdas chegaram a R$ 3,74 bilhões no ano passado. Conforme a sondagem da Abras, as perdas de 58,8% das empresas aumentaram, de 35,3%, diminuíram e de 5,9% ficaram estáveis. Para 68,8% das empresas com faturamento acima de R$ 300 milhões, as perdas cresceram em 2008.
A Abras informou que a quebra operacional - perdas em produtos que estão nos supermercados - respondeu por 46,4% do total, ante 43,2% no ano anterior. Em seguida, estão furto externo (por parte dos clientes), com 18%, furto interno (dentro da operação), com 17,5%, erros administrativos, com 11,3%, fornecedores, com 5,8% e outros ajustes, com 1,1%.
A média de perdas no segmento de perecíveis foi de 4,44% em 2008, ante 4,48% em 2007, tomando como base 25 empresas. O segmento foi responsável por 54,4% das perdas totais. As perdas financeiras corresponderam a 0,083% do faturamento do setor, com destaque para as fraudes com cheque (0,042%).
De acordo com a Abras, 80,4% das empresas consultadas elevaram os investimentos para prevenção de perdas no ano passado. Do orçamento para essa finalidade, 79% foi destinado a salários e 7%, a equipamentos. Conforme o levantamento, 74,5% dos supermercados têm área de prevenção de perdas e 25,% não possuem.
veículo: Portal IG

Veja mais >>>
09/05/2025 10:10 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Pernambuco: colaboração entre o varejo e a indústria30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional
23/04/2025 15:02 - A voz do varejo alimentar que atravessa gerações
23/04/2025 14:59 - Índice de eficiência operacional atinge 98,11% em 2025
15/04/2025 15:07 - Painel Estratégia de Expansão traz ótimas discussões sobre o setor
22/04/2025 10:47 - SuperHiper chega aos 50 com fôlego para se reinventar
17/04/2025 10:44 - Conheça os vencedores do Prêmio RAMA e o balanço do programa
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s
15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo