Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

24/06/2021 08:44 - Com indústria e varejo, ABRAS discute as transformações do e-commerce alimentar

Quarta edição da Live Supermeeting ABRAS contou com a participação da Unilever e das redes Condor, Confiança e Pague Menos

 

“A importância do e-commerce na era da transformação digital” foi o tema discutido nesta quarta-feira (23) na 4ª edição da Live Supermeeting ABRAS, que foi transmitida ao vivo pelo canal da entidade no Youtube. Mais de 3.500 pessoas acompanharam simultaneamente, durante uma hora, o debate que teve como patrocinadora a Unilever, representada por Thiago Dias, gerente de e-commerce da companhia. Do lado dos varejistas, os convidados foram Henrique Kogut, gerente de e-commerce do Condor Supermercados (PR); Samara Zogheib, diretora de Inovação do Supermercado Confiança (SP) e Rodrigo Bauer, diretor de TI do Supermercado Pague Menos (SP). Celso Furtado, vice-presidente de negócios e marketing da ABRAS, deu às boas-vindas a todos e passou a palavra para o moderador do encontro, Marcelo Osana, head de e-commerce da Ebit NielsenIQ.

 

Osana iniciou os trabalhos apresentando dados do 43º relatório Webshoppers que a Ebit emite a cada dois anos, trazendo referências das novidades do comércio eletrônico no Brasil. A primeira informação compartilhada pontuou que, em 2020, houve um recorde de crescimento de 41% no e-commerce brasileiro, em comparação com 2019. “As taxas de crescimento ficaram mais concentradas no primeiro semestre, em 47%, em função da pandemia e restrição de abertura dos comércios tradicionais. No segundo semestre também teve crescimento de 37%”, informou Marcelo Osana. Outros números importantes desta pesquisa sobre o comércio eletrônico foram apresentados no evento e serão detalhados na próxima edição da Revista SuperHiper.

 

Na sequência, o moderador questionou Thiago Dias, da Unilever, sobre o posicionamento da empresa dentro do canal de e-commerce e como a companhia quer ser vista dentro desse ambiente de digitalização do mercado brasileiro. O gerente responsável pelo desenvolvimento da rota de e-commerce da Unilever disse que o papel da empresa está conectado com o movimento do mercado. Dias relembrou da antiga máxima que, para vender muito, bastava ter o produto distribuído, comunicar na novela e, na sequência, teria uma grande parte da população comprando. Hoje, a situação é outra porque o consumidor visita mais canais. O executivo também apontou que nos últimos cinco anos, o cliente comprava, em média, em três canais e agora é algo em torno de oito.

 

“Além da TV aberta, ele consome outros tipos de mídias, como redes sociais. Isso faz com que a pluralidade de pontos de contato para influenciar e construir a sua marca também mudou e aumentou exponencialmente. O consumidor está buscando propostas de valor em termos de produto que se diferem uns dos outros. Com tudo isso, estamos em um momento que a mudança foi observada e a gente tem que atuar nessa mudança”, complementou Dias, que reforçou ainda a missão da Unilever que é “ser um braço para ajudar o varejo a desenvolver a forma como o produto chega no consumidor”.

 

De novo com a palavra, Marcelo Osana trouxe à tona a importante questão da pandemia de covid-19 que atingiu o mundo todo, virou os negócios de ponta cabeça e pegou todo mundo de surpresa. Para os negócios, o e-commerce foi o protagonista de toda essa transformação. “O ano de 2020 foi um ano super difícil para o país e a população porque a pandemia veio e ninguém estava preparado para isso”. O moderador perguntou ao painelistas quais foram as dificuldades enfrentadas e também os aprendizados adquiridos neste novo contexto.

 

Rodrigo Bauer, do Pague Menos, concordou que 2020 foi um ano muito singular. “O que impulsionou a tecnologia no ano passado foi a covid-19. Forçou a gente a acelerar as nossas estratégias. Quem tinha medo ou não acreditava no canal, não podia ter mais receio”, afirmou Bauer. Na visão do varejista ocorreram dois movimentos: os que estavam preparados e conseguiram escalar rápido e os que não estavam preparados e demoraram um pouco para agir. Ele contou que na Rede Pague Menos foram obrigados a ativar o e-commerce em 11 lojas em 30 dias. Bauer comparou o avanço do varejo como o da medicina. “Aceleraram em dez anos os protocolos e pesquisas. A gente, no varejo, viveu o mesmo. Toda crise também tem algo de bom. Foi desafiador, mas também gratificante porque conseguimos responder rápido para demanda”, ressaltou Bauer.

 

Na rede paulista Confiança, Samara Zogheib compartilhou que a varejista já contava com o e-commerce, mas que nunca imaginou que ele chegaria com tanta força como ocorreu no ano passado. “A princípio foi assustador, mas para quem já tinha um e-commerce e não começou do zero, foi bem legal. A gente conseguiu dar conta de todos os pedidos, foi realmente um desafio. Acho que foi importante para o e-commerce porque agora deu uma encorpada no canal. O investimento de todos esses anos, valeu muito”, completou a diretora da rede.

 

Trocar o pneu com o carro andado. É assim que Henrique Kogut, do Condor, descreve o aprendizado com o comércio eletrônico em 2020. Ele revelou que assim como a maioria dos varejistas, a rede paranaense também teve que antecipar o projeto de e-commerce, que já estava planejado. “Contamos com muito apoio do nosso time operacional, de marketing e de tecnologia e nos baseamos em nossos três pilares: processo, pessoas e tecnologia”, revela Kogut. De acordo com o executivo, parceiros como a Unilever, entre outros, ajudaram a empresa se direcionar para atender o consumidor final com a melhor experiência possível em um momento tão delicado. “Sabemos que muitos dos consumidores experimentaram o e-commerce de uma maneira forçada, mas pouco a pouco deu tudo certo porque o nosso foco é o índice de satisfação do cliente”, completou o diretor do Condor.

 

Marketplace, a jornada do consumidor no online e offline, os mercados chineses e norte-americano, a disciplina na execução e muitos outros temas ainda foram abordados pelos varejistas e a Unilever durante o encontro. Para saber mais informações deste evento, confira matéria completa na próxima edição da Revista SuperHiper.


Fonte: Redação SuperHiper 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

19/12/2024 14:27 - AbrasMercado: carnes puxam alta da cesta pelo 3º mês consecutivo
19/12/2024 14:20 - Consumo nos Lares Brasileiros sobe 7% em novembro, aponta ABRAS
28/11/2024 17:17 - Cesta de Natal: ABRAS projeta crescimento de 12% no consumo
28/11/2024 14:55 - Cesta AbrasMercado sobe 2,44% em outubro
28/11/2024 14:19 - Consumo nos Lares Brasileiros sobe 3,5% em outubro, aponta ABRAS
28/11/2024 11:00 - ABRAS divulga nota sobre o anúncio das medidas de ajuste fiscal do governo
17/10/2024 08:30 - Dia dos Supermercados: é hoje a nossa super live!
28/10/2024 10:05 - Mulheres que Inspiram no Varejo: vote em sua candidata favorita!
30/10/2024 10:20 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Ceará apresenta a colaboração entre a indústria e o varejo
30/10/2024 08:25 - É hoje! ABRAS e ACESU realizam evento estratégico para o setor supermercadista cearense
08/11/2024 15:22 - É amanhã! Dia dos Supermercados promete grande movimentação nas lojas
10/11/2024 10:01 - Dia dos Supermercados movimenta todas as lojas do varejo alimentar do País
08/11/2024 10:38 - ABRAS propõe reformulação do PAT
04/11/2024 09:21 - ABRAS celebra Dia dos Supermercados com jantar especial em SP
31/10/2024 11:23 - Abrasmercado: preço da cesta acumula alta de 2,34% no ano

Veja mais >>>